MPSP inicia plantio de mudas nativas para compensar emissão de Gases de Efeito Estufa

Pegada Ecológica é a 3ª Frente do Projeto Florestar
 
 

17/02/2014 – Promotores e Procuradores de Justiça e o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa participaram na manhã do último sábado, 15/02, da "pegada ecológica" quando deram início ao plantio de mudas nativas das espécies cedro-rosa, ceboleiro, açoita-cavalo e palmeira-juçara, no Parque Estadual da Cantareira, na zona norte da capital paulista, para neutralizar a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes das atividades exercidas pelo MP. Foram plantadas 40 mudas. Nos próximos meses serão plantadas em todo o Estado 2.215 mudas. A "pegada ecológica" faz parte da 3ª Frente do Projeto Florestar "Cidadania Ambiental".

Márcio Elias Rosa afirmou que essa iniciativa não deve ser episódica e sim uma agenda permanente. "Vamos fazer daqui para frente uma agenda permanente dessas pegadas ecológicas que só fazem bem para a saúde e para o cidadão", disse.

Por meio de um Termo de Cooperação Técnico firmado em janeiro deste ano, os auditores da Agência Ambiental Pick-upau elaboraram um Inventário e Laudo Técnico para Neutralização de Gases de Efeito Estufa (GEE). O relatório consiste no levantamento das emissões provenientes das atividades antrópicas, ou seja, a ação do homem sobre o habitat e as modificações dela resultantes, exercidas pelo MP no ano de 2012, para, posteriormente, neutralizá-las por meio do plantio de mudas nativas.

O cálculo foi feito considerando a frota de veículos automotivos, a energia elétrica consumida, o consumo de papel e viagens áreas nacionais realizadas no período de janeiro a dezembro de 2012. Essa contabilidade levou a Agência Ambiental Pick-upau a somar o número de 2.215 mudas nativas que serão plantadas pelos Membros e servidores do MP nos próximos meses. Os plantios serão coordenados pelos Grupos de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaemas) em todo o Estado.

Promotores e Procuradores de Justiça e o Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa participaram de plantio no PE da Cantareira.
Foto: Pick-upau/MPSP/Reprodução

Nesta segunda-feira, 17/02, o MP recebeu o selo “Selo Green Atmosfera”, após a neutralização das emissões identificadas por meio do plantio de mudas nativas, foi emitido pela Agência Ambiental PICK-UPAU ao Ministério Público de São Paulo.

Participaram do plantio os Promotores de Justiça, Assessores da área de Meio Ambiente do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (Cao-Cível), Adriano Andrade de Souza; Luis Fernando Rocha e Tatiana Barreto Serra; a Coordenadora Geral do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (Cao-Cível), a Procuradora de Justiça, Lídia Helena Ferreira da Costa Passos; a Promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Núcleo Capital, Beatriz Lopes de Oliveira; a Promotora de Justiça e Assessora do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (Cao-Cível), área do Idoso e Inclusão Social, Maricelma Rita Maleiro; a Promotora de Justiça e Assessora do Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva (Cao-Cível), área da Infância e Juventude, Fernanda Beatriz Gil da Silva Lopes; o Gestor do Parque Estadual da Cantareira, Vladimir Arrais e integrantes da Agência Ambiental Pick-upau.

Projeto Florestar
O Projeto Florestar criado pelo ato nº 61/2012-PGJ, de 29 de novembro de 2012, no âmbito do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, tem o objetivo de estabelecer uma programação de trabalho do Ministério Público, nas áreas de Urbanismo e Meio Ambiente, para o desenvolvimento de ações e estudos referentes à proteção florestal e da biodiversidade após as alterações legislativas, em especial o novo Código Florestal (Lei no. 12.651/2012). O Projeto Florestar conta com três frentes: o Grupo Estratégico de Proteção Florestal; o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos; e o Programa de Cidadania Florestal. O Grupo Estratégico de Proteção Florestal tem como objetivos o desenvolvimento e sugestão de estratégias de atuação institucional no âmbito administrativo e judicial, referentes à proteção florestal e da biodiversidade. Já o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos tem a finalidade de subsidiar os trabalhos dos Promotores de Justiça e Assistentes Técnicos de Promotoria, em matéria de proteção florestal. O Programa de Cidadania Florestal visa a integração da atividade institucional do Ministério Público em matéria ambiental-florestal com a comunidade em geral.

Com Informações do MP-SP
Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo
Fotos: MPSP/Reprodução

 
 
 
 

 

Biodiversidade
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.