Unidades de Conservação
Sítios Ramsar
 
 

Sítios Ramsar

Sitio Ramsar - Convenção sobre Zonas Úmidas (Ramsar - Irã, 1971) no Brasil

No dia 02 de fevereiro é o Dia Mundial das Zonas Úmidas (DMZU), que celebra a data da assinatura da Convenção sobre as Zonas Úmidas. O dia 02 de fevereiro de 1971, às margens do Mar Cáspio, na cidade iraniana de Ramsar.

Sítios Ramsar - Convenção sobre Zonas Úmidas

O Brasil ratificou a Convenção em 24 de Setembro de 1993. É considerado o 4º país do mundo em superfície na Lista Ramsar. Possui sete Zonas Úmidas consideradas Sítios de Importância Internacional - Sítios Ramsar, o que equivale a 6.456.896 ha.

Reserva de Desenvolvimento Sustentado Mamirauá (AM)

Designada em 04/10/93, compreendendo 1.124.000 ha, é considerada a maior área protegida do Brasil coberta por florestas inundadas (várzeas). Abriga uma biodiversidade ímpar, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas da flora e da fauna, tais como: répteis, peixes, aves e mamíferos como o Uacari-Branco.

Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA)

Designada em 1999, compreendendo 1.775.035 ha. Área composta por terras planas e inundáveis periodicamente onde ocorrem campos, matas de babaçu, matas ripárias, manguezais e bacias lacustres.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS)

Designado em 24/05/93, com 34.400 ha, situado na planície costeira do Rio Grande do Sul. Inclui amostras de estingas, banhados, lagoas e dunas que abrigam espécies endêmicas e ameaçadas. São conhecidas 181 espécies de aves, sendo 35 migratórias. Área rica em alimento para espécies da fauna marinha.

Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA)

Designada em 30/11/93, com 2.680.911 ha. Zona costeira irregular com muitas ilhas, estuários, dunas e praias cobertas por grandes extensões de mangue que abrigam várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos além de aves migratórias. Explorada economicamente pelas populações locais.

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA)

Designada em 1999, com 34.556 ha. Área de afloramentos rochosos que dão origem a um extenso banco de corais favorecendo a ocorrência de algas, cnidários e esponjas. Ambiente propício à reprodução de várias espécies de peixes, inclusive ameaçadas.

Parque Nacional do Araguaia (TO)

Designado em 04/10/93, com 562.312ha, localizado na Ilha do Bananal, considerado área de tensão ecológica entre o cerrado e a Amazônia, sujeito a inundações periódicas. Abriga uma enorme diversidade de fauna, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção de peixes, aves aquáticas e mamíferos.

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT)

Designado em 24/05/93, com 135.000 ha, extensão de cerrado e florestas estacionais periodicamente alagada, representa a maior concentração de fauna do neotrópico, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção de mamíferos, aves, répteis e peixes.

Reserva Particular do Patrimônio Natural do SESC Pantanal

Designado em 04/2003, tem 87.871,44 ha de rios permanentes, lagos, planícies e florestas inundáveis. É o primeiro Sítio Ramsar brasileiro em área privada, também reconhecido como unidade de conservação pelo governo federal. Assim como o vizinho Sítio Ramsar do Parque Nacional do Pantanal, a RPPN abriga fauna e flora exuberantes, tornando-se um reforço à conservação do ecossistema.

Por que conservar as Zonas Úmidas?
As zonas úmidas estão entre os ambientes mais produtivos do mundo, considerados armazéns naturais de diversidade biológica. Além disso, proporcionam sistemas de apoio a vida para grande parte da humanidade, cumprindo funções ecológicas fundamentais como reguladora dos regimes hidrológicos e como hábitat de uma rica biodiversidade. Contribuem também para a estabilidade climática, por meio de seu papel nos ciclos globais de água e carbono, constituindo-se em um recurso de grande importância econômica, cultural, científica e recreativa, que deve ser preservado.
As zonas úmidas podem ser conservadas mediante o USO RACIONAL, definido como a "utilização sustentável que outorga benefícios à humanidade de uma maneira compatível com a manutenção das propriedades naturais do ecossistema". A sua vez, o uso sustentável é "o uso humano de uma zona úmida que permite a obtenção de um máximo de benefícios de maneira contínua para as gerações presentes, ao mesmo tempo que se mantêm o potencial para satisfazer as necessidades das gerações futuras".

Quais são os compromissos do Brasil frente à Convenção de Ramsar?
A convenção não é uma agência internacional reguladora, e não tem pretensão de impor nenhum tipo de restrição ou condição que afete a soberania dos países.

As Partes Contratantes da Convenção de Ramsar participam de um processo destinado a identificar os sítios em seus territórios que podem ser classificados como "zonas úmidas de importância internacional", com o objetivo de prestar especial atenção a sua conservação e a seu uso sustentável. Até a presente data, os 133 estados partes (países) haviam incluído cerca de 1079 Sítios Ramsar (aproximadamente 80 milhões de ha) na Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional - Lista Ramsar.

Ademais, as partes promovem o uso sustentável ("uso racional", na terminologia de Ramsar) de todas as zonas úmidas situadas em seu território, mediante a adoção de políticas e legislação apropriadas e atividades de formação, pesquisa ou destinadas a incrementar a consciência pública do valor das zonas úmidas.

Quais os procedimentos para a designação de sítios adicionais à Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional - Lista Ramsar?
A Convenção contempla que as partes contratantes podem agregar outras zonas úmidas à Lista Ramsar quando assim o desejarem. A documentação requerida para adicionar sítios é exatamente a mesma que é requerida ao designar zonas úmidas quando um país adere por primeira vez a Convenção (Ramsar Information Sheet, mapas e descrições).

As designações são apresentadas pela Autoridade Administrativa (Ponto Focal) responsável pelas questões relativas a Convenção de Ramsar, ou seja, dirigindo-se diretamente a Oficina Ramsar ou por meio da Missão da Parte Contratante em Genebra, Suíça ou da Embaixada que serve de nexo oficial com a Oficina da Convenção.

A comunicação direta com a Oficina de Ramsar constitui uma via mais simples, mas a comunicação através do Ministério das Relações Exteriores ou da Embaixada na Suíça outorgará mais solenidade e formalidade ao ato.

Como a Convenção funciona?
Os estados membros se reúnem a cada três anos, nas reuniões da Conferência das Partes (COP), para discutir o progresso da conservação das zonas úmidas, rever o status dos sítios da Lista Ramsar, apreciar os relatórios de organização internacionais e elaborar resoluções e recomendações para a implementação da Convenção.

Partes das avaliações de progresso são baseadas nos informes nacionais apresentados por cada estado membro por ocasião da COP.

O informe nacional tem formato de um questionário, padronizado, com questões equivalentes às ações do Plano Estratégico da Convenção.


Fonte: Ibama
Ministério do Meio Ambiente
Secretarias estaduais de meio ambiente
Pick-upau – 2009 – São Paulo – Brasil
 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.