Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Mudanças Climáticas podem causar extinção de dois terços das aves da América Norte
Estudo foi divulgado pela National Audubon Society
 

14/10/2019 – Segundo o novo relatório “Birds and Climate Change Report”, da organização não governamental norte-americana, National Audubon Society, se as mudanças climáticas se intensificarem, cerca de dois terços das aves que vivem na América do Norte estarão ameaçados de extinção.

Entretanto, caso a humanidade consiga se mobilizar para frear as consequências do aquecimento global, a população de avifauna, naquela região, poderia crescer em 76%, dizem os cientistas da entidade, que é uma referência na conservação das aves.

Reprodução/Pixabay

 



Os pesquisadores estudaram 604 espécies de aves da América do Norte, analisando 140 milhões de dados. Foram verificados também informações sobre observações de aves, realizadas por biólogos e pessoas comuns por todo Estados Unidos.

A ferramenta ‘Birds and Climate Visualizer’ também foi utilizada na compilação dos dados. Através desse recurso, os pesquisadores podem analisar os impactos às aves, por meio dos códigos postais de diferentes áreas dos Estados Unidos.

A base de dados da pesquisa, referente às mudanças climáticas, foi o estudo realizado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em 2014. Nesta relação, um cenário de 3°C, aproximadamente 305 espécies de aves enfrentariam três ou mais consequências.

Reprodução/Pixabay

 



Os parâmetros atuais estimam que o planeta já aqueceu ao menos 1°C, em relação aos níveis pré-industriais. Se o ritmo permanecer, fatalmente chegaremos aos 3°C. Isso poderá causar uma perda de 389 espécies. Se as metas do Acordo de Paris forem cumpridas, o que significa, frear o aquecimento em 1,5°C, essa estimativa seria de 241 espécies extintas.

A Audubon Society, já havia publicado em setembro, um estudo que contabilizou a perda de um terço da população de aves, nos últimos 50 anos. Em 2014, os cientistas já haviam indicado que as aves da América do Norte podem ser reduzidas em 50% até 2080.

"Os pássaros são indicadores da saúde do nosso meio ambiente, então se eles desaparecem, nós certamente veremos muitas mudanças na paisagem", contou ao jornal britânico The Guardian o pesquisador Brooke Baterman, da Audubon Society.

Reprodução/Pixabay

 



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação, com informações da Galileu
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.