São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  25/04/2011
  Nasa divulga imagens espetaculares da Terra
 

Veja as imagens feitas pela Nasa do planeta azul. As fotos foram divulgadas em comemoração ao Dia da Terra.

Reprodução/Nasa

Arizona, Estados Unidos.

Calabria, Itália.
Coninente africano.
Costa da Nova Zelândia.
Delta do Rio Lena, na Sibéria.
Deserto do Saara, Mali.
Ilha Eleuthera, Bahamas.
Lago Dagze Co, no Tibete.
Lago Nasser, Egito.
Spider Crater, Austrália.
Tassili Najjer National Park, Argélia.
Vulcão Sarychev, Iha Matua.

Com Agências Internacionais

 
  Postado às 09h40
 
|
  18/04/2011
  Primata das Filipinas se parece com mestre Yoda, da saga Star Wars
 

Conforme mostrou o jornal inglês “The Sun”, Erik Mikhailov fotografou um animal que se assemelha ao mestre Yoda, da saga “Star Wars”. O turista ucraniano estava nas Filipinas e o animal é da espécie Tarsius syrichta, um dos menores primatas do mundo.

Reprodução/Metro

Primata das Filipinas se parece com o mestre Yoda.

Do G1

 
  Postado às 11h09
 
|
  18/04/2011
  Sucesso no YouTube aumenta comércio ilegal de animal ameaçado
 

O Lóris-lento é um pequeno primata do sudoeste asiático que corre sério risco de extinção. A venda ilegal dessa espécie aumentou muito depois do sucesso de vídeos com eles no You Tube, como mostrou o jornal britânico “The Independent”.

O primeiro vídeo foi publicado em 2009 pela revista “Wired”, que mostra o animal reagindo a cócegas e teve até agora mais de 6 milhões de exibições. O outro vídeo é de um Lóris brincando com um guarda-chuva em miniatura e já foi visto por cerca de 2 milhões de pessoas.

Anna Nekaris, especialista em conservação da Oxford Brookes University, disse que o aumento na procura por Lóris tem crescido especialmente entre as crianças do Reino Unido, dos EUA, da Rússia e da Polônia.

Os animais são contrabandeados na Tailândia onde cada filhote custa menos de R$50 e são vendidos no Japão por cerca de R$10 mil.

Nekaris pediu ao Google, dono do YouTube que suspendessem os vídeos, mas um porta-voz do site disse que os vídeos publicados estão de acordo com as regras do site, que proíbe apenas a exibição de cenas de maus tratos aos animais.

Reprodução/YouTube
Vídeo com animal ameaçado já teve mais de 6 milhões de acessos.

Do G1

 
  Postado às 11h07
 
|
  18/04/2011
  Em disputa por comida, albatrozes bicam tubarões
 

Chris Fallows, fotógrafo de 36 anos, registrou uma cena inusitada no mar de Cape Point, África do Sul. Ele flagrou um bando de albatrozes pegando alimento a menos de um metro de dezenas de tubarões.

No local havia um barco de turistas que estavam jogando peixes para as aves que chegaram a bicar os tubarões que tentaram roubar os peixes, como contou Fallows. De acordo com o jornal inglês “Daily Telegraph”, os tubarões permaneceram nadando a um metro de profundidade sem atacar os albatrozes.

Reprodução/Daily Telegraph
Bando de albatrozes disputou comida com tubarões.

Do G1

 
  Postado às 11h05
 
|
  18/04/2011
  Antílope é flagrado com chifre em formato curioso em reserva africana
 

Ingrid Bunse, fotógrafa amadora, registrou um antílope com um chifre para baixo, enquanto fazia um safári em uma reserva da Namíbia. Ela disse que não tem ideia do que teria causado o formato diferente do chifre. "Nunca vi nada como isso", disse ao jornal inglês “Daily Telegraph”.

Reprodução/Daily Telegraph
Antílope foi fotografado em reserva na Namíbia.

Do G1

 
  Postado às 11h03
 
|
  18/04/2011
  Alfândega alemã apreende garrafa de vinho com cobras em conserva
 

Durante uma coletiva para a imprensa em Frankfurt, Alemanha, a alfândega alemã apresentou uma garrafa de vinho com duas cobras em conserva vindas do Vietnã que eles haviam apreendido dias atrás, como foi publicado no jornal inglês “Daily Telegraph”.

Reprodução/Daily Telegraph
Funcionária da alfândega mostra garrafa de vinho que foi confiscada.

Do G1

 
  Postado às 10h58
 
|
  18/04/2011
  Árvore com 'imagem' de coelhinho no tronco chama atenção em Israel
 

Segundo o jornal inglês “Daily Telegraph”, uma árvore em Israel chamou atenção por conta de uma imagem que surgiu na sua casca. A imagem lembra o coelho “Tambor” do filme infantil “Bambi” da Disney.

Valery Barash, fotógrafo, disse que num primeiro momento achou que a imagem tivesse sido esculpida, mas após muito observar chegou à conclusão de que foi a mãe natureza quem fez o desenho.

Reprodução/Daily Telegraph
Tronco chamou atenção por causa da imagem curiosa.

Do G1

 
  Postado às 10h56
 
|
  18/04/2011
  Formiga fica presa em bolha d'água após chuva
 

O fotógrafo Adam Gormley, tentava fotografar aranhas no jardim do seu vizinho em Noosaville, Austrália, quando começou a chover. Sem querer ele conseguiu capturar a imagem de uma formiga presa dentro de uma bolha de água e só se deu conta do feito quando estava revendo as imagens mais tarde, de acordo com o que ele contou ao jornal inglês "Daily Telegraph".

Reprodução/Daily Telegraph
Formiga acabou presa dentro de uma bolha de água.

Do G1

 
  Postado às 10h54
 
|
  18/04/2011
  Pesquisa descobre fungos que geram 'formigas-zumbis' em MG
 

O jornal científico “Plos One” publicou uma pesquisa que identificou quatro novas espécies de fungos com a capacidade de gerar “formigas-zumbis”. Isso ocorre quando o fungo infecta o inseto se distribuindo pelo seu organismo, gerando uma mudança de comportamento e até dizimando colônias inteiras.

O estudo “Diversidade oculta em fungos e formigas-zumbis” de autoria dos cientistas Harry Evans e David Hughes, faz a análise de quatro novas espécies encontradas na Mata Atlântica da região de Minas Gerais, sudeste do país. Esse estudo auxilia a entender a perda de biodiversidade entre os insetos de determinadas espécies, pois cada fungo estudado atua em um tipo específico de formiga.

Nas formigas carpinteiras, por exemplo, o fungo trava sua mandíbula e é ali que encontra o local apropriado para crescer e se reproduzir. Depois de instalado espalha substâncias com sérios efeitos colaterais, além de infectar os outros hospedeiros.

De acordo com a pesquisa, a formiga contaminada pode ter mudança de comportamento e não consegue mais realizar suas funções normais e em questões de semanas seus sentidos estão totalmente afetados e o fungo começa a circular pela colônia matando todos os membros. Assim quando as formigas morrem, o ambiente se torna ideal para a proliferação do fungo.

Alfred Russel Wallace, contemporâneo de Charles Darwin, já havia descrito sobre esses fungos em meados do século XIX, quando os encontrou na Indonésia. A questão que os autores do estudo querem revelar é como a ação desses fungos influencia no funcionamento do ecossistema.

Harry Evans e David Hughes/PLoS One/Divulgação
Imagens mostram ação do fungo nas formigas.

Do Globo Natureza

 
  Postado às 10h51
 
|
  18/04/2011
  Garça é perseguida por jacaré após capturar filhote do réptil
 

No condado de Polk, estado da Flórida, nos EUA, uma garça foi flagrada quando capturava um filhote de aligátor do seu ninho. Mas, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail", a ave perdeu o réptil quando tentava escapar da perseguição da mãe do filhote.

Reprodução/Daily Mail
Garça se arriscou ao capturar filhote de aligátor em ninho.

Do G1

 
  Postado às 10h47
 
|
  18/04/2011
  Guaxinim é resgatado após ser visto com a cabeça entalada em pote
 

Segundo reportagem do jornal “Newsday”, um guaxinim foi encontrado com a cabeça presa dentro de um pote de pasta de amendoim. O caso ocorreu em Ronkonkoma, Nova York-EUA e acredita-se que o animal ficou pelo menos oito horas com a cabeça entalada.

Debbie Sullivan, moradora local, viu o animal perto de sua casa e então avisou a polícia e o Departamento Estadual de Conservação Ambiental, porém eles afirmaram que não poderiam fazer nada para resolver o caso.

O sofrimento do animal só acabou horas mais tarde quando a equipe da companhia de energia elétrica ajudou a resgatar o animal e retirar o pote da sua cabeça.

Reprodução
Guaxinim foi flagrado com a cabeça entalada em pote de pasta de amendoim.

Do G1

 
  Postado às 10h45
 
|
  18/04/2011
  Fotógrafo flagra inseto que lembra o rosto de Elvis Presley
 

O fotografo amador Winston Jansen, registrou um inseto na floresta oeste de Cingapura, que possui uma camuflagem que lembra o rosto do cantor Elvis Presley. Jansen disse nunca ter visto algo parecido antes. Nem nós!

Reprodução

Do G1

 
  Postado às 10h43
 
|
  18/04/2011
  Foto deixa babuíno parecendo versão de 'King Kong'
 

Chez Owen, 34 anos, tirou uma foto que parece a nova versão do “King Kong”. Enquanto fazia um safári em Merseyside, no Reino Unido, Owen fotografou um babuíno atacando seu carro, só que divido ao ângulo da foto o animal parece ser bem maior do que realmente é.

"Eu pretendia apenas tirar uma foto dele sobre o carro, mas, quando você olha pela primeira vez, parece um 'King Kong' em forma de babuíno que está prestes a esmagar o carro da frente", disse Owen disse ao jornal inglês “Daily Mail”.

Reprodução/Daily Mail
Parece uma versão do 'King Kong', mas é apenas ilusão de ótica.

Do G1

 
  Postado às 10h40
 
|
  18/04/2011
  Macacos atacam Mercedes em parque safári no Reino Unido
 

No parque safári Longleat, Reino Unido, um grupo de macacos foi flagrado quando atacavam um carro da marca Mercedes. Os macacos arrancaram os espelhos retrovisores e as calotas. Além disso, roubaram os objetos que estavam nas malas em cima do veículo, registrou o jornal inglês “Metro”.

Reprodução
Macaco segura calota arrancada do veículo.

Do G1

 
  Postado às 10h38
 
|
  18/04/2011
  Nova espécie de rato arborícola é descoberta no Tocantins
 

A revista científica “Zootaxa” apresentou uma nova espécie de rato arborícola (que vive em árvores) da região de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, ao longo do Rio Araguaia, em Tocantins.

A espécie vive num habitat chamado de “ipuca”, que quer dizer fragmentos de florestas naturais que ocorrem na planície do Rio Araguaia, tais fragmentos estão ameaçados por conta da exploração agrícola desordenada na área. Por viverem nesses fragmentos a espécie foi nomeada Rhipidomys ipukensis.

Os animais analisados pelos pesquisadores têm entre 9,9 cm e 14,1 cm de comprimento, sem levar em consideração a cauda que pode ser até 124% do seu tamanho. Sua cor é predominantemente cinza-amarronzado, com tonalidades que tendem ao laranja e ao amarelo, dependendo da parte do corpo.

Os pesquisadores são da Universidade de Aveiro, Portugal, da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade de São Paulo e identificaram a nova espécie por meio de análises morfológicas e genéticas.

As análises de DNA revelaram que o Rio Araguaia teve um papel fundamental na separação da nova espécie, que é encontrada no lado leste do rio, no estado do Tocantins, em relação à Rhipidomys emiliae, espécie semelhante, mas que ocorre no lado oeste do rio, nos estados do Pará e Mato Grosso.

Alfred Russel Wallace, naturalista do século XIX, havia descrito esse tipo de especiação, onde um rio serve para separar espécies ao longo da evolução. Porém até o momento esse princípio não havia sido corroborado por estudos moleculares de pequenos mamíferos na Amazônia, de acordo com os autores da pesquisa.

Reprodução
Imagem do crânio da nova espécie Rhipidomys ipukensis.

Do Globo Natureza

 
  Postado às 10h36
 
|