Angra 3: Notícias
 
MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO PARA ANGRA 3 DEVEM SER ACEITAS DESDE QUE NÃO ENCAREÇAM CUSTO DA ENERGIA
 

13 de Julho de 2008 - Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que acha razoável o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, querer impor condições e também compensações para o funcionamento da Usina Nuclear de Angra 3. A licença ambiental deverá ser concedida até o próximo dia 30, para que as obras de construção da usina tenham início em 1o de setembro, como já anunciou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Para Tolmasquim, no entanto, estas exigências têm que manter o mínimo de razoabilidade, de modo a não inviabilizar o projeto ou onerar o custo final da energia e, por extensão, prejudicar o consumidor.

“Eu acredito que as compensações, desde que seja algo razoável, não devam ser evitadas pelo setor energético. Eu acho que tudo que seja razoável deva ser considerado. Se para que a área ambiental libere projetos de fontes alternativas seja necessário compensações - seja para hidrelétrica, térmicas ou nucleares - elas [as exigências] devem ser consideradas”, disse Tolmasquim.

Na avaliação do presidente da EPE - órgão do Ministério de Minas e Energia encarregado de formular o planejamento energético do país – as exigências que vêm sendo feitas “até agora” pelo ministro Carlos Minc são bastante razoáveis.

Tolmasquim adiantou à Agência Brasil que o governo tem um grupo analisando os principais gargalos a serem eliminados para a continuidade do Programa Nuclear Brasileiro e que prevê a construção de mais quatro usinas nucleares até 2030, além da de Angra 3. Entre esses gargalos está a questão do que fazer com os rejeitos nucleares provenientes da atividade de geração nuclear no país.

“É fundamental o Brasil ter uma estratégia permanente de armazenar os rejeitos decorrentes da geração da energia nuclear. É inconcebível ter um programa [nuclear] sem dar uma solução, em termos de estoque e de guarda dos rejeitos. Eu acho que as solicitações feitas pelo ministro Carlos Minc, por enquanto, me parecem bastante razoáveis”, disse Maurício Tolmasquim.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras
 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.