News
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
GOVERNO FOGE AO DEBATE SOBRE ANGRA 3
 

03 de Outubro de 2007 - Ativistas do Greenpeace protestam contra construção de Angra 3 - Brasília, Brasil — Audiência pública no Congresso para discutir as obras da usina nuclear foi adiada porque os representantes do governo fugiram da raia.

O presidente da CNEN, Odair Dias Gonçalves, e representantes do Ministério de Minas e Energia, desistiram de participar da audiência pública marcada para esta quinta-feira, dia 4, na Câmara dos Deputados, para debater a retomada das obras da usina Angra 3. Todas as ONGs ambientalistas e demais técnicos confirmaram presença, mas com a ausência dos que defendem Angra 3, o debate público ficou inviabilizado.



"O programa nuclear brasileiro é da nação e não de uns poucos, que querem decidir pelo Brasil se ele deve continuar ou não. A ausência destes atores no debate só vem demonstrar que aqueles que conduzem o programa continuam insistindo na sua não-transparência. E, na falta de argumentos de defesa da usina, a saída encontrada é a de sempre, fugir", afirmou o deputado federal Edson Duarte (PV-BA), que fez o pedido de audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

O governo fugiu do debate público na Câmara, mas no Senado o presidente da CNEN afirmou na última terça-feira, também em audiência pública, que o país deverá construir mais quatro usinas nucleares até 2030, além de Angra 3. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, disse que o Brasil trabalha "firmemente" para a retomada do programa de energia nuclear.

“Apesar de todos os problemas de insegurança, falta de fiscalização e controle e infra-estrutura, apontados no relatório Fiscalização e Segurança Nuclear, publicado pelo Grupo de Trabalho da Comissão de Meio Ambiente, o governo insiste em defender a retomada do programa nuclear. Isso vai representar bilhões de reais em gastos de dinheiro público num tipo de energia economicamente pouco competitiva e ambientalmente suja”, afirma Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil.

Fonte: Greenpeace-Brasil
 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.