Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Ilhabela receberá projeto sobre avifauna
Uma das cidades mais preservadas do litoral de São Paulo será base de estudos da Pick-upau
 

04/02/2019 – Localizado no litoral norte do Estado, Ilhabela possui uma população de 32 mil habitantes, segundo Censo de 2015, do IBGE, com um território de 348 km2. Caracterizado pela paisagem acidental, Ilhabela é formada pelo Maciço de São Sebastião e o Maciço da Serraria, com destaque para o Pico de São Sebastião, com 1379 metros de altitude; o Morro do Papagaio, com 1.307 metros; o Morro da Serraria, com 1.285; e o Pico do Baepi, com 1.048 metros.

Fundação Florestal /Reprodução

Parque Estadual da Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

 

Listado entre os quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias definidas por Lei Estadual, a cidade recebe um aporte financeiro extra para a promoção do turismo. O arquipélago tem como principais ilhas Búzios, São Sebastião, Vitória, Pescadores, todas habitadas. Além da Ilha das Cabras, da Lagoa, Castelhanos, Figueira, Sumítica e Enchovas.

Com Mata Atlântica bem preservada, Ilhabela concentra suas praias em duas faces, a voltada para o continente que abriga a maior parte da população e a face voltada para o oceano com poucos habitantes, com destaque para a Praia de Castelhanos. Por conta do Parque Estadual de Ilhabela, criado em 1977 e do Programa de Contenção da Expansão Urbana Desordenada, implantado pela prefeitura, entre os anos de 1995 e 2000, o município se mantém preservado. O parque abrange cerca de 78% do arquipélago, ou 27.025 hectares, incluindo 12 ilhas, 2 ilhotes e 2 lajes.

Fundação Florestal /Reprodução

Parque Estadual da Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

 

Os ecossistemas encontrados no arquipélago como Mata Atlântica, Costão Rochoso, Restinga, além das praias abrigam centenas de mamíferos, répteis e aves, informa a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, que administra a Unidade de Conservação. Entre as espécies mais comuns estão caxinguelê, cururuá, macuco, macaco-prego, jaguatirica, tucano, maritaca, tiê sangue, gavião pega-macaco, jacu, jacutinga. Entre os atrativos do PE estão a Estrada Parque de Castelhanos, Trilha da Cachoeira da Friagem, Trilha da Cachoeira do Gato, Trilha Bonete, Trilha da Cachoeira da Pancada d’ Água (3 Tombos), Trilha da Cachoeira do Veloso, Trilha da Água Branca e a Trilha do Pico do Baepi.

Em Ilhabela é possível avistar considerável quantidade de espécies da avifauna, inclusive aves marinhas e migratórias. Segundo levantamentos, o município abriga mais de 300 espécies e é considerado Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pela UNESCO. Nas praias e ilhotes é possível observar aves marinhas como a fragata-comum (Fregatta magnificens) e atobá (Sula leucogaster) e espécies migratórias como trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e o maçarico-pintado (Actitis macularius), informa a Fundação Florestal.

A Agência Ambiental inaugura a segunda etapa do Projeto Aves ampliando sua área de abrangência, agora com dez municípios localizados no litoral norte de São Paulo, Baixada Santista, interior e capital. Entre essas cidades está a preservada Ilhabela, um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiro.

Fundação Florestal /Reprodução

Parque Estadual da Ilhabela, litoral norte de São Paulo.


O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves: Mata Atlântica é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Fundação Florestal /Reprodução

Papagaio-moleiro (Amazona farinosa).


Da Redação
Fotos: Reprodução/Fundação Florestal

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.