News
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
ELETRONUCLEAR RECORRE DE DECISÃO JUDICIAL SOBRE NOVAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DE ANGRA 3
 

25 de Janeiro de 2008 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Eletronuclear já está recorrendo da decisão liminar da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, em atendimento à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, que determina a realização de novas audiências públicas sobre o licenciamento ambiental da usina nuclear de Angra 3.

Proposta pelo procurador da República André de Vasconcelos Dias, a ação pede o cancelamento das audiências públicas ocorridas nos dias 19, 20 e 21 de junho do ano passado, realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro, respectivamente.

Segundo informou hoje (25) à Agência Brasil o superintendente de Licenciamento e Meio Ambiente da Eletronuclear, Yukio Ogawa, a estatal, responsável pela operação e construção das usinas nucleares no Brasil, “tem duas ações a desencadear: a primeira é atender à decisão judicial, e neste sentido o Ibama já publicou hoje no Diário Oficial da União a realização de novas audiências em Angra, Paraty e Rio Claro nos dias 25, 26 e 27 de março próximo; a outra, é agravar a decisão liminar”. Ou seja, a Eletronuclear vai tentar cassar a liminar concedida pela Justiça de Angra dos Reis.

Segundo Ogawa, o Ibama vai recorrer da decisão “porque também é réu no processo”. A empresa, acrescentou, vai alegar em sua defesa que foram atendidos os objetivos das audiências públicas, de “levar a informação à população”. Ele argumentou que só o fato de as audiências terem sido realizadas e a presença de cerca de 1,3 mil pessoas em cada uma delas confirma que o objetivo foi atingido.

O superintendente lembrou que enquanto se aguarda uma decisão, o processo de licenciamento ambiental de Angra 3 fica paralisado. A Eletronuclear está requerendo no Ibama a concessão de licença prévia para a obra. Posteriormente, será dada uma licença de instalação para dar início à construção.

A decisão judicial, admitiu, “frustra a expectativa de uma licença dentro do prazo previsto e também em função do que está planejado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]”. A expectativa inicial era de concessão da licença ainda neste mês. Se uma nova ação derrubar a liminar, há possibilidade de obtenção da licença e de retomada da obra ainda neste ano, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.