Patrocínio      
     
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Pick-upau publica pesquisa sobre árvore nativa
A espécie canafístula foi submetida a diferentes tratamentos
 

30/10/2019 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima segunda edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a espécie nativa canafístula, também conhecida como faveira e guarucaia. O estudo “Germinação de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. sob Diferentes Tratamentos Pré-germinativos e Substratos” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

A espécie é abundante em formações secundárias, caracterizada por poucos indivíduos, geralmente de grande porte, sendo presente no estrato dominante do dossel em florestas primárias. A espécie é recomendada para restauração de mata ciliar, embora não tolere áreas encharcadas é utilizada na recuperação de áreas degradadas.

 

Acesse a publicação.



A canafístula pode chegar a 25 metros de altura e até 70 cm de diâmetro do tronco. Ocorre na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, passando por São Paulo até o Paraná. É comum na floresta latifoliada semidecídua. Floresce de forma abundante de dezembro a fevereiro, a maturação de seus frutos vai de março a abril, contudo a viabilidade de suas sementes permanece nas vagens por muitos meses. Cada quilo contém cerca de 21.000 sementes e sua emergência ocorre entre 15 e 30 dias. O desenvolvimento em campo é considerado rápido. A pesquisa com a Peltophorum dubium faz parte das iniciativas da Rede de Sementes, uma ação socioambiental do Projeto Aves.

Acesse a publicação.

O Projeto Darwin e a publicação científica Darwin Society Magazine completam em 2019, dez anos. Foram lançados no aniversário de comemoração de 200 anos de Charles Darwin, em 2009.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

 

     
       
       
Patrocínio      
 
       
       
   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental  
 
Copyright 2015-2019. Projeto Aves. © Agência Ambiental Pick-upau. Todos os direitos reservados.