São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  13/12/2010
  Oceanógrafos divulgam foto de ‘lula- verme’ do sudeste asiático
 

A Woods Hole Oceanographic Institution divulgou a foto de uma lula-verme (Teuthidodrilus samae) de nove centímetros que se move com elegância por conta de finas protuberâncias que servem como remos.

A criatura delgada e fantasmagórica foi localizada no Mar de Celebes, entre Indonésia e Filipinas, no sudeste asiático.

Laurence Madin/Woods Hole Oceanographic Institution via AFP/Reprodução

Do G1/AFP

 
  Postado às 21h42
 
|
  13/12/2010
  Orangotango é resgatado de casa na Indonésia
 

Em uma casa da província de Kalimantan, Indonésia, um orangotango de 13 anos chamado Monte vivia como animal de estimação. O animal foi resgatado, já que estes animais são protegidos por lei e é proibido domesticá-los.

Feri Latief/Reuters/Reprodução
No game, jogador poderá salvar a Terra dos efeitos do clima.

G1/Reuters

 
  Postado às 21h40
 
|
  13/12/2010
  Jogo de computador sobre clima permite decidir o futuro do planeta
 

A Red Redemption, produtora de videogames de Oxford, Reino Unido, lançou um jogo que cria diferentes maneiras de salvar o mundo dos efeitos do aquecimento global.
O jogo denominado "Fate of the World", coloca nas mãos dos jogares o futuro do planeta Terra, eles comandam uma organização ambiental. O game utiliza modelos climáticos reais.

Porém uma das ações para salvar o mundo está causando polêmica, de acordo com o que registrou o jornal britânico "Daily Telegraph”, pois tal ação é a criação de uma doença que pode matar milhões de pessoas, visando diminuir a superpopulação mundial. Outras ações, como geoengenharia e fontes alternativas de energia também podem ser utilizadas. Os resultados de suas ações poderão ser visto pelos jogadores, já é possível atravessar cerca de 200 anos.

Reprodução
No game, jogador poderá salvar a Terra dos efeitos do clima.

O jogo ainda está passando por testes, onde os usuários podem jogar por três meses e enviar um comentário, para que a produtora possa fazer as possíveis alterações e lançar novamente em fevereiro de 2011.

"Os dados científicos são muitas vezes inacessíveis, e estamos tentando colocar os jogadores em posição de poder e conectá-los às questões. Não estamos defendendo uma causa específica. Há diversas opções, entre as quais energia nuclear e energia renovável. Não queremos dizer que um determinado caminho seja o melhor", disse Gobion Rowlands, fundador da empresa.

Da Reuters

 
  Postado às 21h38
 
|
  13/12/2010
  Fotógrafo flagra briga aérea entre pássaros por comida
 

De acordo com o jornal inglês 'Daily Telegraph', Paul Hobson, fotógrafo britânico, fotografou dois pássaros brigando por comida perto de sua casa em Sheffield, Reino Unido.

Reprodução

Do G1

 
  Postado às 21h36
 
|
  13/12/2010
  Espécie de grilo tem maior testículo do reino animal
 

Um estudo divulgado na publicação científica Biology Letters, sobre técnicas de procriação do grilo da espécie Platycleis affinis, mostra que os testículos da espécie correspondem 14% do seu peso, maior porcentagem já registrada.

Presume-se que quanto mais parceiras o macho tem, maiores são seus testículos em relação a outros membros de sua espécie, como foi sugerido em pesquisas anteriores.

S. Taylor/Universidade de Derby

Supõe-se no meio científico que testículos grandes produzem grandes quantidades de esperma e aumente as chances de fertilização.

Porém existe uma hipótese alternativa que diz que os testículos maiores têm a função principal de favorecer o acasalamento como maior número de parceiras, favorecida por esse estudo, ao invés do que se pensava.

Como os grilos não liberam grandes quantidades de espermas, pesquisadores da Universidade britânica de Derby acreditam que os enormes testículos tenham mesmo a função de proporcionar o acasalamento com muitas parceiras.

"Machos com testículos maiores produzem pequenas quantidades ejaculadas" e que "Isso tem a ver com fertilizar fêmeas diferentes, ao invés de aumentar as chances de sucesso com cada fêmea", disse Karim Vahed, responsável pelo estudo a BBC.

G1/BBC Brasil

 
  Postado às 21h33
 
|
  13/12/2010
  Pássaros formam 'Pac-man gigante' para assustar predador
 

O fotógrafo amador Giangiorgio Crisponi, de 69 anos, fez uma imagem de centenas de estorninhos se protegendo do ataque de um predador, como conta o jornal inglês "Daily Telegraph”.

Reprodução
Estorninhos se agruparam em bando e atacaram predador.

A cena aconteceu em Cagliari, na Itália, e lembrou o popular jogo Pac-man. "Estorninhos têm um modo muito particular de se defender de seus predadores, como falcões", disse Crisponi. As aves se agruparam e voaram em direção ao predador na tentativa de assustá-lo.

Do G1

 
  Postado às 21h31
 
|
  13/12/2010
  Elefantes são flagrados 'se cumprimentando' em rio africano
 

Segundo "Daily Telegraph”, jornal inglês, dois elefantes foram flagrados se “cumprimentando” com as trombas, pelo fotógrafo americano Eric Webber no rio Chobe, que passa pela Namíbia e Botsuana. O guia explicou que essa é a forma dos elefantes jovens se cumprimentarem. Webber que estava a 20 metros de distância pensou que os animais estivessem brigando.

Reprodução/Daily Telegraph
Elefantes foram flagrados se 'cumprimentando' com as trombas.

Do G1

 
  Postado às 21h28
 
|
  13/12/2010
  Fotógrafo flagra aves formando imagem de flamingo gigante
 

O fotógrafo Bobby Haas registrou uma cena inusitada em Yucatan, México. A imagem parece ter recebido tratamento do Photoshop, mas é verídica. Ao sobrevoar a área ele observou que os flamingos se organizaram formando um flamingo gigante.

"Eu estava indo embora quando percebi que o bando estava se movendo em uma forma parecida com um flamingo", disse Haas. Ele pediu que o piloto voasse bem devagar para não espantar os animais e conseguiu tirar apenas uma foto, segundo o jornal "Daily Mail".

Reprodução/Daily Mail
Fotógrafo flagrou flamingos formando imagem de flamingo gigante.

Do G1
 
  Postado às 21h25
 
|
  13/12/2010
  Manifestação em Belize prega por 'harmonia' entre humanos e natureza
 

Durante três dias houve um encontro em Belize, país da América central, chamado Belize Reef Summit, que cobrou ações das lideranças mundiais para a preservação da natureza na COP-16, conferencia da ONU sobre o clima.

Centenas de pessoas, entre moradores e ativistas internacionais se manifestaram para mandar uma mensagem para o mundo. O grupo do projeto "Harmony Initiative" formou as palavras “harmonia” e “o fim”, pedindo harmonia entre humanos e natureza.

Lou Dematteis/Spectral Q/Reuters/Divulgação
Manifestantes formam a mensagem "o fim", em tom de pergunta, próximo à costa da cidade de Belize, a maior do país caribenho.

Esse projeto é uma parceria entre a fundação Global Campaign for Climate Action (Campanha Global por Ação Climática, em inglês) e um filme chamado "Harmonia", que conta com a narração do príncipe britânico Charles.

O local escolhido para a manifestação se localiza na costa da cidade de Belize possui uma barreira de recifes com grande variedade de corais, no Oceano Atlântico e atividades como o turismo e a pesca descontrolados ameaçam o ecossistema local.

Do G1/Reuters

 
  Postado às 21h23
 
|
  13/12/2010
  Empresa lança aspirador de pó feito de lixo plástico encontrado na praia
 

A Eletrolux, empresa que fabrica eletrodomésticos, apresentou aspiradores feito de lixo plástico encontrado em praias ao redor do mundo. O intuito da empresa é alertar os consumidores sobre o lixo plástico que é descartado nos oceanos todos os anos.

O aparelho é similar a qualquer outro aspirador e o plástico utilizado na fabricação do aparelho foi retirado de praias do Oceano Índico, Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico.

AP/Reprodução

Do G1
 
  Postado às 21h19
 
|
  13/12/2010
  Macaco com nariz arrebitado é catalogado em Mianmar
 

Segundo a revista científica American Journal of Primatology, um grupo de estudiosos de primatas catalogou uma nova espécie de macaco com nariz arrebitado, em Mianmar, sudeste Asiático.

A espécie Rhinopithecus strykeri é conhecida da região por "mey nowoah”. Ela foi encontrada no estado de Kachin, numa região florestal de difícil acesso no extremo norte do país. A espécie está ameaçada de extinção, estima-se que tenham apenas de 260 a 300 indivíduos no local.

O mamífero possui uma longa cauda (maior que o restante do corpo), barba e orelhas brancas, além do nariz arrebitado que o faz espirrar em dias de chuva. Com base em uma carcaça, cientistas reconstituíram a face do animal e alteraram digitalmente a foto de outra espécie para representar o símio

Por conta da característica peculiar do nariz da espécie, caçadores conseguem identificar a espécie com facilidade em dias de chuva, já que o animal começa a espirrar quando a água entra em contato com o órgão. Para evitar o incômodo da água no nariz, eles costumam manter a cabeça entre as pernas em dia de chuva.

Em virtude das construções de estradas patrocinadas por empresas chinesas a população de macacos corre sério risco de extinção, como mencionam os conservacionistas.

Reuters/Thomas Geissmann/Fauna & Flora International/Distribuição

Do G1
 
  Postado às 21h17
 
|
  13/12/2010
  Zoológico de Atlanta apresenta bebê panda do tamanho de um celular
 

O zoológico de Atlanta, Geórgia sudeste dos EUA, informou que Lun Lun, uma panda gigante deu a luz, seu filhote é do tamanho de um celular. Ele foi o único que nasceu em 2010 nos Estados Unidos.

O filhote é a terceira cria de Lun Lun e Yang Yang, casal de pandas gigantes de 13 anos, por inseminação artificial.

Em comunicado, o Zoo de Atlanta diz que o nascimento de um panda em cativeiro "coroa os esforços mundiais por salvar uma espécie em risco de extinção".

Divulgação/Zoológico de Atlanta via AFP
Novo panda é a terceira cria de Lun Lun, fêmea de 13 anos, e Yang Yang, macho da mesma idade, que conceberam por inseminação artificial

"Estamos felizes com a chegada do terceiro urso do casal e orgulhosos do sucesso do programa que desenvolvemos", disse Dwight Lawson, um dos diretores da Instituição.

O zoológico realiza um programa especial para salvar estes animais e informou que menos de 1.600 pandas ainda vivem na selva; 280 em zoológicos e apenas 11 deles nos Estados Unidos.

Da AFP

 
  Postado às 21h15
 
|