News
 
 
 
O Lobo do Homem
Chernobyl
 
 

> Segundo a ONU, Chernobyl matou 56 pessoas
O maior acidente nuclear da História não provocou tantas mortes quanto se imaginava. Até agora, 56 vítimas fatais foram diretamente relacionadas à radiação liberada em 1986 pela usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia - na época uma república soviética. O número é bem menor que o divulgado pelas autoridades ucranianas, que falavam em mais de 100 mil mortos. Matérias relacionadas.

> Segundo a OMS, Chernobyl matou 216 pessoas
A Organização Mundial de Saúde (OMS), da ONU, produziu seu próprio relatório afirmando que as mortes poderiam ultrapassar 8 mil se fosse ampliado o campo de pesquisa. A OMS estimou que, entre 76 mil pessoas analisadas, houve 216 mortes até 1998, e não 56. Matérias relacionadas.

> Perigos dos reatores nucleares
Este relatório fornece uma avaliação ampla dos perigos dos reatores nucleares em operação, dos novos projetos revolucionários. e dos conceitos de futuros reatores nucleares. Também trata dos riscos associados ao manejo do combustível nuclear utilizado. A primeira parte do relatório descreve os problemas característicos e inerentes aos projetos dos principais reatores em operação atualmente; a segunda parte avalia os riscos associados a novos projetos; a terceira parte, o envelhecimento dos reatores em operação; a quarta parte, a ameaça terrorista à energia nuclear; e a quinta parte, os riscos associados aos impactos das mudanças climáticas como enchentes sobre a energia nuclear.
Riscos na operação da tecnologia nuclear no século 21.

> 1998: Centenário de uma descoberta
Muitos foram os que dedicaram a sua vida à ciência nuclear, mas um nome em especial merece destaque pela sua obstinação, pelos sacrifícios que se impôs na busca do conhecimento e pelos incríveis resultados alcançados – Marie Sklodowska-Curie, uma mulher extraordinária, descobridora dos elementos Polônio e Rádio em 1898, sendo os seus esforços justamente coroados por dois Prêmios Nobel.

> Outras opções de energia
Depois da revolução industrial, no final do século XVIII, e especialmente durante o século XX, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente tornou-se muito significativo. O aumento da população e do consumo pessoal, principalmente nos países desenvolvidos, originou problemas ambientais cuja solução é o grande desafio deste início de século para pesquisadores, ambientalistas, governos, organizações não-governamentais e comunidades de todo o mundo.
Grande parte dos problemas está relacionada com a exploração e utilização de energia. Poluição, chuva ácida, destruição da camada de ozônio, aquecimento da Terra – por causa da intensificação do efeito estufa – e destruição da fauna e flora são alguns dos efeitos dos processos atualmente disponíveis para a geração de energia. (Veja também o capítulo Transportes).
Hoje, 75% da energia gerada em todo o mundo é consumida por apenas 25% da população mundial, principalmente nos países industrializados. Prevendo que a população dos países em desenvolvimento deverá dobrar até que se consiga a estabilização, por volta do ano 2110, e melhorar seus padrões de consumo, a questão é: como atender à demanda por energia sem que ocorram impactos ambientais ainda mais significativos?
- Energia elétrica / energia hidráulica / energia termelétrica / energia eólica / energia solar

> Aplicações da Energia Nuclear Apostila Educativa (CNEN)
A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impossíveis de serem realizadas pelos meios convencionais. A medicina, a pesquisa, a indústria, particularmente a farmacêutica, e a agricultura são as áreas mais beneficiadas.
Os isótopos radioativos, devido a propriedade de emitir radiação, têm vários usos. As radiações podem atravessar a matéria ou ser absorvidas por ela; isso possibilita múltiplas aplicações. Mesmo em quantidades cuja massa não pode ser determinada pelos métodos químicos, a radiação emitida por eles pode ser detectada. Veja mais.

> Energia Nuclear Apostila Educativa (CNEN)
De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. Na prática, a energia É melhor “sentida” do que definida. Quando se olha para o Sol, tem-se a sensação de que ele é dotado de muita energia, devido à luz e ao calor que emite constantemente. Veja mais.

> Radioatividade Apostila Educativa (CNEN)
Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos ou suas combinações. Atualmente, sabemos que o átomo È a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico.
A estrutura de um átomo É semelhante à do Sistema Solar, consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa, como o Sol, e em partículas girando em seu redor, denominadas elétrons, equivalentes aos planetas. Veja mais.

> A História da Energia Nuclear (CNEN)
Saiba mais sobre o surgimento da energia nuclear.

> Conheça outras fontes de energia
Energia solar, hidrelétricas, termelétricas, eólica. Saiba como economizar. Veja mais.

> Perguntas freqüentes
Veja as perguntas mais comuns sobre a energia nuclear.

> Outros documentos relacionados
Veja outros documentos relacionados a energia nuclear e suas aplicações.

> Saiba mais sobre a atividade nuclear no Brasil
Veja também a legislação nuclear no país.

Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Folha de São Paulo (www.folha.com.br)
Estado de São Paulo (www.estado.com.br)
O Globo (www.oglobo.com.br)
Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear (www.cnen.gov.br)
Pick-upau – 2006 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.