News
 
 
 
 

Em Brasília, ‘Planeta ODS’ amplia debate sobre direito a água e saneamento

Publicado em 20/03/2018 Atualizado em 21/03/2018 - Para fortalecer o debate sobre a implementação do ODS 6 – Água potável a saneamento, com base na Agenda 2030, o Governo de Brasília, a Secretaria de Governo da Presidência da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriram oficialmente o “Planeta ODS”, em Brasília, na última segunda-feira (19).

O espaço terá atividades transversais ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontece nesta semana. Até o próximo dia 23, mesas de debate, exibição de filmes no formato fulldome (360°) e de curtas metragens abordarão o tema água e desenvolvimento. A entrada no planetário é gratuita durante todo o evento.

Para fortalecer o debate sobre a implementação do ODS 6 – Água potável a saneamento, com base na Agenda 2030, o Governo de Brasília, a Secretaria de Governo da Presidência da República e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriram oficialmente o “Planeta ODS”, em Brasília, na última segunda-feira (19).

O espaço terá atividades transversais ao 8º Fórum Mundial da Água, que acontece nesta semana. Até o próximo dia 23, mesas de debate, exibição de filmes no formato fulldome (360°) e de curtas metragens abordarão o tema água e desenvolvimento. A entrada no planetário é gratuita durante todo o evento.

Na cerimônia de abertura, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, destacou que a Agenda 2030 é uma importante ferramenta para o alcance do desenvolvimento sustentável. “Nós já estamos exercendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Distrito Federal. Trabalhamos para fortalecer os ODS para que tenhamos uma nova consciência para o bem precioso que está em debate, que é a água”, disse.

O secretário nacional de articulação social do governo brasileiro, Henrique Villa, destacou que “os ODS são um compromisso de governo, uma oportunidade única ao Brasil de integrar o conjunto de atores até 2030”.

Para o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, o Fórum Mundial da Água e o “Planeta ODS” estão totalmente integrados com a perspectiva de desenvolvimento sustentável. “Vamos falar sobre compartilhar os direitos, o uso e os benefícios da água. Só com o diálogo, podemos abrir os caminhos para uma cultura de paz”, afirmou.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Distrito Federal, Leany Lemos, destacou que a principal missão de Brasília é se tornar uma cidade sustentável. “Temos muitos desafios. Temos desenvolvido trabalhos significativos com diversos parceiros, inclusive com o PNUD. Hoje fazemos a localização dos ODS no Distrito Federal com o intuito de popularizar essa agenda”, disse.
Segundo o coordenador-residente do ONU no Brasil e representante-residente do PNUD no país, Niky Fabiancic, discutir as sinergias entre água e saneamento para o cumprimento dos ODS é o principal objetivo do “Planeta ODS”.

Reprodução/Pixabay

 

“Temos um evento transversal, com intensa programação. O Planetário de Brasília estará no foco das discussões nesta semana. Toda a programação evidencia a relação da água e saneamento com todos os ODS, de forma transversal”, afirmou.

Durante os quatro dias de programação, os visitantes do “Planeta ODS” participarão de debates sobre água e governança, colaboração do setor privado para o alcance das metas do ODS 6, empreendedorismo e gestão de recursos hídricos e desenvolvimento rural sustentável.

Representantes da sociedade civil, setor privado, governos e organismos internacionais participarão das mesas de discussão. Além dos debates, também haverá exposição de filmes no local. A programação do “Planeta ODS” ocorre transversalmente ao 8º Fórum Mundial da Água.

O “Planeta ODS” é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo da Presidência da República, o Governo do Distrito Federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Centro Rio+.

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.