Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Pick-upau publica pesquisa sobre árvore nativa
A espécie canafístula foi submetida a diferentes tratamentos
 

30/10/2019 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima segunda edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a espécie nativa canafístula, também conhecida como faveira e guarucaia. O estudo “Germinação de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. sob Diferentes Tratamentos Pré-germinativos e Substratos” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

A espécie é abundante em formações secundárias, caracterizada por poucos indivíduos, geralmente de grande porte, sendo presente no estrato dominante do dossel em florestas primárias. A espécie é recomendada para restauração de mata ciliar, embora não tolere áreas encharcadas é utilizada na recuperação de áreas degradadas.

 

Acesse a publicação.



A canafístula pode chegar a 25 metros de altura e até 70 cm de diâmetro do tronco. Ocorre na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, passando por São Paulo até o Paraná. É comum na floresta latifoliada semidecídua. Floresce de forma abundante de dezembro a fevereiro, a maturação de seus frutos vai de março a abril, contudo a viabilidade de suas sementes permanece nas vagens por muitos meses. Cada quilo contém cerca de 21.000 sementes e sua emergência ocorre entre 15 e 30 dias. O desenvolvimento em campo é considerado rápido. A pesquisa com a Peltophorum dubium faz parte das iniciativas da Rede de Sementes, uma ação socioambiental do Projeto Aves.

Acesse a publicação.

O Projeto Darwin e a publicação científica Darwin Society Magazine completam em 2019, dez anos. Foram lançados no aniversário de comemoração de 200 anos de Charles Darwin, em 2009.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.