São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  14/09/2013
  Raríssima baleia albina é registrada na Austrália
 

Mamífero branco é atração exclusiva da costa de Queensland

Registrar uma baleia no mar já não é uma ação muito comum, o que torna este registro ainda mais importante. Uma raríssima Migaloo, macho albino da espécie jubarte foi fotografada na costa de Queensland, na Austrália. A primeira aparição registrada ocorreu em 1991, desde então a espécie passou a ser protegida por lei.

Reprodução/Migaloo White Whale

 
 
 

Globo Rural On-Line
 
  Postado às 15h07
 
|
  14/09/2013
  Filhote de leopardo é resgatado na Índia após sofrer lesões na coluna
 

Um filhote de leopardo resgatado na Índia recebeu tratamento de veterinários no Santuário Manda para Vida Selvagem, após sofrer lesões na coluna vertebral, divulgou a agência de notícias France Presse.

O animal foi ferido por moradores de um vilarejo no distrito de Poonch, que tentaram afastá-lo junto com sua mãe das casas da vila, localizada nos arredores de uma região de floresta. O animal foi resgatado por guardas florestais, depois que os moradores avisaram a polícia local da aparição.

AFP/Reprodução

Filhote de leopardo recebe tratamento na Índia.

Do G1, em São Paulo
 
  Postado às 15h07
 
|
  14/09/2013
  Garoto russo resgata pardal ‘selvagem’ e faz amizade com ave
 

Um adolescente russo chamado Vadim Veligurov, de 12 anos, resgatou um filhote de pardal selvagem perdido e o levou à casa de sua avó, na cidade de Minusinski, na Rússia. O resgate ocorreu enquanto passava as férias na casa da avó.

O curioso é que o passarinho, que recebeu o nome de Abi, não abandonou mais a família e Vadim passou a tratá-lo como um amigo. Agora, ele planeja levá-lo para sua cidade natal quando as férias acabarem. Abi tem ficado o tempo inteiro junto com Vadim e o garoto até apresentou seu tablet ao pássaro.

Ilya Naymushin/Reuters/Reprodução

Vadim Veligurov, de 12 anos, com um filhote de pássaro que se tornou seu "melhor amigo".

Ilya Naymushin/Reuters/Reprodução

Vadim apresenta seu tablet ao pássaro Abi, que se tornou seu amigo.

Ilya Naymushin/Reuters/Reprodução

Menino pretende levar pássaro para sua casa quando acabarem as férias.

Ilya Naymushin/Reuters/Reprodução

Pássaro não desgruda de Vadim Veligurov.

Da Reuters/G1
 
  Postado às 15h04
 
|
  14/09/2013
  Zoológico vai criar guepardos junto com filhote de labrador
 

Dois filhotes de guepardo que acabaram de chegar ao Zoológico de Dallas, nos Estados Unidos, receberão a companhia de um filhote de cão labrador. Os irmãos Winspear e Kamau, conviverão com o cachorro Amani, de 8 semanas. Especialistas do zoo avaliam que, como labradores costumam ser calmos e fáceis de lidar em locais públicos, Amani pode exercer uma influência “relaxante” para os felinos.

AP Photo/Dallas Zoological Society/Reprodução

Os guepardos Winspear e Kamau, que nasceram em julho, serão criados com labrador Amani.

AP Photo/Dallas Zoological Society/Reprodução

Labrador Amani, de 8 semanas de idade, deve proporcionar uma influência 'calmante' sobre felinos.

Da AP/G1
 
  Postado às 15h02
 
|
  14/09/2013
  Voluntários resgatam centenas de filhotes de garça na Índia
 

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Centenas de filhotes de garça foram resgatados por voluntários da Fundação Asha de Abrigo Animal em uma área de desmatamento ilegal na Índia, a 90 km de Ahmedabad, informou a agência de notícias France Presse.

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Filhote de garça recebe tratamento de uma voluntária da fundação. Mais de 100 deles morreram na região onde ocorria o corte ilegal de árvores, nos arredores da vila de Ranasan, afirma a France Presse. Cerca de 400 filhotes de garça foram recuperados.

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Voluntárias da Fundação Asha examinam animais após eles serem resgatados. Cerca de 400 filhotes de garça foram resgatados e mais de 100 morreram em uma área de desmatamento ilegal na Índia, no distrito de Sabarkantha, de acordo com a agência.

Do G1, em São Paulo
 
  Postado às 15h00
 
|
  14/09/2013
  Coruja surpreende funcionários ao aparecer dentro de loja em Sorocaba
 

A presença de uma coruja surpreendeu os funcionários de uma loja de móveis e eletrodomésticos, no Centro de Sorocaba (SP). O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate da ave.

Foi necessário realizar uma trabalhosa operação na loja para conseguir resgatar a ave. Depois de alguns minutos, ela foi capturada. A ave foi solta novamente na natureza. Em menos de duas semanas, esta foi a quarta coruja resgatada pelos bombeiros na região de Sorocaba e Jundiaí (SP).

Reprodução/TV TEM

Coruja foi capturada por bombeiros dentro de loja em Sorocaba.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
 
  Postado às 14h58
 
|
  14/09/2013
  Satélite da Nasa registra ilha vulcânica em atividade na Indonésia
 

O satélite Landsat 8, da agência espacial americana (Nasa), registrou uma imagem da ilha vulcânica de Paluweh – também conhecida como Rokatenda ou Palue –, na Indonésia, que mostra uma "cicatriz fresca" feita em seu lado norte.

As erupções mais recentes na ilha começaram no fim de 2012, e no dia 10 de agosto deste ano o lançamento de lava, cinzas e detritos acabou matando cinco pessoas. Desde então, o governo local tem intensificado os esforços para evacuar a ilha.

Além da nuvem de gás e cinzas vista na foto acima, um conjunto de pedras e detritos desceu de uma altura de 875 metros desde o cume do vulcão, em direção às aldeias situadas nas encostas.

HO/Nasa/AFP/Reprodução

Ilha Paluweh, na Indonésia, vista pelo satélite Landsat 8, da Nasa.

Do G1, em São Paulo
 
  Postado às 14h55
 
|
  14/09/2013
  Maior barco movido a energia solar do mundo navega pelo rio Sena
 

O catamarã Turanor PlanetSolar completou sua primeira viagem de volta ao mundo, após percorrer mais de 60 mil km durante 584 dias. O barco pesa 90 toneladas e tem 35 metros de comprimento por 23 metros de largura quando “abre asas", equipadas com painéis solares de 515 m². A embarcação chega a desenvolver uma velocidade de até 26 km/h, embora sua média seja de 9 km/h.

O consumo médio dos motores do Turanor PlanetSolar é de 20 quilowatts, e ele não requer gasolina nem emite gases de efeito estufa. O barco possui seis cabines e nove camas, capaz de abrigar até 60 pessoas quando ancorado.

Benoit Tessier/Reuters

Maior barco movido a energia solar do mundo, Turanor PlanetSolar navega pelo rio Sena, perto de Paris.

Benoit Tessier/Reuters

Catamarã Turanor PlanetSolar completou sua primeira viagem de volta ao mundo em maio de 2012

Do G1, em São Paulo
 
  Postado às 14h51
 
|
  14/09/2013
  Só um panda sobrevive, de trigêmeos nascidos em centro de estudo chinês
 

A panda gigante Jiaozi deu à luz trigêmeos, na Base de Pesquisa de Reprodução de Pandas Gigantes, em Chengdu, na província de Sichuan, na China. Contudo, apenas um filhote sobreviveu. Fotografia mostra o filhote em incubadora do centro de pesquisas.

Reuters/Stringer/Reprodução

Uma cuidadora segura filhote de panda nascido em agosto; ele foi o único dos trigêmeos a sobreviver.

Da Reuters/G1
 
  Postado às 14h48
 
|
  08/09/2013
  Taiwan apreende 2.500 tartarugas raras que virariam comida na China
 

As autoridades de Taiwan apreenderam um carregamento com mais de 2.500 tartarugas amontoadas em um contêiner, em Kaoshiung, um porto do sul do país. As tartarugas seriam traficadas para a vizinha China para virarem comida. A carne de tartaruga é uma iguaria muito apreciada pelos chineses. Segundo as autoridades de Taiwan, esse é o maior contrabando deste tipo apreendido no país.

Taiwan Forestry Bureau/AFP/Reprodução

Apreensão ocorreu em Kaoshiung, um porto do sul do país.

Taiwan Forestry Bureau/AFP/Reprodução

Taiwan apreendeu mais de 2.500 tartarugas que virariam comida na China.

Do G1
 
  Postado às 18h52
 
|
  08/09/2013
  Fundação indiana resgata dezenas de serpentes usadas por encantadores
 

Dezenas de serpentes e nove escorpiões foram resgatados pelo Hospital e Abrigo Animal da Fundação Asha, na Índia. Os animais que eram utilizados por encantadores durante uma feira na cidade de Sanand, distrito de Ahmedabad, no centro do país. As dezoito najas, quatro pítons e nove escorpiões serão soltos na natureza.

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Serpentes e escorpiões serão tratados e soltos quando estiverem bem.

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Quatro pítons jovens estão entre os animais recuperados pela fundação.

Sam Panthaky/AFP/Reprodução

Apanhador de répteis Dharmeshbhai alimenta cobra resgatada na aldeia de Hathijan, a 20 km de Ahmedabad, na Índia.

Do G1, em São Paulo

 
  Postado às 18h48
 
|
  08/09/2013
  Descobertas duas novas espécies de peixe elétrico na Amazônia
 

Pesquisadores brasileiros e americanos divulgaram a descoberta de duas novas espécies de peixes elétricos na região central da Amazônia. Os animais, do gênero Brachyhypopomus, vivem, geralmente, sob a vegetação flutuante nas águas da porção central da bacia Amazônica, nas margens do Rio Solimões e de seus afluentes.

As descobertas foram batizadas como Brachyhypopomus walteri e Brachyhypopomus bennetti. "As maiores diferenças entre as duas espécies, que são muito parecidas, têm a ver com os órgãos elétricos e as descargas criadas por eles", afirmou John Sullivan para o "Zookeys".

"Se não fosse por essas características, pensaríamos que se trata de uma só espécie. O Brachyhypopomus bennetti possui um órgão elétrico achatado, que produz uma descarga elétrica monofásica; já o peixe da outra espécie tem um órgão elétrico longo e fino, mais comum de ser visto, e produz um pulso elétrico bifásico", disse Sullivan para a publicação.

Os cientistas responsáveis pela descoberta são Jansen Zuanon, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Cristina Cox, do departamento de biologia da Universidade de Massachusetts; e John Sullivan, do Museu de Vertebrados da Universidade de Cornell - as duas últimas nos EUA.

Os cientistas também criaram um subgênero para as espécies, o Odontohypopomus. De acordo com a pesquisa, o subgênero caracteriza-se pela dentição pequena no pré-maxilar, além de outras características.

Divulgação/Inpa/'Zookeys'

Fêmea da espécie de peixe-elétrico 'Brachyhypopomus bennetti'.

Divulgação/Inpa/'Zookeys'

Peixes-elétricos da espécie 'Brachyhypopomus walteri'.

Do G1, em São Paulo

 
  Postado às 18h40
 
|
  08/09/2013
  Coruja-da-igreja é resgatada em Jundiaí após se enrolar em pipa
 

Conhecida popularmente como coruja-da-igreja, a ave da espécie Tyto Alba, foi resgatada pela Guarda Municipal de Jundiaí (SP), após ser encontrada pendurada em uma árvore em um centro esportivo da cidade, presa a uma linha de pipa com cerol. Com ferimentos na asa e nos pés foi, a coruja deve voltar à natureza em breve.

Divulgação

Coruja-da-igreja foi resgatada em centro esportivo e passa bem.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 
  Postado às 18h35
 
|
  08/09/2013
  Cânion de 750 km de extensão é descoberto na Groenlândia
 

A NASA, agência espacial americana acaba de descobrir um imenso cânion sob uma camada de 1 quilômetro de gelo na Groenlândia. A formação rochosa possui cerca de 750 quilômetros de comprimento, maior até que o Grand Canyon, nos EUA e com 800 metros de profundidade.

Para realizar a descoberta cientistas utilizaram dados de um radar coletados em sobrevôos feitos pela NASA e por pesquisadores alemães e britânicos.

“Presumia-se que a paisagem terrestre já foi totalmente explorada e mapeada. Nossa pesquisa mostra que ainda há muito por descobrir”, disse Jonathan Bamber, da Universidade de Bristol, no Reino Unido. O trabalho foi publicado na revista “Science”.

NASA/Divulgação

Imagem de animação da Nasa mostra o formato do cânion sob o gelo.

Do G1, em São Paulo

 
  Postado às 18h28
 
|
  08/09/2013
  EUA podem retirar baleia-jubarte de lista de animais em risco de extinção
 

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), estuda retirar a baleia-jubarte da lista de animais ameaçados de extinção. O órgão é um dos principais nos EUA que tem o poder de opinar sobre questões ambientais e atmosféricas no país, solicitou uma revisão sobre a espécie na lista.

O pedido foi motivado por um abaixo-assinado organizado por pescadores do Havaí. Segundo a Associated Press, este grupo de pescadores afirma que as baleias-jubarte do Pacifico Norte não precisam estar classificadas como risco de extinção, pois sua população cresceu desde que a comunidade internacional baniu a pesca comercial, há cerca de 50 anos.

NOAA/AP/Reprodução

Baleia jubarte nas águas do Havaí; NOAA abriu pedido de revisão sobre situação da espécie

Do G1, em São Paulo

 
  Postado às 18h18
 
|
  08/09/2013
  Zoo na Rússia vai tentar reprodução entre ursos polares órfãos
 

O zoológico Royev Ruchey, na cidade de Krasnoyarsk, na Rússia, pretende ‘incentivar’ a reprodução entre os ursos polares Aurora e Felix. Em 2010, Aurora, de 3 anos e sua irmã Victoria foram encontradas sem sua mãe na Península de Taimir, na costa do Oceano Ártico, na Rússia e agora vivem no zoo. O macho Felix também foi encontrado sozinho na Ilha de Wrangel, no Oceano Ártico.

Reuters/Ilya Naymushin/Reprodução

Urso polar Aurora descansa sob o sol em sua jaula a céu aberto.

Da Reuters/G1

 
  Postado às 18h09
 
|