Patrocínio      
     
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Nazaré Paulista recebe pesquisadores da Pick-upau
Município será base de pesquisas do Projeto Aves
 

22/01/2018 – A pequena cidade de Nazaré Paulista, banhada pelo rio Atibainha, reserva belezas naturais como a cachoeira Gavirutuva; construções históricas, como a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, de 1676; a Casa dos Escravos, construção do século XVII; a Casa de Francisco Derosa, construção do início do século XX e um vigoroso turismo ecológico e rural, que mantém a produção de flores, mel, queijos, cogumelos, rãs, escargot e cachaça.

Pick-upau/Reprodução

Cidade de Nazaré Paulista.


Originada em 1676, junto à capela de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Atibaia, passou a ser considerado município, em 1850, através de Lei promulgada pelo presidente da Província de São Paulo, Vicente Pires da Mota. Em 1866, seu território recebeu terras de Conceição de Guarulhos, hoje apenas Guarulhos. Mais tarde houve trocas de terras com as cidades de Atibaia, Juqueri, Piracaia e Santa Isabel. Mas somente em 1944, recebeu a denominação de Nazaré Paulista.

Pick-upau/Reprodução

Canário-da-terra (Sicalis flaveola).


Pesquisadores da Agência Ambiental Pick-upau estiveram na cidade pela primeira vez em 2015, para ações de restauração ecológica e proteção de recursos hídricos, como nascentes. Agora em 2018, a organização retorna a cidade para realizar atividades voltadas à conservação da avifauna.

Pick-upau/Reprodução

Represa de Atibainha, em Nazaré Paulista.


Nazaré Paulista será uma base de pesquisa do Projeto Aves. O município receberá expedições científicas para levantamento das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Cidade de Nazaré Paulista.


O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.


Pick-upau/Reprodução

Corruíra (Troglodytes musculus).

 

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.