Angra 3: Notícias
 
TOSHIBA PRETENDE FORNECER EQUIPAMENTO PARA QUARTA USINA NUCLEAR BRASILEIRA
 

8 de Agosto de 2007 - Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O presidente mundial da Toshiba, Atsutoshi Nishida, afirmou hoje (8) que a empresa japonesa tem interesse em fornecer equipamentos para a quarta usina nuclear do Brasil. A Toshiba e a brasileira Semp uniram-se há 30 anos formando a companhia Semp Toshiba, fabricante de eletroeletrônicos.

Em 2006, o grupo japonês comprou, por US$ 5,4 bilhões, uma das maiores produtoras de reatores nucleares, a Westinghouse, filial da estatal inglesa British Nuclear Fuels (BNFL) nos Estados Unidos. A usina Angra 1 utiliza a tecnologia da empresa norte-americana.

“Queríamos que a Westinghouse continuasse [no setor nuclear brasileiro]. Se isso for possível, estaremos gratificados”, afirmou Nishida à Agência Brasil, acrescentando que nenhum acordo foi firmado e que ainda haverá o processo de concorrência.

Nishida reuniu-se na manhã de hoje (8) com o presidente em exercício, José Alencar, no Palácio do Planalto. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou ontem (7) que a Eletronuclear está autorizada a iniciar os estudos para definir o local de instalação da quarta usina do país. A autorização foi dada pelo Conselho Nacional de Política Energética.

A nova usina nuclear terá capacidade de produzir cerca de mil megawatts, deverá ser instalada na região Nordeste e tem previsão de entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim.

Organizações não-governamentais protestam hoje em frente ao Palácio do Planalto contra a retomada da construção de Angra 3 e o programa nuclear brasileiro.

+ Mais

Tolmasquim diz que Conselho já autorizou Eletronuclear a ver local para construção da quarta usina

7 de Agosto de 2007 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou hoje (7) que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) já deu autorização para que a Eletronuclear inicie os estudos, a fim de definir o local de instalação da quarta usina do país, com capacidade de produção de cerca de mil megawatts.

A nova usina nuclear deverá ser instalada na região Nordeste e tem previsão de entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim, ao lembrar que a construção da quarta usina está prevista no Plano Nacional de Energia.

Durante o encontro Energy Summit 2007, Tolmasquim também defendeu mudanças nos critérios de entrega de energia (despacho) das usinas térmicas para o sistema – o que poderá viabilizar a participação das unidades movidas a gás natural liquefeito (GNL) nos próximos leilões.

O governo, acrescentou, já avalia com o Operador Nacional do Sistema (ONS) a possibilidade de aumentar o prazo para que seja dada a determinação de entrega dessa energia, hoje de apenas 24 horas. A idéia em estudo, explicou, é de aumentar até 60 dias o prazo exigido pelo ONS à usina térmica. "Se o ONS pede com essa antecedência, a Petrobras pode fazer a encomenda", enfatizou.

O objetivo do governo é de que a nova regra já possa ser utilizada no próximo leilão de energia nova, previsto para até o final de setembro, com prazo de entrega para 2012.

Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.