MCT disponibiliza dados ampliados sobre Inventário preliminares de emissões de gases de efeito estufa

01/12/2009 - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) disponibiliza uma versão ampliada dos dados preliminares do Inventário Brasileiro das Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa. O documento apresenta detalhamento da emissão de gases por subsetores. O Inventário é parte da Comunicação Nacional à Convenção Quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças do Clima.

A Comunicação é um dos principais compromissos de todos os países signatários da Convenção de Mudança do Clima. O prazo legal de apresentação encerra no dia 31 de março de 2011, mas a divulgação das informações mais importantes foi feita a semana passada em função da proximidade de realização da 15ª Conferência da Partes (COP15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que se realiza de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca.

A coordenação do trabalho é do MCT. Já a obtenção das informações do Inventário Nacional tem a participação de 700 especialistas e cerca de 150 entidades governamentais e não-governamentais, incluindo ministérios, institutos, universidades, centros de pesquisa e entidades setoriais da indústria. “A recepção das informações foi concluída agora em novembro para apresentação, em janeiro de 2010, do relatório de referência, para ser discutida em consulta pública e seminários’’, informou o ministro Sergio Rezende à Comissão de Meio Ambiente do Senado onde o Inventário foi apresentado na semana passada.

Os estudos elaborados darão origem a cerca de 20 Relatórios de Referência contendo as informações utilizadas, descrição da metodologia empregada e critérios adotados. No primeiro semestre de 2010, os dados serão submetidos à análise de especialistas que não participaram diretamente do processo.

O primeiro inventário foi publicado em 2004 com dados referentes ao período de 1990 a 1994. De acordo com o ministro, o grande intervalo para essas divulgações é explicado pela pequena variação anual dos dados, além da complexidade do trabalho.

Rezende esclareceu ainda que os dados do inventário são mais confiáveis do que qualquer estimativa feita até o momento, mas que estão muito próximos das informações já divulgadas pelo governo. “As fontes dos documentos utilizados antes são dos ministérios do Meio Ambiente, e das Minas e Energia e do Inventário. Agora nós temos dados preliminares muito mais consistentes”, afirmou.

De acordo com Rezende, a preocupação com os gases na atmosfera começaram a surgir há dois séculos, mas a partir da criação do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1988, com a produção de relatórios, aumentou o interesse sobre o tema, em especial, agora, depois do auge da crise econômica.

O Inventário é apresentado para o ano base de 2000. Também foram exibidos os valores referentes a outros anos do período de 1990 a 2005, além de atualizar a informações do primeiro inventário.

Do Ministério de Ciência e Tecnologia

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.