São Paulo, SP – Brasil
 
  +Blog da Pick-upau
   
  05/12/2013
  Pick-upau e Gaviões da Fiel conversam sobre sustentabilidade
 

Torcida do Corinthians visitou stand da Pick-upau para falar sobre meio ambiente

05/12/2013 – O departamento social da Gaviões da Fiel visitou o stand da Agência Ambiental Pick-upau em busca de informações sobre sustentabilidade para as ações voltadas a escola de samba e área social da organizada do Corinthians.

Ativistas da Pick-upau apresentaram ações e alternativas direcionadas a conscientização e sensibilização ambiental, sobre os impactos das atividades nas mudanças climáticas, sobre consumo equilibrado e maneiras viáveis de abordagem para temas socioambientais para o segmento.

Os integrantes e advogados da torcida Júlio César Konkowski e Guilherme Topal, conversaram com o CEO da Pick-upau, Julio Andrade, sobre a possibilidade da implantação de ações sustentáveis nas atividades da organizada.

Sobre o Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre a Gaviões da Fiel
O Grêmio Gaviões da Fiel foi fundado em 1º de julho de 1969, porém sua ideologia começou a ser pensada antes. Em 1965, jovens Corinthianos se reuniam nas arquibancadas com o objetivo de questionar a vida política e administrativa do Corinthians. Como ainda não possuíam uma sede definitiva, os integrantes reuniam-se em locais distintos, ora na casa de um, ora no consultório de outro, ora numa praça pública. Este grupo se destacava pela paixão ao clube e por possuir características idealizadoras e realizadoras.

A fundação dos Gaviões, em 1º de julho de 1969, ocorreu num momento dramático e marcante para os brasileiros: a ditadura militar. Numa época em que a liberdade de expressão praticamente não existia, estes jovens torcedores iniciam uma cobrança junto a vida política e administrativa de um dos maiores clubes de futebol do Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista. O Corinthians estava sob a administração de Wadih Helu, que durante anos tentou impedir a criação dos Gaviões através de represálias e atos característicos do tempo da ditadura. Esta perseguição não foi o suficiente para fazê-los desistir e aos poucos foram amadurecendo suas ideias. “Já haviam decidido que no nome da agremiação deveria conter fiel, pois assim já eram conhecidos os torcedores do Corinthians que, mesmo após 15 anos sem ganhar um título sequer, levava multidões ao estádio”.

O Gavião foi escolhido como a ave-símbolo da torcida, por suas características marcantes: voa mais alto, enxerga mais longe, não erra a presa, não possui um predador natural, etc) e por influência da história de uma tribo indígena que na época estava em muita evidência. “A tribo Gaviões vivia no Pará e no final da década de 60, muitos grileiros e posseiros, prevendo a valorização das terras da tribo, com a construção da Rodovia PA 70, passaram a invadi-las. Os índios gaviões reagiram tão violentamente que um trecho ao longo da PA-70 teve que ser interditado pelo Exército, pela FUNAI, Governo do Pará e Polícia Federal até que os gaviões aceitassem sair das terras em volta da Rodovia”. O que era apenas uma utopia de jovens apaixonados e com pensamentos revolucionários se transformou em realidade: nasceu os Gaviões da Fiel. Porém, a perseguição dos gestores do Corinthians não acabou. Foram muitas as tentativas de eximir as ideias destes jovens. No entanto, em 1972, a chapa de Wadih Helu perde a eleição para Miguel Martinez, que assumiu o comando do Corinthians. Os Gaviões da Fiel escreve um fato inédito em sua história: a derrubada de um ditador à frente do Corinthians.

Miguel Martinez, mesmo tendo sido apoiado pelos Gaviões da Fiel, tentou influenciar seus fundadores, afim de que eles não pressionassem a nova administração do clube e não colocassem em prática algumas de suas ideias. Neste momento – julho de 1971 – os Gaviões passam por sua primeira crise política, um dos fundadores aceita a proposta do Corinthians e sai dos Gaviões para fundar uma outra torcida. Como tudo o que envolve o Corinthians e a paixão de seus torcedores, os Gaviões da Fiel se agigantou e se multiplicou, assumindo rapidamente o posto de maior torcida organizada do Brasil. A atitude destes jovens começou a incomodar cada vez mais, principalmente quando os Gaviões da Fiel se manifestaram publicamente contra a ditadura militar, abrindo uma faixa em uma partida no Morumbi pedindo: “Anistia ampla, geral e irrestrita”. Tal atitude levou o então presidente dos Gaviões da Fiel à cadeia, pois foi a primeira entidade a se manifestar publicamente contra o regime militar. Atualmente, o grêmio possui 97.177 mil sócios (em 14 de janeiro de 2013), que compartilham da ideologia Gaviões da Fiel. Fonte: Gaviões da Fiel

Pick-upau/Divulgação

Integrantes e advogados da torcida Júlio César Konkowski e Guilherme Topal, conversaram com o CEO da Pick-upau, Julio Andrade.

x
Júlio César Konkowski da Gaviões da Fiel e Julio Andrade da Pick-upau.
x

Integrantes da Gaviões da Fiel participaram da cyberação e ganharam presentes da Pick-upau.

x

Bateria da Gaviões da Fiel se apresenta na ONG Brasil.

 
Bateria da Gaviões da Fiel se apresenta na ONG Brasil.
x
Bateria da Gaviões da Fiel se apresenta na ONG Brasil.
x

Da Redação
Fotos: Divulgação/Pick-upau
 
  Postado às 12h02
 
|
  05/12/2013
  Pick-upau recebe cerca de 2000 pessoas em seu stand
 

Visitantes e expositores acessaram a Pick-upau na ONG Brasil

05/12/2013 – A ONG Brasil 2013, realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Expo Norte, em São Paulo, foi u sucesso de público, segundo os organizadores, cerca de 15.000 estiveram no evento que contou com mais de 350 expositores na áreas de geração de trabalho; esportes, cultura e lazer; educação; gestão pública; apoio à gestão do terceiro setor; inclusão e diversidade; defesa de direitos; saúde e meio ambiente.

O evento teve ainda uma programação diversificada no congresso, com a participação do Governo Federal, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Abong, Rede Folha, ABCR entre outros.

A programação cultural apresentou dança, música e teatro com a participação de diversas instituições, entre elas a AACD, Casa de David, Gaviões da Fiel entre outras. Oficinas culturais também agitaram a ONG Brasil 2013 com temas bem diversificados. Aulas de jardinagem, oficina de leitura, sarau, oficina de artesanato, alimentação saudável e meio ambiente, oficina de palhaço, de primeiros socorros entre outras.

A Agência Ambiental Pick-upau apresentou ao público e aos expositores seus principais projetos voltados à produção florestal, combate às mudanças climáticas e proteção da biodiversidade. Durante os três dias de evento foram distribuídos cerca de 14.000 itens com informações ambientais sobre recursos hídricos, coleta seletiva e reciclagem, mudanças climáticas, reflorestamentos, cidadania e meio ambiente. Os visitantes também participaram do encerramento da cyberação ‘Eu curto biodiversidade’.

Pick-upau/Divulgação

Público visita stand da Pick-upau na ONG Brasil 2013.

x
Ativistas atendem público no stand da Pick-upau.
x

Ativistas atendem público no stand da Pick-upau.

x

Expo Norte recebe ONG Brasil com congresso, oficinas e feira.

 
Cerca de 15.000 pessoas estiveram na ONG Brasil 2013.
x
Em diversos momentos o stand da Pick-upau ficou lotado.
x

Ativistas da Pick-upau.

x
Voluntários da Pick-upau também participaram da cyberação.
x

Voluntários da Pick-upau também participaram da cyberação.

x

Apresentações artísticas e stands se misturaram durante evento.

x

Apresentações artísticas e stands se misturaram durante evento.

x

Da Redação
Fotos: Divulgação/Pick-upau
 
  Postado às 11h11
 
|
  04/12/2013
  Eu curto biodiversidade no Flickr e no Facebook
 

Campanha foi encerrada durante o ONG Brasil 2013

Veja as imagens da cyberação nas redes sociais.

Pick-upau/Reprodução

Veja a galeria de fotos no Flickr

x
Veja a galeria de fotos no Facebook
 
  Postado às 19h00
 
|
  04/12/2013
  ONGs compartilham cyberação da Pick-upau
 

Campanha foi encerrada durante o ONG Brasil 2013

02/12/2013 – A Agência Ambiental Pick-upau esteve presente na edição 2013 do ONG Brasil, realizada no Expo Center Norte, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Entre as atividades do estande, a organização fez a última intervenção da cyberação “Eu curto biodiversidade”. Além do público visitante diversas organizações compartilharam a campanha.

Greenpeace-Brasil
Social da Gaviões da Fiel
ABAN Brasil – Associação dos Amigos
ALPS – Associação de Lutas e Promoção Social
Casa do Zezinho
Canto Cidadão
IDE Mundi – Instituto de Desenvolvimento Estratégico
Instituto Planeta Terra
CEJA – Centro Educacional Jabuti
NIPA – Arca de Noé
Se Toque – Educação sobre Câncer de Mama
SOPRAL – Sociedade Protetora dos Animais e Meio Ambiente de Leme
SURYA Brasil Solidária.

Pick-upau/Divulgação

Greenpeace-Brasil

x
Greenpeace-Brasil
x

Canto Cidadão

x

Canto Cidadão

 
ABAN Brasil – Associação dos Amigos
x
ALPS – Associação de Lutas e Promoção Social
x

Casa do Zezinho

x
CEJA – Centro Educacional Jabuti
x

CEJA – Centro Educacional Jabuti

x

Social da Gaviões da Fiel

x

IDE Mundi – Instituto de Desenvolvimento Estratégico

x

NIPA – Arca de Noé

x

NIPA – Arca de Noé

x

Instituto Planeta Terra

x

Se Toque – Educação sobre Câncer de Mama

x

SOPRAL – Sociedade Protetora dos Animais e Meio Ambiente de Leme

x

SOS Mata Atlântica

x
SURYA Brasil Solidária
x

Da Redação
Fotos: Divulgação/Pick-upau
 
  Postado às 15h34
 
|