São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  28/01/2010
  Suposto ‘chupacabra’ encontrado no Texas pode ser um guaxinim
 

Foi encontrado morto em um campo de golfe no condado de Wise, no Texas (EUA), uma criatura tão estranha, - logo apelidada de “chupacabra” - que ninguém sabe dizer ao certo de qual animal se trata. Segundo a bióloga Jennifer Barrow, do Departamento de Parques e Vida Selvagem do estado os pés, o crânio e a arcada dentária são de um guaxinim, e a falta de pelos é ocasionada devido a um defeito congênito.

Reprodução/WFAA-TV

Do G1
 
  Postado às 23h24
 
|
  28/01/2010
  Zoo apresenta filhotes de urso-de-óculos
 

O Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, em São Carlos (231 km de SP) abriga dois filhotes de urso-de-óculos (Tremarctus ornatus) . Quando nasceram os ursinhos pesavam 500 gramas, mas quando crescerem o macho pode pesar até 160 quilos e a fêmea, até 80 quilos. Agora com seis meses de idade os filhotes serão expostos ao público.

Divulgação
 
Zoológico do interior de São Paulo vai apresentar filhotes de urso-de-óculos
Nomes dos filhotes serão definidos por meio de votação com participação do público

Da Folha
 
  Postado às 23h22
 
|
  28/01/2010
  Cobra urutu-cruzeiro nasce com duas cabeças
 

Caso raro de nascimento de cobra de duas cabeças foi registrado na reserva ambiental do Departamento de Flores, a 200 quilômetros de Montevidéu (Uruguai). A venenosa cobra urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus), também é encontrada em outros países como Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Os veterinários agora tentam preservar o filhote, mas sabem que o processo de mudança de pele é difícil devido à própria natureza do réptil.

Reprodução/Montevideo.com.uy
Cobra venenosa nasceu com duas cabeças no Uruguai.

Do G1, em São Paulo, com AFP
 
  Postado às 23h20
 
|
  28/01/2010
  Molusco recém-descoberto é modelo para superescudo
 

Pesquisadores estudam a carapaça do molusco Crysomallon squamiferum encontrado nas profundezas do Oceano Índico. O estudo publicado na ‘PNAS’ revela que o exoesqueleto do animal além de ser rico em ferro, tem uma estrutura disposta em nada menos que três camadas. Tamanha estratégia de defesa será estudada para contribuir com o desenvolvimento de materiais mais resistentes de proteção pessoal, que poderá ter aplicações militares. Atenta a possível descoberta, a gigante do setor militar Raytheon participa da pesquisa.

Reprodução
Estudo publicado na 'PNAS' envolve pesquisadores do MIT e de gigantes do setor de defesa, como a Raytheon

Do G1
 
  Postado às 23h19
 
|
  28/01/2010
  Foto vencedora ‘Wildlife Photographer of the Year’ é desclassificada por fraude
 

Foi confirmada a fraude da foto vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year, com um lobo ibérico saltando uma cerca e ela foi desclassificada. Após minuciosa investigação, que contou com a colaboração de diversos especialistas, os organizadores do concurso – na qual concorreram mais de 43 mil fotos - constataram que o animal pertence a um zoológico e pode ser alugado para posar em fotografias, o que viola as regras do concurso. Diante da desclassificação do fotógrafo espanhol José Luis Rodríguez, os jurados preferiram não apontar um vencedor para 2009.

José Luiz Rodriguez/Veolia E. Wildlife P. of the Year 2009
Fotografia de lobo caçando à noite venceu o concurso Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year 2009

Da BBC Brasil/Folha
 
  Postado às 23h16
 
|
  28/01/2010
  Ilha de pescadores corre o risco de desaparecer
 

A ilha Coroa Comprida, no litoral do Pará, que já foi habitada por cerca de 300 famílias de pescadores, mas que hoje restam apenas 25 morando na área está sendo engolida pelo oceano Atlântico. Dos quase 700 metros de largura que a faixa de areia da ilha já teve, agora sobraram apenas cerca de 20 metros em alguns pontos. Até água potável começa a faltar na ilha, pois apenas um poço ainda fornece água - outros cinco foram inutilizados pela maré salgada.

A prefeitura afirma que a única solução é a retirada total dos habitantes que permanecem no local, já que o avanço da água está destruindo toda a estrutura do lugar. E promete adquirir um terreno para instalar os pescadores, mas não aponta prazos para a medida.

Segundo Nils Edvin Asp Neto, professor de geologia marinha e costeira da Universidade Federal do Pará, o fenômeno que atinge Coroa Comprida é natural. "Por causa do movimento das marés, ilhas antigas sempre estão desaparecendo e novas, se formando, com a areia que é movimentada", afirma.

Prefeitura de Augusto Corrêa/Divulgação
Ilha Coroa Comprida, no litoral do Pará, pode desaparecer com avanço do oceano

Da Folha de S. Paulo
 
  Postado às 23h15
 
|
  28/01/2010
  Cientistas dizem que mamíferos de Madagascar chegaram à ilha pelo mar
 

Estudo publicado na revista Nature sugere que os mamíferos tenham chegado a Madagascar pelo mar transportados por pedaços de vegetação que caíram na água. Segundo Matthew Huber, da Universidade Pardue, nos EUA, ocorreram grandes tempestades que fizeram a água subir e os animais foram arrastados por ela até o oceano. Segundo os estudiosos as correntes marinhas antigas eram favoráveis para que os animais do continente fossem levados até Madagascar.

Antes do estudo acreditava-se que os animais ocuparam a área atravessando pontes de terra firme que poderiam ter existido no passado entre a ilha e o continente africano. Mas a recente teoria explica por que existem apenas pequenos mamíferos em Madagascar – afinal uma ligação por terra teria permitido que espécies grandes como girafas ou macacos também tivessem ocupado a ilha.

Divulgação
 
Animação "Madagascar 2", que acertou em mandar animais via mar à ilha, segundo cientistas; mas teriam ido assim só os pequenos

Da Folha de S. Paulo
 
  Postado às 23h13
 
|
  28/01/2010
  Sucuri de 4 metros é capturada em haras nos EUA
 

Toni Englert dono de um haras em Kissimmee, no estado americano da Flórida, notou que patos e gansos estavam desaparecendo de sua propriedade nos últimos meses. Mas na última semana o mistério foi desvendado, a polícia do Condado de Osceola, capturou a sucuri de 3,7 metros de comprimento. Além de solucionar o caso de Englert , esta captura foi um bom sinal, pois foi a primeira vez que uma sucuri foi encontrada na natureza no estado.

Divulgação

Do G1
 
  Postado às 23h10
 
|
  28/01/2010
  Ave do Ártico percorre seis vezes distância da Terra à Lua
 

Pesquisa divulgada na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of América", afirma que a andorinha-do-mar-ártica (Sterna paradisaea), é o animal com a maior migração anual conhecida. A ave migra anualmente da Groelândia até a Antártica, num percurso de mais de 70 mil km.

Para comprovar este recorde o cientista Carsten Egevang, do Instituto de Recursos Naturais da Groelândia, usou mecanismos de rastreamento acoplados às aves. E constatou que a pequena andorinha que pesa cerca de 100g, percorre em média, o equivalente a três vezes a distância, ida e volta, da Terra à Lua (ou seis vezes a ida) durante seus 34 anos de vida.

Dirk Ingo Franke/Divulgação
Sterna paradisaea, pássaro conhecido como andorinha-do-mar-ártica, percorre seis vezes a distância da Terra à Lua

Da BBC Brasil/Folha
 
  Postado às 23h09
 
|
  28/01/2010
  São Paulo aprova lei contra carne que vem de desmatamento
 

O município de São Paulo deu um grande passo na luta contra a devastação da Amazônia causada pela pecuária. Foi publicada nesta semana no Diário Oficial da cidade, uma lei que exige que toda aquisição de carne bovina “in natura” tenha procedência ambientalmente sustentável.

A legislação também prevê boicotes aos criadores que utilizaram trabalho escravo ou infantil, ou que esteja sobre áreas indígenas, e que tenha sido embargada pelo Ibama. Outro mecanismo é a restrição da participação de licitações de compra de carne, mediante a assinatura de documento declarando que seu produto não infringe nenhuma dessas regras.

Valter Campanato/ABr

Do G1
 
  Postado às 23h07
 
|
  28/01/2010
  Zoo da Alemanha prepara cinco elefantas para parto com ginástica pré-natal
 

Seguindo recomendações veterinárias, cinco mamães elefantas do Zoológico de Hannover, na Alemanha, estão seguindo uma rotina diária de exercícios físicos, para garantir uma gestação saudável e um parto rápido e tranquilo. Mesmo sob o rígido inverno alemão as mamães cumprem a ginástica pré-natal diariamente fazendo caminhada de 5 a 7 km e exercícios como ficar em um pé só, deitar e sentar.

A gestação que dura 22 meses – é a mais longa entre os animais terrestres – está sendo acompanhada cuidadosamente pelos funcionários do zoo. Durante o parto três das cinco elefantas contarão com a ajuda dos tratadores já que são mamães de primeira viagem.

Zoológico de Hannover/Divulgação

Da BBC Brasil/Folha
 
  Postado às 23h06
 
|
  28/01/2010
  Índios protestam em Brasília contra mudanças na Funai
 

Nova lei publicada no final de 2009 estabelece a reestruturação da Funai, com a justificativa de dar mais agilidade à fundação, o governo irá criar 3,1 mil cargos. Porém a medida não agradou os indígenas de pelo menos 10 etnias de todo o Brasil, que se reuniram esta semana em Brasília para pedir a revogação do decreto e a exoneração do presidente da Funai, Márcio Meira.

Os chefes indígenas alegam que a lei é prejudicial ao seu povo, pois prevê o fechamento dos postos indígenas, que são pequenas instalações localizadas próximo às aldeias, guardadas por um funcionário, que prestam assistência no cotidiano dos índios, que segundo eles são necessários para proteger seu território. E também reclamaram que não foram ouvidos sobre a reforma na instituição.

Em nota a Funai divulgou que os postos criados na ditadura militar estão ociosos e perderam sua funcionalidade, por isto serão fechados. E garantiu que a nova estrutura terá mais recursos para ajudar os índios. E informou que as mudanças foram apresentadas à CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista) que, segundo a instituição, conta com 40 representantes indígenas de todo o país, entre titulares e suplentes.

Apib/Divulgação
Guerreiros caiapós pedem revogação do decreto que reestrutura a Funai.

Do Globo Amazônia, em São Paulo
 
  Postado às 23h05
 
|
  28/01/2010
  Leoa ataca búfalo na frente de turistas na África do Sul
 

Turistas que visitavam o Parque Nacional Kruger, na África do Sul, foram surpreendidos ao presenciar o ataque de uma leoa a um búfalo no meio da pista. Os animais seguiram seus extintos de predador e presa sem se preocupar com a presença dos turistas na estrada Orpen, que é a principal rota de acesso ao parque.

Reprodução/Telegraph

Do G1
 
  Postado às 23h03
 
|
  28/01/2010
  Rã-morango nasce em zoo dos EUA
 

No espaço reservado à Amazônia no Zoológico Nacional Smithsoniano em Washington, EUA, acaba de nascer filhotes de Rã-morango (Oophaga pumilio). Esta espécie é um dos menores anfíbios amazônicos, possui mais de 30 variações de cores vibrantes e pele venenosa. A fêmea coloca em média seis ovos e cuida dos filhotes até que eles cresçam. Durante as primeiras semanas de vida os pequenos girinos serão alimentados com os ovos que não foram fertilizados.

Smithsonian´s National Zoo/Divulgação

Do G1
 
  Postado às 23h02
 
|
  28/01/2010
  Ibama apreende 800 metros cúbicos de madeira ilegal em Belém
 

Em uma ação de fiscalização, agentes do Ibama, apreenderam 800 m³ de madeira serrada na área portuária de Belém que teria como principal destino atender o setor de construção civil da cidade. Entre outras espécies foram encontradas quaruba, angelim, cupiúba e mandioqueira.

Segundo o órgão ambiental federal a atuação no porto deve inibir o comércio ilegal de madeira, e também outros crimes ambientais, como o tráfico de animais e a pesca clandestina.

Divulgação
Comércio vasculhado pelos fiscais atende ao mercado de construção civil de Belém, segundo o Ibama.

Do G1
 
  Postado às 23h00
 
|
  28/01/2010
  Polvo mortífero é encontrado em banheira
 

A pequena australiana Holly Smith, de seis anos coletou conchinhas na praia de Point Lonsdale, em Victoria, na Austrália e ao lavá-las para a banheira de casa encontrou escondido entre elas um polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa). Esta espécie que chega ao máximo a 20 centímetros possui um veneno mortal que pode provocar a morte em cerca de meia hora.

O veneno é produzido por bactérias nas glândulas salivares do polvo, e contém tetrodoxina, que causa paralisia motora e parada respiratória, e não tem antídoto. Para sorte da menina e azar do molusco, ele passou muito tempo fora da água salgada e morreu.

The Marine Discovery Centre, Queenscliff, Victoria
Polvo-de-anéis-azuis, nome popular do Hapalochlaena maculosa, estava escondido dentro de uma das conchas colhidas em praia

Da BBC Brasil/Folha
 
  Postado às 22h58
 
|
  15/01/2010
  Aquário de São Paulo ganha ala de mamíferos
 

A recém inaugurada ala dos mamíferos no Aquário de São Paulo (região sul da capital paulista) acaba de receber filhotinhos de lontra, macaco bugio, tamanduá-mirim e lobo marinho - além do peixe-boi que está em exibição desde dezembro - há ainda tucanos da espécie toco e do bico verde que completam a lista dos mais recentes animais adquiridos pelo aquário.

Segundo o diretor do aquário Anael Fahel a ideia de receber animais terrestres vem da proposta de conscientizar a população a respeito da destruição do habitat desses animais.
Um dos ilustres moradores é o filhote de tamanduá-mirim, Lipe, que veio de um centro reabilitação de Paritins (AM), depois que ficou órfão.

Divulgação

Da Folha
 
  Postado às 17h39
 
|
  15/01/2010
  Biólogo descobre ‘caranguejo-morango’
 

Nova espécie de caranguejo foi encontrada por um biólogo marinho na costa sul de Taiwan. A Universidade Nacional de Oceanografia de Taiwan divulgou as fotos do crustáceo, cujo nome científico é Neoliomera pubescens. Curiosamente o pequeno animal apresenta características que lembram um morango.

National Taiwan Ocean University/AP

Do G1/AP
 
  Postado às 17h38
 
|
  15/01/2010
  Imagem de satélite mostra Grã-Bretanha coberta de neve
 

Nasa divulga imagem linda e assustadora registrada pelo satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis, na sigla em inglês): a Grã Bretanha completamente coberta pela neve.

A onda de frio que castiga o hemisfério norte causa transtornos em quase todos os países europeus. Estima-se que até o momento já são 131 o número de mortos por conta do frio, as escolas suspenderam as aulas, pois as estradas estão congeladas e já foram emitidos alertas sobre a escassez de gás, usado no aquecimento das casas.

O recorde de temperatura foi registrado em Hemavan, no extremo norte da Suécia, onde os termômetros marcaram -40,8ºC.

Imagem desta quinta-feira (7) do satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis, na sigla em inglês), da Nasa, mostra a neve cobrindo toda a Grã-Bretanha. (Foto: Nasa/Modis)

Do G1
 
  Postado às 17h37
 
|
  15/01/2010
  Cobra gigante que devorava cabras é capturada na Malásia
 

Uma cobra píton de 150 quilos e 8 metros de comprimento foi encontrada pelo agricultor Othman Taib, em Felda Bukit Tangga, na Malásia. O grande réptil foi capturado por funcionários da Defesa Civil, com a ajuda de moradores, momentos após ter devorado uma cabra pertencente ao agricultor.

Nestes “encontros” com os humanos geralmente os animais são vistos como vilões. E com esta píton não foi diferente, a cobra que apresentava ferimentos na cabeça após ter sido atacada por moradores com pedaços de madeira, foi levada até a base do departamento, mas não resistiu aos ferimentos e morreu seis horas depois de ter sido capturada.

Reprodução/The Star

Do G1
 
  Postado às 17h36
 
|
  15/01/2010
  Bombeiros encontram 19 cobras ao apagar incêndio nos EUA
 

Bombeiros que atendiam uma ocorrência de um incêndio de um trailer na cidade de ST. George, no estado de Utah (EUA), se depararam com 19 cobras pítons em meio às chamas. As cobras que medem entre 1,2 metro e 5,5 metros eram criadas dentro do veículo, em gaiolas com iluminação artificial, que gerou o incêndio. Até respiração boca-a-boca os bombeiros fizeram para salvar os répteis. Mesmo com os esforços 8 cobras morreram.

Reprodução/The Spectrum

Do G1
 
  Postado às 17h35
 
|
  15/01/2010
  Pesquisadores criam diagnóstico para câncer letal do diabo-da-tasmânia
 

Pesquisadores desenvolveram um método de diagnóstico para identificar o terrível câncer facial infeccioso que vem dizimando a população do diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii), que pode levá-los à extinção. A descoberta foi publicada na revista "Science",

Através do estudo do DNA do animal foi possível descobrir a possível fonte dos tumores faciais, o que permite maior eficácia e agilidade no diagnóstico.

Com o diagnóstico rápido e preciso é possível remover o indivíduo doente da convivência do restante do grupo. Por enquanto este é o único procedimento realizado para evitar o alastramento da doença. Já que não existem vacinas ou tratamentos contra esse câncer.

Wayne McLean/Creative Commons/Reprodução
Diabo-da-tasmânia descansa; câncer letal, "parasita" e enigmático põe espécie feroz em risco de extinção

Da Folha de S. Paulo
 
  Postado às 17h33
 
|
  15/01/2010
  Biólogo descobre esquema de punição social em relação entre peixes
 

Pesquisadores da Universidade de Queesland (Austrália) realizaram um estudo para comprovar que peixes usam método de punição.

O peixe em questão é o bodião-limpador, que se alimenta de pequenos parasitas no corpo de peixes maiores, num processo benéfico chamado mutualismo. A dieta do bodião é composta por crustáceos parasitas, mas sua iguaria preferida é o muco que recobre o peixe maior. Porém os clientes do bodião não ficam nada satisfeitos ao levar as mordidinhas e se afastam.

Os cientistas comprovaram através de experimentos que se a fêmea morde o cliente, e o macho fica sem a refeição, ele a pune furiosamente, botando ela pra “correr”. Segundo um dos autores da pesquisa, o biólogo Redouan Bshary, os machos agem desta forma para tornar a fêmea mais cooperativa e garantir seu cliente – e sua refeição – por mais tempo.

Richard Smith/Divulgação

Da Folha de S. Paulo
 
  Postado às 17h32
 
|
  15/01/2010
  Google revela seu gasto de energia
 

Em uma iniciativa inovadora o Google pretende auxiliar os cidadãos na luta contra o aquecimento global, disponibilizando um software que permitirá saber quanto cada um consome de energia elétrica em tempo real. Partindo do princípio que quando sabemos o quanto gastamos de eletricidade, temos mais motivação para adotar medidas para reduzir o consumo e mudar nossos hábitos.

O Programa chamado Google PowerMeter funcionará através de um aparelhinho que deve registrar o consumo de eletricidade. A criação ainda está em fase de teste com alguns consumidores nos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. O Google pretende expandir suas parcerias com mais dois fornecedores do aparelho e dez companhias hidrelétricas, para atingir cinco países.

Reprodução
 
  Postado às 17h29
 
|
  15/01/2010
  Bicho de estimação: menina de 3 anos tem cobra de 3,7 metros
 

O animal de estimação da pequena australiana Haileigh, de apenas três anos, não é um cachorro ou gato como as outras crianças de sua idade, e sim uma cobra píton de 3,75 metros chamado “Murray” adquirido por seu padrasto ainda no colégio. Tanto a garotinha quanto o padrasto são unânimes em afirmar que a cobra é dócil e amigável.

Reprodução/Sunday Mail
 
  Postado às 17h28
 
|
  15/01/2010
  Papa quer mudanças no estilo de vida para salvar e meio ambiente
 

Em seu tradicional discurso de Ano Novo o Papa Bento XVI ressaltou a importância da responsabilidade ambiental para a paz no planeta.

Pouco tempo após a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU, o Papa enviou uma mensagem para chefes de Estado e organizações internacionais, pedindo que as nações ricas assumam a responsabilidade na crise ambiental e para a redução do consumismo.

Bento XVI sugeriu ainda que a "responsabilidade ecológica" deve ser ensinada como parte das disciplinas escolares.

Reprodução

Da Reuters
 
  Postado às 17h27
 
|
  15/01/2010
  Zoo de Idaho apresenta bebê sagui
 

O zoológico Boise, em Idaho (EUA) está em festa, acaba de nascer em cativeiro o primeiro filhote de sagui-de-cabeça-branca, da família Callitrichidae. A pequena primata que foi rejeitada pela mãe é cercada de cuidados pela equipe do zoo. Sua dieta é composta de comidinhas para bebês, mas ela prefere frutas.

Divulgação/Zoo Boise
 
  Postado às 17h26
 
|
  15/01/2010
  Washington cobrará imposto sobre uso de saco plástico
 

O prefeito de Washington (EUA) Adrian Fenty, acaba de adotar uma medida inédita contra a poluição por sacos plásticos. A partir de janeiro os moradores da cidade pagarão 5 centavos por cada saco plástico utilizado em comprar em supermercado.

O dinheiro arrecadado será utilizado para despoluição do rio o Anacostia, que desemboca no Potomac, em Washington.

Divulgação/Pick-upau

Da France Presse
 
  Postado às 17h24
 
|
  10/01/2010
  Sagui cego e sagui com deficiência motora são amigos
 

O pequeno sagui de tufo-branco, Funcho foi acolhido no Projeto Mucky que dá assistência a primatas brasileiros, quando ainda era filhote. O saguizinho chegou bastante debilitado, pois teve suas córneas queimadas por cigarro, por algum estúpido que tinha o intuito de deixá-lo mais manso.

Completamente cego e assustado, Funcho ficava completamente apavorado cada vez que era tocado. Para acalmá-lo, além de terapias florais e musicoterapia, os tratadores ‘conversaram’ muito com ele. Depois de tanta atenção e carinho, hoje ele é mais tranquilo.

Há cinco anos Funcho ganhou a companhia de outro sagui, Chumbinho, que assim como ele foi mutilado e tem deficiência motora. O novo companheiro conquistou facilmente a amizade de Funcho. Os dois convivem muito bem em um viveiro especialmente adaptado. Chumbinho virou o guia e amigo de Funcho.

Projeto Mucky/Divulgação

 
  Postado às 13h44
 
|
  10/01/2010
  Zoo fatura R$ 36,5 mil com colares feitos com excremento de rena
 

A ideia pioneira desenvolvida num zoológico em Bloomington, no estado de Illinois (EUA) transforma excremento de rena em colares e enfeites de Natal.
O excremento é desidratado, esterilizado e pintado. Com a venda do produto o zoo faturou US$ 21 mil (R$ 36,5 mil).

Divulgação

Do G1
 
  Postado às 13h41
 
|
  10/01/2010
  Pesquisadores registram espécies raras na Antártida
 

O grupo de pesquisa British Antarctic Survey (BAS), composto por pesquisadores de várias nacionalidades, a bordo de um navio de pesquisa britânico estuda o impacto do aquecimento global nos organismos da Antártica. O estudo abrange desde espécies que vivem na plataforma continental, próximo à superfície, até os organismos que moram em grandes profundidades.

Os cientistas coletaram diversas amostras entre elas pepinos do mar e krill que são bastante abundantes na região, e também espécies raras. E observaram que algumas espécies são muito sensíveis a mudanças na temperatura, como os vermes marinhos

"Mudanças na superfície da Terra afetam diretamente o oceano e os animais marinhos. Por exemplo, a aceleração do derretimento das geleiras, o colapso destas geleiras e o encolhimento do gelo marinho no inverno, tudo parece causar impacto na vida marinha. Queremos entender estes impactos e quais as suas implicações para a cadeia alimentar", afirmou a bióloga do BAS Sophie Fielding.

BAS/P. Bucktrout/Divulgação

Da BBC
 
  Postado às 13h39
 
|
  10/01/2010
  Ouriços pigmeus africanos viram ‘acessório’
 

‘Nova tendência’ foi lançada entre as madames. Ao invés de carregar cachorrinhos chihuahuas dentro de suas bolsas de grife (como já era de costume), a moda agora é desfilar com um ouriço pigmeu africano. Os animais são atrativos, pois tem grande variedade de cores desde o albino até o chocolate.

Defensores do bem-estar animal estão indignados com a venda dos ouriços, que custam em média 700 reais.

Reprodução/Telegraph
 
  Postado às 13h34
 
|
  10/01/2010
  Zoo oferece massagem feita por elefantes na Tailândia
 

O zoológico de elefantes Maesa Elephant Camp, em Chiang Mai (Tailândia), oferece aos seus turistas uma massagem feita por um dos paquidermes, com aproximadamente 3 toneladas. Esta é apenas mais uma das atividades realizadas pelos elefantes no parque, eles também são treinados para fazer pintura, jogar futebol e dardos.

Os donos dizem que os treinadores do parque se aplicam em ajudar os elefantes a se acostumar com seres humanos. Entretanto, a organização People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais ou PETA, na sigla em inglês) alerta que muitos destes parques tailandeses visam apenas agradar os visitantes e submetem os elefantes a treinamentos à base de tortura.

"Como o governo tailandês não tem uma regulamentação sobre o funcionamento desses parques, cabe ao turista ficar de olho na maneira como os elefantes são tratados", disse à BBC Brasil Jason Baker, da PETA Asia-Pacific, com sede em Hong Kong.

Maesa Elephant Camp/Divulgação
Animais com até 3 toneladas fazem a massagem acompanhados por seus treinadores no Maesa Elephant Camp, em Chiang Mai
Da Folha
 
  Postado às 13h30
 
|
  10/01/2010
  Bruce Lee: Macacos ninjas aplicam golpes em treinador
 

Num ataque de fúria, um grupo de macacos se revoltou contra seu treinador, e lhe deu uma surra. A cena inusitada aconteceu na província chinesa de Hubei, e foi registrada por um espectador, que relatou que o homem até tentou reagir, mas levou vários golpes dos macacos, desde socos no olho, chute na cabeça e apertão no nariz.

Reprodução/Daily Telegraph
Incidente inusitado foi fotografado por Hu Luang. "Foi melhor do que um filme de Bruce Lee", afirmou ele.

Do G1
 
  Postado às 13h27
 
|
  10/01/2010
  Zoo de Edimburgo comemora inverno dos filhotes
 

Para surpresa dos funcionários e frequentadores do Zoológico de Edimburgo (Edinburgh Zoo), na Escócia, nasceu o primeiro filhote de pinguim-imperador em cinco anos. O zoo celebrou o nascimento do pequeno pingüim e de mais outros dois filhotes com o chamado “inverno dos filhotes”.

Divulgação/Zoo de Edimburgo
 
  Postado às 13h24
 
|
  10/01/2010
  Gafanhoto usa visão, e não tato, para decidir passos, diz estudo
 

Jeremy Niven, pesquisador da Universidade de Cambridge liderou um estudo, publicado na revista científica “Current Biology”, que comprovou que os gafanhotos usam a visão, e não o tato para determinar seus passos. A descoberta é a primeira a revelar a habilidade dos insetos de realizar tarefas complexas, como o controle visual dos membros, frequentemente associado aos mamíferos.

Divulgação

Do G1
 
  Postado às 13h20
 
|
  10/01/2010
  Crocodilo devora ‘namoradas’ e fica em isolamento
 

O feroz crocodilo chamado Igor, de 4,62 metros de comprimento e 650 quilos, será transferido para um aquário em Sydney (Austrália), após devorar suas duas últimas companheiras. Aparentemente os ataques foram provocados por conta do temperamento do animal. Por isto em sua nova “casa” ele será mantido isolado dos demais.

Reprodução/Northern Territory News

Do G1
 
  Postado às 13h16
 
|
  10/01/2010
  Cobra engole fone de ouvido ao confundi-lo com ovos
 

Uma cobra píton chamada “Pítagoras” engoliu um fone de ouvido de seu dono.O réptil foi levado a uma clínica veterinária onde conseguiram remover o objeto. Felizmente não foi necessário fazer uma cirurgia, pois o fone não chegou ao intestino do animal. O caso foi publicado no jornal australiano “Sydney Morning Herald”

Reprodução/Sydney Morning Herald
Píton engoliu fone de ouvido de seu dono

Do G1

 
  Postado às 13h14
 
|
  10/01/2010
  Entidade entra com pedido de habeas-corpus para chimpanzé
 

O Projeto de Proteção aos Grandes Primatas – GAP (Great Ape Project) entrou com um pedido de habeas corpus para o chimpanzé Jimmy, devido às más condições de tratamento. O primata que vive no Zoológico de Niterói, Rio de Janeiro, tem 26 anos e vive isolado, numa jaula de apenas 61m².

Chimpanzés são animais sociais, precisam de liberdade de movimento e companhia de outros de sua espécie. A ação jurídica também tem o apoio de renomados nomes internacionais ligados à causa da proteção animal, como os cientistas Peter Singer, Steven M. Wise e Tom Regan, além de advogados brasileiros, como Heron Santana.

Santana já pleiteou outra ação como esta em 2005 para defesa de uma chimpanzé na Bahia. O caso pioneiro no mundo foi deferido. Porém a primata de 23 anos foi achada morta em sua jaula um dia antes de conquistar sua liberdade.

Divulgação
 
  Postado às 13h11
 
|
  10/01/2010
  Carbono negro envolve o planeta e é o ‘novo’ gás-estufa
 

A Agência Espacial Americana (NASA) alertou nesta semana sobre a existência de uma camada de carbono negro em volta da Terra. O “black carbon” (BC) é o resultado da combustão incompleta de madeira, biomassa e combustíveis fósseis, que forma fuligem.

Segundo os pesquisadores, além de contribuir para o efeito estufa, o gás é altamente prejudicial aos organismos, pois leva elementos de diferentes graus de toxicidade até os pulmões.

Divulgação/Nasa
O lado negro do carbono: BC entra no rol de gases-estufa, segundo pesquisas recentes

Do G1
 
  Postado às 13h09
 
|
  10/01/2010
  Bebê panda ‘aprende’ a subir em árvores
 

Yun Zi um filhote de panda de quatro meses, está explorando pela primeira vez suas habilidades para escalar árvores. Os tombinhos de Zi também fazem parte do aprendizado, mas ele não desiste, e com a ajuda da mamãe panda apronta várias travessuras no Zoológico de San Diego, Estados Unidos.

Divulgação/Zoo de San Diego
 
  Postado às 13h06
 
|
  10/01/2010
  Bebê-foca se perde e vai parar em quintal de família
 

Um pequeno bebê foca batizado de Rudolph, com aproximadamente um ano, se perdeu e foi parar no quintal de uma família inglesa. Apesar de muito jovem, Rudolph já passeou bastante. Primeiro ele passou uma temporada num centro de preservação em Ostend, na Bélgica, e depois foi solto no canal da mancha, daí então, aproveitou a cheia do rio Rother para nadar de Rye, na costa britânica até a cidade da família Dwyer, que fica à 30 km do mar.

Após a longa jornada, a pequena foca receberá tratamento antes de ser liberada novamente para viajar pelo canal da Mancha.

Reprodução/Daily Mail
Batizada de Rudolph, foca foi parar em quintal na cidade britânica de Kent.

Do G1
 
  Postado às 13h04
 
|
  10/01/2010
  Recém-descoberta, árvore da mata atlântica corre risco
 

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de planta chamada de azeitoninha-das-nuvens (Symplocos atlântica), por causa dos frutos pretos.

A planta foi encontrada na chamada floresta nebular, tipo de vegetação da mata atlântica que se desenvolve a partir dos 1.100 metros acima do nível do mar. Como o nome sugere, este tipo de vegetação está associado à presença de nuvens.

E então vem a triste constatação, a azeitoninha foi recém descoberta e já figura na lista de ameaçada de extinção, pois devido ao aquecimento global, as nuvens tendem a migrar para altitudes bem maiores.

Os pesquisadores puderam observar outras peculiaridades, além do endemismo (espécies que só ocorrem ali), essa espécie é um indicador da trajetória evolutiva da floresta nebular. E apesar de estar em local úmido, a mata tem aspecto retorcido e árvores de casca grossa, que lembram um pouco ecossistemas mais secos, como o cerrado. Uma explicação possível é a relativa escassez de nutrientes.

Thayná J. Mello/Divulgação
Detalhe da Symplocos atlantica, ou azeitoninha-das-nuvens, que foi recém-descoberta e está ameaçada de extinção, dizem cientistas

Da Folha
 
  Postado às 13h01
 
|