News
 
 
 
Angra 3: Notícias
 
EXIGÊNCIAS DO IBAMA PARA ANGRA 3 VÃO ENCARECER TARIFA DE ENERGIA, PREVÊ ESPECIALISTA
 

24 de Julho de 2008 - Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília - O especialista em planejamento energético e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasilia (UnB) Ivan Camargo criticou hoje (24) a lista de condicionantes prevista pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para emissão da licença ambiental prévia da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro. Na avaliação de Camargo, o excesso de exigências vai encarecer o preço final da energia produzida pela usina.

“Todo incremento no custo quem paga é o consumidor final. Evidentemente, essa despesa quem vai pagar somos nós. É uma forma distorcida de criar um imposto, de tornar a energia nuclear ainda mais cara. E o Ministério do Meio Ambiente não pode criar imposto, isso cabe ao Congresso Nacional”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com o professor da UnB, a licença traz muitas exigências “questionáveis”, como a responsabilização da Eletronuclear pelo saneamento ambiental dos municípios de Paraty e Angra dos Reis e criação de programas de educação ambiental. “Algumas exigências estão ligadas a grandes temas, como saneamento e educação, e isso aí é função do Estado, de certa forma é um jeito de criar um imposto para a energia nuclear”, acrescentou.

Camargo elogiou a condicionante que prevê a destinação definitiva para os resíduos nucleares de alta radioatividade – “é absolutamente correta” – , mas defende que as exigências não sejam maiores que as utilizadas em outros países que adotam a energia nuclear. “É preciso respeitar a tecnologia desenvolvida no mundo, a exigência não precisa ser maior que no resto do mundo, precisa ser compatível; porque toda exigência maior implica em custo”, avaliou.

“Toda produção de energia elétrica causa impacto ambiental e tem risco, mas o risco pode ser controlado, o mundo tem tecnologia para que esse risco seja controlado. É disso que os agentes do governo têm que cuidar: monitorar para que os riscos de acidentes sejam os menores possíveis; um acidente nuclear é tudo o que a gente não quer, é claro; o processo de monitoramento, de acompanhamento tem que ser constante”, argumentou o especialista.

Defensor da energia nuclear, o professor da UnB é favorável à instalação de novas usinas desse tipo no Nordeste, como prevê o governo. “Tenho certeza que o Brasil precisa de muita energia elétrica, e para atender essa demanda crescente, a gente precisa de muitas fontes, e de fontes diversificadas, não adianta só fazer hidrelétricas. E a nuclear tem impacto ambiental menor, a emissão de gás carbônico (CO2) é muito menor se comparada com usinas térmicas, por exemplo; e a energia eólica ainda é cara”, ponderou.

+ Mais

Governo faz esforço "bestial" para cumprir exigências das obras de Angra 3, diz Lobão

25 de Julho de 2008 - Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (25) que o governo está fazendo todo o esforço para suprir as exigências impostas pelo Ministério do Meio Ambiente para a construção da Usina Nuclear Angra 3.

“O ministro [Carlos] Minc disse que faz exigências brutais e nós estamos fazendo um esforço bestial para resolver. O país precisa dessa energia e vamos começar a construção, que foi paralisada há 20 anos”.

Antes de entrar para evento no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Lobão afirmou que algumas dessas exigências, como soluções para o lixo nuclear, não são tão fundamentais a ponto de ser necessário seu cumprimento antes do início das obras.

“Nós teremos todo o cuidado devido e faremos aquilo que o mundo faz dentro da tecnologia [existente]. A França desenvolve uma tecnologia, por meio da qual será possível reaproveitar todo o lixo”, disse. "O problema será resolvido a seu tempo".

Sobre a destinação do lixo tóxico da usina, Lobão informou que o problema será resolvido “a seu tempo”. “O país que mais utiliza energia nuclear no mundo é a Coréia, que entulha o lixo numa prateleira, sem cuidados absolutos. Não diria sem cuidados, mas sem cuidados absolutos”.

Fonte: Agência Brasil
 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.