São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  19/03/2011
  Recifes naturais de ostra pelo mundo estão quase extintos, diz estudo
 

A revista científica BioScience, publicou uma pesquisa apontando que 85% dos recifes de corais de ostras do mundo já foram destruídos. As áreas naturais, que eram abundantes no passado, não incluem as fazendas marítimas específicas.

O estudo apresentou uma lista com as dez florestas mais ameaçadas do mundo e classificou-as de acordo com a presença de ostras. A classificação ia desde “bom”, para aquelas que tinham a presença atual de ostras, até “funcionamento extinto”, quando havia menos de 1% dos recifes originais. Como é o caso do Mar Frísio e da Baía de Narragansett, na Europa.

Os principais motivos da extinção apontados pelo estudo são a exploração de populações selvagens e doenças causadas, na maioria das vezes, pela introdução de espécies não-nativas nesses ambientes.

Pesquisadores da ONG The Nature Conservancy e da Universidade da Califórnia, Santa Cruz-EUA, estudaram os recifes de 144 baías e mais 44 áreas ao redor do mundo. Também se levou em consideração, para a conclusão do estudo, dados históricos de captura do molusco em cada país.

Divulgação
Recife de ostra em restauração para medir
eficiência de proteção no Alabama, EUA.

Do G1

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Tubarão é flagrado tentando 'roubar' marlin de pescador
 

Durante sua pescaria, o australiano Al McGlashan, pretendia fotografar dentro d’água o marlin de 2,5 metros que havia conseguido pescar. Foi quando um tubarão de três metros apareceu repentinamente e tentou lhe roubar o peixe. A pescaria acontecia em Port Stephens, nordeste de Sydney na Austrália.

McGlashan disse que o marlin teve sua cauda inteira arrancada apenas com uma mordida, e que em seguida o predador sumiu. "Eu acho que a adrenalina me fez apertar o botão da câmera, mas tenho que admitir que fiquei um pouco preocupado quando perdi o tubarão de vista", disse em reportagem ao jornal australiano "Daily Telegraph". Ele ainda disse que teve que nadar em meio ao sangue para voltar ao barco.

Reprodução/Daily Telegraph
Marlin teve sua cauda inteira arrancada pela mordida do tubarão.

Do G1

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Tarântula é flagrada em muro de estádio de futebol no Rio
 

Foi encontrado no muro do estádio João Havelange, Engenhão, no Engenho de Dentro, subúrbio do Rio de Janeiro, uma tarântula, espécie de aranha. Não é a primeira vez que um animal dessa espécie é encontrado no local. Segundo um funcionário de um hospital próximo, há dez dias outro animal teria aparecido no mesmo local. Ele ainda disse que o animal tem cerca de 20 centímetros.

Reprodução/TV Globo
Tarântula é flagrada no muro do estádio de futebol Engenhão, no Rio

Do G1

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Urso polar com dor de dente passa por cirurgia na Escócia
 

Os veterinários do Highland Wildlife Park, Escócia, tiveram que submeter Walker, o urso polar, a uma cirurgia dentária depois que descobriram que o animal estava sofrendo com muitas dores.

Walker estava com o rosto inchado e os antibióticos não estavam fazendo efeito, o animal de 240 quilos foi sedado e necessitou-se de dez funcionários para levantá-lo e colocá-lo na mesa feita com pacotes de feno para suportar o peso do animal.

De acordo com a porta-voz do parque o dente estava quebrado e escurecido e teve que ser arrancado. Acredita-se que o dente se quebrou acidentalmente quando ele ainda era uma pequeno.

"É complicado, mas é algo que fazemos em zoológicos rotineiramente. Só que quando você está lidando com algo desse tamanho, não é odontologia, é mais parecido com carpintaria", disse Douglas Richardson, gerente do parque.

A operação contou com uma equipe de quatro veterinários, sendo um especialista em odontologia, e durou cerca de quatro horas. De acordo com os funcionários do parque, Walker estava comendo e andado normalmente no dia seguinte.

Walker está no Parque desde novembro de 2010, ele veio do zoológico de Rhenen, Holanda, e fará parte do programa de procriação de ursos polares em cativeiro da Sociedade Zoológica Real da Escócia.

Atualmente ele divide o recinto de 40 mil metros quadrados com Mercedes, uma fêmea de 30 anos que veio do zoológico de Edimburgo em 2009. A princípio os dois tiveram problemas de convivência, mas estão se aproximando, de acordo com os tratadores.

The Royal Zoological Society of Scotland
Walker pesa 240 quilos aos dois anos de idade

Da BBC

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Bebê gorila dá primeiros passos em zoo londrino
 

Tiny, um gorila-ocidental-das-terras-baixas, de três meses foi fotografado dando os seus primeiros passos e iniciando a sua exploração pelo ambiente em que vive. O bebê gorila que vive no zoológico de Londres, recebeu estímulos da mãe, Mjukuu de 12 anos e de suas “tias” Zaire de 36 anos e Effie de 17 anos.

Daniel Simmonds, um dos funcionários do zoológico disse que “Todos os tratadores do Tiny estavam lá para ver e fotografar seus primeiros passos foi um momento muito especial”.

Os tratadores conseguiram fotografar o momento exato em que Tiny saiu de perto de sua mãe e deu seus primeiros passos cambaleantes na tentativa de explorar o ambiente a sua volta.

Essa espécie de gorila habita florestas tropicais de alguns países africanos, como Angola, Gabão, Congo e Camarões. É considerada pela União Internacional de Conservação da Natureza como espécie ameaçada de extinção devido à caça, doenças e perda do seu habitat natural. Alimentam-se de folhas, nozes e galhos.

Zoological Society of London
Tiny ensaia os primeiros passos

Do G1

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  PF apreende ardósia extraída sem autorização em Minas
 

A cidade de Felixlândia (186 km de Belo Horizonte - MG) foi palco de uma operação da Polícia Federal contra a extração ilegal de ardósia. O responsável pela empresa e o dono do galpão onde a ardósia era armazenada, foram levados a sede da PF indiciados por extrair recursos minerais e vender matéria-prima da União sem autorização. Três mil metros quadrados de pedra foram apreendidos.

As investigações concluíram que a empresa explorava recursos minerais sem as autorizações do Departamento Nacional de Produção Mineral, e outras autorizações necessárias para esse tipo de atividade. Além disso, a exploração causava grande dano ambiental, pois os resíduos da extração eram lançados no córrego Jenipapo, que já está totalmente assoreado.

O galpão onde as pedras eram armazenadas depois da extração fica na cidade de Paraopeba (98 km de Belo Horizonte - MG).

No escritório da empresa e nos locais da mineração foram encontradas oito serras, uma máquina polidora, uma empilhadeira, um trator, um caminhão, 13 mesas trabalhadoras de ardósia e notas de comercialização das pedras. Todos os equipamentos foram apreendidos pela Polícia Federal.

PF/Divulgação
Polícia Federal apreende 3.000 metros quadrados de pedra ardósia extraída ilegalmente em Felixlândia (MG)

Da Folha de São Paulo

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Guaxinim se atrapalha ao tentar descer de árvore
 

No estado da Lousiana, EUA, uma fêmea de guaxinim montou sua casa no sótão de uma residência e após escalar o tronco da árvore que fica no quintal, ficou presa entre dois galhos e não conseguia mais descer.

Charles Davis, fotógrafo, registrou o animal em apuros, ele disse ao jornal inglês "Daily Telegraph"que o animal tentou de várias formas descer.

Reprodução/Daily Telegraph
Guaxinim tentou de diferentes formas descer da árvore.

Da Reuters

 
  Postado às 16h20
 
|
  19/03/2011
  Suçuarana é extinta nos EUA
 

Após um longo período de estudos, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos concluíram que a suçuarana-norte-americana, subespécie da suçuarana, está totalmente extinta no país.

Depois de feita uma revisão os pesquisadores acreditam que a extinção provavelmente aconteceu na década de 1930, sendo assim, a subespécie deixa a lista de animais ameaçados de extinção americana, onde tinha entrado em 1973.

Cento e oito registros de avistamentos foram analisados por técnicos desde 1900. O biólogo Mark McCollough disse que “Realmente acreditamos que algumas pessoas tenham visto o animal no período, e essa foi uma parte importante da revisão que fizemos”.

Divulgação

Do Estado

 
  Postado às 16h17
 
|
  19/03/2011
  Reserva usa raposa morta em placa para alertar sobre proibição de caça
 

De acordo com a reportagem do jornal alemão “Bild”, uma raposa morta foi colocada sobre uma placa de sinalização de proibição de caça em uma área de preservação na região da Bavária, Alemanha. Alguns visitantes que passaram por lá acharam que era uma brincadeira de mau gosto.

Reprodução/Bild
Raposa morta foi colocada sobre placa.

Do G1

 
  Postado às 16h14
 
|
  19/03/2011
  Fotógrafa amadora flagra orangotango 'guloso' em zoo russo
 

Um orangotango do zoológico de Moscou, Rússia, foi fotografado de forma engraçada com a boca cheia de frutas. Olga Dimitrieva russa de 51 anos foi quem flagrou o animal, ela disse que o animal parecia estar fazendo isso por diversão, de acordo com o jornal inglês "Daily Telegraph".

Reprodução/Daily Telegraph
Orangotango foi flagrado com a boca cheia de frutas.

Do G1

 
  Postado às 16h10
 
|
  19/03/2011
  Hipopótamo é flagrado tentando salvar gnu no Quênia
 

Mitchell Krog, fotógrafo, registrou uma cena inusitada. Durante a travessia do rio Masai, Quênia, um hipopótamo tentava salvar um gnu que havia ficado preso nas pedras, quando fazia a migração anual dos gnus. De acordo com o jornal inglês “Daily Telegraph”, o animal se machucou na queda e mesmo com a ajuda do hipopótamo acabou sendo levado pela correnteza do rio.

Reprodução/Daily Telegraph
Hipopótamo foi flagrado tentando salvar um gnu no Quênia.

Do G1

 
  Postado às 16h06
 
|
  19/03/2011
  Elefante tomba carro após motorista tentar ultrapassá-lo
 

John Somers, irlandês de 66 anos, foi com um amigo comemorar seu aniversário na reserva de Pilanesberg, África do Sul, e sofreu um acidente de carro. Os dois ocupantes do carro sofreram apenas ferimentos leves.

Ele contou que ao tentar ultrapassar um elefante, ele se tornou agressivo, atacou e tombou seu carro. Somers disse também que ficou em pânico quando o elefante “Amarula” avançou para cima do carro.

Riaan van Wyk, fotógrafo, que estava numa distância segura, registrou todo o acontecimento.

Reprodução/The Sun
Elefante capotou carro após motorista tentar ultrapassá-lo.

Do G1

 
  Postado às 16h02
 
|
  19/03/2011
  Jacaré é flagrado em estacionamento de banco nos EUA
 

Um banco em Miami, Flórida, recebeu uma visita inesperada: um aligátor (jacaré americano) de mais de dois metros de comprimento no seu estacionamento. O réptil foi visto vagando entre os carros e foi capturado por especialistas logo depois que o Corpo de Bombeiros foi acionado. O fato foi divulgado na emissora de TV “WSVN”.

Reprodução/WSVN
Aligátor foi visto vagando entre os carros.

Do G1

 
  Postado às 16h04
 
|
  19/03/2011
  Caranguejo 'Kong' pode ser o maior do mundo vivendo em cativeiro
 

O parque aquático de Weymouth, Grã-Bretanha, abriga Kong, um caranguejo-gigante. O animal mede cerca de três metros de comprimento, pesa 15 quilos, tem 40 anos e pode ser considerado o maior crustáceo mantido em cativeiro.

O animal foi capturado por pescadores na baía de Suraga, sudoeste do Japão e seria vendida como comida se não fosse a intervenção de Robin James, biólogo, que visitava a cidade de Heda e tratou de providenciar o transporte do animal para o Parque.

O animal será mantido em um centro especializado em Munique, Alemanha, como foi publicado no site do jornal britânico “Metro”.

Kong ainda não parou de crescer e disputa o título de maior crustáceo com “Crabzilla”, outro animal encontrado em águas japonesas.

Crabzilla foi adquirido no ano passado pelo Centro de Vida Marinha de Birminghan, Grã-Bretanha, o animal tinha sido capturado no Oceano Pacífico em 2009.

Metro/Reprodução
O crustáceo "Kong", obtido no Japão, pode ser o maior do mundo em cativeiro

Do G1

 
  Postado às 16h01
 
|
  19/03/2011
  Águia é flagrada carregando cordeiro em pleno vôo
 

Um observador de aves flagrou uma águia carregando um cordeiro logo após a captura da presa. O fato aconteceu na Ilha de Mull, Escócia, como foi divulgado pelo jornal “The Sun”.

O observador, cujo nome não foi divulgado, disse que "Foi uma visão inusitada e um pouco triste para o cordeiro, mas essa é a natureza”.

Reprodução/The Sun
Uma águia foi flagrada carregando um cordeiro após capturar a presa.

Do G1

 
  Postado às 18h08
 
|
  19/03/2011
  Leopardos disputam 'cabo de guerra' com cobra de dois metros
 

A reserva de MalaMala, na África do Sul, foi palco de uma cena inusitada: dois leopardos disputando uma cobra píton de dois metros no “cabo de guerra”. O fotógrafo Josh Scheinert, foi quem fotografou a cena, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".

Reprodução/Daily Telegraph
Cena ocorreu na reserva de MalaMala

Do G1

 
  Postado às 18h03
 
|
  19/03/2011
  Flagra de gnu escapando de ataque de crocodilo no Quênia
 

Andrey Gudkov, fotógrafo, conseguiu registrar um gnu dando um salto e se livrando de virar a refeição de um crocodilo. A cena impressionante aconteceu no Parque Nacional de Masai Mara, Quênia, de acordo com o jornal inglês “Daily Telegraph”.

Reprodução/Daily Telegraph
Gnu conseguiu escapar do ataque do crocodilo.

Do G1

 
  Postado às 18h01
 
|
  19/03/2011
  Jiboia perdida em metrô é encontrada quase um mês depois
 

Melissa Moorhouse perdeu sua jiboia de estimação enquanto fazia uma viagem de trem entre as estações Broadway e Andrew. Penélope, a cobra, foi encontrada um mês depois por um usuário do trem na estação Savin Hill.

Segundo a reportagem da emissora de TV “CBS”, funcionários do metro de Boston tiveram que tirar o trem de funcionamento para o resgate da cobra.

Reprodução
Jiboia foi encontrada quase um mês depois.

Do G1

 
  Postado às 17h55
 
|
  19/03/2011
  Estorninhos ‘formam’ cobra gigante durante vôo
 

Em Tauton, Reino Unido, um bando de estorninhos foi flagrado em cena inusitada. Enquanto sobrevoavam algumas casas, as aves formaram uma figura que lembrava uma cobra, de acordo com o jornal inglês “Daily Mail”.

As formações são resultado do instinto de sobrevivência das aves, que se protegem dos predadores voando juntas e acabam formando estranhas figuras, como foi explicado no jornal.

Reprodução/Daily Mail
Coreografia das aves lembrava a forma de uma cobra gigante.

Do G1

 
  Postado às 17h51
 
|
  19/03/2011
  Jacaré flagrado caçando piranha na Argentina
 

Gunter Heinz, eletricista e fotógrafo amador de 46 anos, conseguiu fotografar o exato momento que um jacaré capturava uma piranha. O fato aconteceu na reserva de Esteros del Iberá, Argentina, como foi descrito em reportagem do jornal inglês "Daily Telegraph".

Heinz disse que ficou observando todas as ações do jacaré, pois queria guardar uma boa imagem do réptil caçando. "Eu fotografo desde os 16 anos e é muito gratificante tirar fotos como essa".

Reprodução/Daily Telegraph
Gunter Heinz flagrou jacaré caçando piranha na Argentina.

Do G1

 
  Postado às 17h49
 
|
  19/03/2011
  Águia rouba 'lanche' de gavião em pleno vôo
 

Rob Palmer flagrou uma águia roubando, em pleno vôo, a presa de um gavião-de-cauda-vermelha. O fato aconteceu no estado do Colorado, EUA, e foi mostrado no jornal inglês "Daily Telegraph".

O fotógrafo registrou a cena bem na hora em que o gavião soltava uma ave preta durante o vôo, logo após a perseguição e o ataque da águia.

Reprodução/Daily Telegraph
Gavião soltou a presa após ser atacado pela águia.

Do G1

 
  Postado às 17h45
 
|
  19/03/2011
  Raposa é encontrada no 72º andar de prédio na Inglaterra
 

O futuro edifício mais alto da Europa virou abrigo de uma raposa durante duas semanas. Romeo, como foi chamada a raposa, foi encontrada no 72º andar e sobreviveu comendo restos de comida dos operários. A construção tem 288 metros altura e fica em Londres, Inglaterra. A equipe de resgate levou-a para um centro de animais em Walligton, acredita-se que o animal entrou pela escadaria central e subiu até o topo do prédio.

Reprodução/Daily Mirror
Raposa foi encontrada no topo de prédio de 288 metros de altura.

Do G1

 
  Postado às 17h40
 
|
  19/03/2011
  Mamãe ursa quebra árvore para salvar filhote que ficou preso
 

Franz Gysi, suíço, gravou uma mamãe ursa quebrando uma pequena árvore, para resgatar um dos seus filhotes que estava preso no topo dela, em um parque em Berna, Suíça.

Reprodução
Filhote ficou preso no topo da árvore.
Mamãe ursa quebrou árvore para ajudar filhote.

Do G1

 
  Postado às 17h36
 
|
  19/03/2011
  Aranha ‘com rosto humano’ é flagrada no Reino Unido
 

Espécie rara de aranha foi encontrada em uma reserva perto de Werehan, Reino Unido. O aracnídeo apresentava marcas nas costas que lembram um rosto humano. O animal é tão raro que apenas 41 deles foram observados desde 1890. Conforme foi explicado no jornal inglês "Daily Telegraph", o animal fica preferencialmente em troncos de árvores cobertos por liquens, assim seu corpo fica camuflado dificultando sua observação.

Reprodução/Daily Telegraph
Aranha apresentava marcas nas costas que lembravam um rosto humano.

Do G1

 
  Postado às 17h30
 
|