Patrocínio      
     

 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Pick-upau desenvolve pesquisas na cidade de Joanópolis
Hospitalidade e grande quantidade de aves faz organização inserir município no Projeto Darwin
 

10/01/2019 – Na divisa com o Estado de Minas Gerais, aos pés da Serra da Mantiqueira, a pequena cidade de Joanópolis, com território de 374,6 km² e cerca de 12.000 habitantes (IBGE), é listada entre os 29 municípios considerados estâncias turísticas, o que lhe garante, por lei, recursos adicionais pelo governo estadual.

Pick-upau/Reprodução

Vista da cidade de Joanópolis, da Serra da Mantiqueira.



A formação do Bairro do Curralinho, entre 1730 e 1740, teve inicio com sertanistas e bandeirantes. A partir de 1891, passou a ser denominado Distrito de Paz do município de Santo Antonio da Cachoeira, hoje conhecida como Piracaia, e recebeu o nome de São João do Curralinho.

Pick-upau/Reprodução

Tesourinha (Tyrannus savana) registrada em propriedade rural de Joanópolis.



Somente a partir de 1917, em homenagem a São João Batista, passou a se chamar Joanópolis. A cidade tem várias opções de turismo ecológico e rural. Os rios Jaguari e Cachoeira desenham as principais atrações, a Cachoeira dos Pretos, com 154 metros de altura, Cachoeira da Iponina, o Gigante Adormecido, uma formação rochosa encravada na base da Serra da Mantiqueira, entre outras atrações. A chamada Capital do Lobisomem será a nova base de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau.

Pick-upau/Reprodução

Equipe da Pick-upau registra aves nas estradas da cidade de Joanópolis.



Apesar de todas as qualidades listadas, além da hospitalidade de seus habitantes, a Organização escolheu a cidade por conta da comunidade de avifauna. Visitando o município, desde 2016, para realizar projetos de restauração ecológica, a Pick-upau retorna agora a Joanópolis para um levantamento de espécies de aves, realizar atividades socioambientais, em escolas públicas e promover ações sobre produção florestal, em parceria com proprietários rurais, através do Projeto Aves.

Pick-upau/Reprodução

Chopim-do-brejo (Pseudoleistes guirahuro) em estrada de Joanópolis.



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Irerês (Dendrocygna viduata) em represa na cidade de Joanópolis.



Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.