Viveiro Florestal
 

O Viveiro Florestal Refazenda tem como objetivo a produção de mudas nativas, para que sejam utilizadas na arborização urbana, na restauração de áreas degradadas e na implantação de sistemas agroflorestais. No viveiroé realizada a semeadura direta ou indireta das sementes, que a partir de uma determinada altura começam a ser adubadas até adquirirem porte adequado para plantio em local definitivo.

Cada espécie possui suas características, algumas sementes podem ser armazenadas por um período maior de tempo que não perdem a viabilidade, outras precisam ser semeadas logo após a sua colheita. Algumas sementes possuem dormência, endógena ou exógena, como a Canafístula (Peltophorum dubium), o Sansão-do-campo (Mimosa caesalpiniifolia) e o Mutambo (Guazuma ulmifolia), e para que germinem é necessário realizar tratamentos para que esta dormência seja superada, outras não possuem, como a Pata-de-vaca (Bauhinia forficata), Dedaleiro (Lafoensia pacari), Paineira (Chorisia speciosa), Pau-d’alho (Gallesia integrifolia), Piteira (Senna pendula) e Urucum (Bixa orellana).

Pick-upau/CECFLORA/Divulgação

Viveiro Refazenda


Para a composição do substrato são utilizadas terra adubada ou terra de subsolo, matéria orgânica como esterco curtido, composto e mineral como vermiculita e fertilizantes, respeitando a quantidade adequada para que o substrato tenha a porosidade adequada, seja leve, isento de patógenos e que forneça sustentação a muda. Estamos atentos para a presença de pragas como cochonilhas, paquinhas, pulgões, lagartas, formigas, gafanhotos e grilos, e doenças como ferrugem, tombamento e podridão de raízes, havendo ocorrência de alguma delas, realiza-se a catação manual, aplicação de inseticidas, iscas formicidas e calda bordalesa como agente fungicida etc. Após a aclimatação das mudas com a sua disposição em ambiente a pleno sol e irrigações menos frequentes, realiza-se a destinação para o seu local de plantio.



O Viveiro foi criado a partir do projeto institucional Refazenda em 2007, pela Agência Ambiental Pick-upau, manteve parcerias na forma de financiamentos e patrocínios do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC e do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, ambos do Ministério do Meio Ambiente; do Banco Itaú-Unibanco, por meio do Programa Ecomudança; do Governo da República da Alemanha; da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, entre outros. Atualmente produz mais de cem espécies florestais do Cerrado e da mata Atlãntica. O Viveiro Refazenda está registrado no RENASEM-MAPA desde 2011.

Da Redação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.