Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Fóssil de ave com dedo enorme é encontrado em âmbar de 99 milhões de anos
Espécie traz diferenças que deverá ser criado um novo gênero na classificação animal
 

16/07/2019 – Uma descoberta feita por pesquisadores chineses pode trazer um novo gênero para a classificação animal. Uma ave com um dedo demasiadamente comprido foi encontrada embalsamada em um âmbar de 99 milhões e anos. O objeto foi comprado de vendedor em Myanmar.

Especialistas acreditam que a ave utilizava os dedos alongados para capturar presas em cavidades de árvores. "Fiquei muito surpresa quando vi o âmbar", disse em comunicado Lida Xing, uma das autoras da pesquisa. "Isso mostra que os pássaros antigos eram muito mais diversos do que pensávamos. Eles desenvolveram muitas características diferentes para se adaptarem aos seus ambientes."


Os pesquisadores escolheram o nome Elektorornis chenguangi, a primeira palavra que indica o gênero da espécie significa “pássaro âmbar”. O animal faz parte de um grupo de aves extintas chamado Enantiornithes, o mais comum da era Mesozóica.

A partir da análise do fóssil, os pesquisadores estimaram que Elektorornis era menor do que um pardal e arbóreo, passando boa parte da vida nas árvores. "Dedos alongados são vistos em animais arborícolas porque eles precisam ser capazes de agarrar galhos", disse Jingmai O'Connor, co-autor do estudo. "Mas essa diferença extrema nos comprimentos do dedo, até onde sabemos, nunca foi vista antes."

A ave possui pés com quatro dedos, com o terceiro medindo 20% a mais que a parte inferior de sua pena e 41% maior que o segundo dedo. Segundo os pesquisadores, o único animal com esse tipo de desenvolvimento de dedo desproporcional ocorre apenas com aie-aie, um primata que vive em Madagascar.

"Não há nenhuma ave com uma morfologia semelhante que possa ser considerada um análogo moderno para esse fóssil", comentou O'Connor. "Muitos pássaros antigos provavelmente estavam fazendo coisas completamente diferentes dos vivos. Esse fóssil expõe um nicho ecológico diferente que esses animais primitivos estavam experimentando enquanto evoluíram."


Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação
Com informações da Revista Galileu

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.