Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Pitangueira é tema de pesquisa na Darwin Society Magazine
Espécie frutífera é apreciada por humanos e aves
 

02/03/2020 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima quarta edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a pitangueira. O estudo “Germinação de Eugenia uniflora L. em dois substratos e em diferentes ambientes” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

Conhecida como pitangueira, pitanga e pitanga-do-mato a espécie pode atingir até 12 metros, ocorre da Bahia ao Rio Grande do Sul, em praticamente todos os tipos de florestas. Com aspecto ornamental é muito usada no paisagismo. Floresce durante os meses de agosto a novembro e seus frutos amadurecem entre outubro e janeiro. Um kg de sementes contém cerca de 2.350 unidades. Sua germinação é superior a 80%, porém seu desenvolvimento em campo é moderado.

Tem como principal vetor de polinização as abelhas, inclusive a Apis mellifera, conhecida como abelha europeia, mas é visitada por outras espécies nativas. Seus frutos de cor vermelha chegando até ao preto, com polpa carnosa e agridoce atrai visitantes como tiés, saíras, saís e sabiás. Pesquisadores da Pick-upau também registram tucanos-de-bico-verde se alimentando de seus frutos. Além do Brasil, a pitangueira também pode ser encontrada no Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai.


Reprodução/Pick-upau

Acesse a publicação.



Os beija-flores ocorrem somente no continente americano e sua evolução ocorreu a partir dos Andes, especificamente no Equador. São bastante agressivos, devido à disputa pelos recursos alimentares, principalmente o néctar, carboidrato que fornece a energia necessária para as intensas atividades de voo.

Ao contrário das abelhas que preferem flores com concentrações de até 70% e 80%, os beija-flores tem preferência por flores com néctar diluído, pouco acima de 20%. Este estudo teve como objetivo verificar a riqueza de espécies de beija-flores no mundo e no Brasil e levantar informações sobre seus habitats, status de conservação e características das espécies brasileiras.

Veja a publicação.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.