News
 
 
 
 

Água pode transformar tensões regionais em parcerias para o desenvolvimento

No mundo, 90% da população depende de recursos hídricos transfronteiriços, mas ainda há muitas controvérsias sobre as políticas ideais para equilibrar o compartilhamento da água. O assunto foi discutido no painel “Água transfronteiriça: transformando tensões potenciais em parcerias para o desenvolvimento regional”, nesta ter-feira (20), no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília (DF).

Khaled Abuzeid, do Conselho Árabe da Água do Egito, defendeu a questão do compartilhamento equilibrado da água. “Nós não podemos nos livrar do compartilhamento de água, pois é o sustento de tudo. O próprio Fórum trata sobre isso. Mas nós temos que compartilhar os benefícios, temos que ter um equilíbrio desse compartilhamento. Nós não podemos olhar apenas para a alocação da água”, ressaltou.

Durante a sessão, as autoridades que compuseram a mesa buscaram analisar o papel do direito internacional e de custódia na prevenção de conflitos sobre os recursos hídricos transfronteiriços. Também trataram de como a convenção da água e seu programa de trabalho estão apoiando os países para alcançar o indicador SDG 6 6.5.2. O principal objetivo seria transformar as tensões em significantes, parcerias de desenvolvimento justas e equitativas, conforme estipulado no SDG 17.

Reprodução/Pixabay

 

O professor Seifeldin Abda, do Ministério dos Recursos Hídricos no Sudão, apontou que há diferentes percepções em relação aos recursos hídricos transfronteiriços. Para ele, o processo não pode simplesmente ser tirado de uma estante e utilizá-lo. “É um processo muito logo e dividir os benefícios não é algo fácil para se fazer. Precisa identificá-los, quantificá-los e saber lidar com eles”, pontuou Abda.

Diante das discussões, foi abordado que a quantidade da água está diminuindo e a crise que causa até conflitos entre nações pode ser solucionada por meio da definição de benefícios para serem compartilhados. O painel apontou que a previsão para os próximos anos é que o mundo possa chegar a perder entre 25% a 30% de água própria para consumo. “A água deveria ser uma questão de união para resolvermos os conflitos. Se tivéssemos que escolher, com certeza não escolheríamos a opção de dividir, mas é preciso”, disse Hassan Janabi, Ministério dos Recursos Hídricos no Iraque.

O painel “Água transfronteiriça: transformando tensões potenciais em parcerias para o desenvolvimento regional” contou também com a participação de Kherraz Khatim, do Observatório do Sahara e Sahel, e foi moderado por Hammou Laamrani, do Ministério dos Recursos Hídricos e Irrigação do Egito.

Posted on terça-feira, Março 20, 2018

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.