Semana do Meio Ambiente
Relatório Ambiental (Reciclagem de Embalagens longa vida)
 
 

O desafio que no momento se impõe ao setor produtivo mundial é o de transformar em prática o conceito da sustentabilidade. Embora o tema seja bastante difundido e presente nos relatórios das corporações, ainda são poucas as que o tornam realidade.

A sustentabilidade exige das empresas a quebra de paradigmas e uma nova gestão, apta a incorporar as questões socioambientais à sua estratégia e ao dia-a-dia. Nada disso se concretiza sem a participação do público interno e a formação de um time especialmente treinado para atuar nesse novíssimo ambiente de negócios – do presidente da empresa ao chão de fábrica. É como incorporar um novo DNA ao modo de fazer e gerenciar o negócio. A isso damos o nome, dentro do mundo Tetra Pak, de “Sustentável por Natureza”.

Nosso primeiro Relatório Socioambiental ilustra o conceito, mostrando com dados concretos ações voltadas para a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável do planeta. O compromisso da Tetra Pak com a comunidade e o com o ambiente permeia cada ação, do planejamento à execução.

Das ações de voluntariado à parceria com o Fome Zero, passando pelos programas de valorização da diversidade, procuramos disseminar nossos valores e nossa missão. Da mesma forma, investimos tempo, dinheiro e energia em projetos que estão na vanguarda ambiental, como a utilização de biodiesel na frota de caminhões que prestam serviço para a Tetra Pak , o desenvolvimento da planta de reciclagem de embalagens via tecnologia a Plasma, recém-inaugurada, e o nosso processo de educação ambiental em escolas, que já atingiu mais de 5 milhões de alunos nos últimos oito anos.

O desafio é provar que investir em negócios sustentáveis significa uma oportunidade que viabiliza empreendimentos mais produtivos ao incorporar adequadamente esse conceito à força de trabalho, catalisar o aumento de oferta de energias renováveis e o uso de tecnologias mais limpas, mas que acima de tudo trazem retornos financeiros importantes para a Empresa, seus clientes e os consumidores. Sem casos concretos, como os apresentados neste relatório, não haverá evidências.

E, para que as provas existam, são necessárias empresas inovadoras, com DNA revolucionário e perfil empreendedor, que coloquem em prática os conceitos da sustentabilidade. Somente elas, como nos primeiros tempos da Revolução Industrial, colherão os retornos econômicos e sociais de sua visão de longo prazo. Veja mais.

 
- Download do documento

Fonte: Tetra Pak (www.tetrapak.com.br)
Pick-upau – 2007 – São Paulo – Brasil

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.