São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  22/02/2012
  Vegetação tropical emite menos CO2 do que se pensava, diz estudo
 

Estudo publicado na revista científica “Nature” mostra um novo mapeamento feito por cientistas sobre a vegetação tropical do planeta e aponta que as regiões que abrangem florestas, savanas e matas com arbustos guardariam 21% a mais de carbono do que se pensava.

Pesquisadores das universidades Boston e de Maryland, nos Estados Unidos, criaram um mapa que reúne informações da África, Ásia e América. Essas estimativas são necessárias e fundamentais para a compreensão da quantidade de carbono liberado na atmosfera devido às mudanças na cobertura vegetal e uso da terra.

O projeto auxilia nações e projetos ambientais a determinar melhores estimativas de emissões de carbono. Greg Asner, ecologista da Carnegie Institution for Science, disse que “a resolução do mapa pode ajudar os países a implementar atividades de melhorar a gestão da floresta e auxiliará no combate às alterações climáticas”.

Reprodução

Mapa mostra locais onde há armazenamento de carbono em florestas, savanas e outros tipos de vegetações espalhados pelos continentes.

Do G1

 
  Postado às 10h16
 
|
  22/02/2012
  Amostras de lago da Antártida podem detalhar evolução da vida
 

Uma operação inédita iniciará na Antártida para explorar um dos lagos subglaciais, com o objetivo de colher amostras que darão pistas sobre a evolução da vida na Terra e dados sobre o clima no passado.

O pesquisadores Britânicos vão monitorar o Lago Ellsworth com equipamentos produzidos especialmente para esta operação, planejada há 15 anos. Por meio de um furo, realizado com jatos de alta pressão com água quente, a equipe mergulhará uma sonda de titânio que vai colher amostras da água e sedimentos do lago subglacial, um dos 400 já encontrados no continente antártico. Cerca de 70 toneladas de equipamentos já foram levados onde os cientistas envolvidos enfrentaram temperaturas de – 35 ºC, além de obstáculos no deslocamento.

“Essas amostras podem esclarecer importantes detalhes sobre a camada de gelo da Antártida Ocidental, o colapso que ocorre nela e quais seriam as atuais implicações para o futuro aumento do nível do mar”, complementa o cientista da Universidade de Edimburgo.

Reprodução

Imagem mostra local onde está localizado o Lago Ellsworth, na Antártida.

Do G1

 
  Postado às 10h13
 
|
  22/02/2012
  Orangotango fêmea abraça filhote para protegê-lo de caçadores
 

Uma orangotango fêmea foi flagrada em Bornéu, uma ilha localizada na Ásia, abraçando seu filhote para protegê-lo de caçadores que estavam prestes a capturá-los, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Cercada por uma roda de caçadores, a única coisa que a mamãe orangotango poderia pensar em fazer era envolver seu filhote em torno de seus braços para protegê-lo. Felizmente, uma equipe do grupo britânico de resgate internacional de animais chamado Four Paws, chegou a tempo do resgate.
Antes de serem devolvidos à natureza, a orangotango fêmea foi equipada com um dispositivo de rádio, para que ela e seus filhotes pudessem ser monitorados e, assim, permanecerem seguros.

Apesar de ser proibida, a caça aos orangotangos é considerada comum na Indonésia, que também tem um dos maiores índices mundiais de desmatamento. O desmatamento reduziu drasticamente o hábitat dos orangotangos e o número de animais caiu de 250 mil (há algumas décadas) para apenas 50 mil no mundo. A espécie corre o risco de entrar em extinção.

Reprodução/Daily Mail

Do G1

 
  Postado às 10h08
 
|
  22/02/2012
  Machos de ave da Oceania criam 'avenida do amor' para atrair fêmeas
 

Machos de uma espécie de ave da Oceania (Chlamydera nuchalis) usam ilusões de óptica para chamar a atenção das fêmeas para reprodução, segundo um estudo divulgado na revista "Science”.

Pássaros dessa espécie reúnem ossos, conchas, pedras e outros objetos cinzentos e durante horas, ficam "decorando" uma espécie de avenida para que as fêmeas possam ficar atraídas. Ao se aproximar da “avenida”, as aves se deparam com objetos brilhantes que o macho deposita no local como pedaços de frutas, assim elas tendem a escolher mais os machos que produziam as melhores ilusões ópticas.

L. A. Kelley / Science / Divulgação

'Avenida' construída por aves da Oceania para atrair fêmeas.
 
Na visão da fêmea, pedras próximas parecem ser iguais às distantes.

Do G1

 
  Postado às 10h03
 
|
  22/02/2012
  Zoo alemão divulga foto que mostra irmão recém-nascido do urso Knut
 

Imagem divulgada pela agência de notícias France Presse mostra a ursa polar Vilma segurando seu filhote Anori, que nasceu no zoológico de Wuppertal, na Alemanha.

O pai de Anori, o urso Lars, é também pai de Knut, morto em 2011, que ficou famoso no país e no exterior em 2006, ao ser rejeitado pela mãe e tratado por humanos.

O zoo alemão fez um concurso para escolher o artista que construirá uma estátua em homenagem a Knut.

Divulgação

Geleiras do Himalaia diminuíram até 22% em 30 anos, afirmam cientistas

Do G1

 
  Postado às 10h01
 
|
  22/02/2012
  Fotógrafo flagra camaleão lançando língua para capturar gafanhoto
 

Em um galho de uma árvore perto da cidade de Málaga, na Espanha, o fotógrafo Francisco Mingorance conseguiu registrar o exato momento em que um camaleão lançou sua língua para capturar um gafanhoto, segundo o jornal inglês “Daily Telegraph

Reprodução/Daily Telegraph

DA Folha de SP

 
  Postado às 09h55
 
|
  22/02/2012
  Formigas se unem para capturar ‘vespa gigante’
 

O fotógrafo Uda Dennie flagrou quatro formigas tentando capturar uma vespa perto de sua casa na ilha de Batam, na Indonésia. "Eu adoro tirar fotos em close de insetos porque elas revelam coisas que você raramente vê", disse ele.

Com trabalho conjunto, as formigas conseguiram levantar a presa e levá-la para o formigueiro, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph”.

Reprodução/Daily Telegraph

Formigas foram flagradas tentando capturar vespa.

Do G1

 
  Postado às 09h52
 
|
  22/02/2012
  Caranguejo albino deve ser empalhado nos Estados Unidos
 

Um caranguejo albino da espécie Metacarcinus magister, foi encontrado na costa do estado norte-americano de Oregon por uma embarcação pesqueira.

O molusco foi oferecido ao chef de cozinha Alex Laygui que tem outro exemplar albino, pescado em fevereiro de 2002. O animal é mantido em um tanque no restaurante Portside, na cidade de Charleston, mas será empalhado no futuro e posto ao lado de outro exemplar sem pigmentação para exposição a visitantes.

A chance de pegar o animal sem pigmentação é de um a cada 150 mil.

KVAL / Reprodução

Caranguejo albino (à esquerda) é colocado ao lado de exemplar comum.

Do G1

 
  Postado às 09h43
 
|
  22/02/2012
  Ave redescoberta em 2003 já se reproduz na Oceania, dizem cientistas
 

Após ser considerado extinto por 150 anos, uma espécie de pássaro, o petrel-das-tempestades-da-Nova-Zelândia (Oceanites maorianus) que foi redescoberta em 2003, já consegue se reproduzir em ilhas próximas a Coromandel, na Nova Zelândia, informa o jornal local “Stuff”.

Pesquisadores verificaram que aves capturadas em uma rede especial deram indícios de que estariam se reproduzindo. A pesquisa apontou que 4 em cada 5 espécimes poderiam ter ovos incubados.

Essa descoberta tem implicações importantes na liberação de financiamentos do governo para preservação da espécie. Uma equipe de pesquisa vai continuar com a investigação, mas pesar dos cientistas estarem animados, a ave ainda corre risco de desaparecer da natureza.

Reprodução

Exemplar do petrel-das-tempestades-da-Nova-Zelândia, considerado extinto há 150 anos e que está em intenso processo de reprodução.

Do G1

 
  Postado às 09h40
 
|