News
 
 
 
 

Veja os principais temas da cúpula sobre o clima de Copenhague

O principal objetivo da Conferência do Clima, em Copenhague é selar um novo acordo sobre a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa substituindo o Protocolo de Kyoto que expira em 2012. Entre outros temas, serão discutidos meios de financiamento deste corte e o desmatamento.

Entenda as questões que norteiam a cúpula de Copenhague

- Redução de emissões: compromissos de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020. Esta redução nas emissões implica um custo econômico em termos de eficiência energética e de mudança para tecnologias menos poluentes. Além de comprometimento dos países ricos também será preciso levar em conta a contribuição dos países emergentes para o aquecimento global, já que hoje são fonte de metade das emissões de CO2.

- Financiamento: Os países pobres querem que os industrializados prometam 1% de seus Produtos Internos Brutos (PIB) por ano para ajudar os países desenvolvidos a aplicarem um modelo econômico com menos emissões de CO2, além de medidas de adaptação às inevitáveis consequências das mudanças climáticas. A gestão destes recursos também deverá entrar na pauta de discussões. Os países pobres já expressaram suas críticas contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Status Legal: De um lado há os países em desenvolvimento que reivindicam a continuidade do Protocolo de Kyoto após o prazo de expiração em 2012, e de outro os Estados Unidos que abandonou este protocolo, em parte porque ele só é juridicamente vinculante para os países desenvolvidos, deixando de fora os emergentes e em desenvolvimento. Diante deste cenário, são duas as possibilidades: ampliar Kyoto, estabelecendo relações com os Estados Unidos, ou abandoná-lo e adotar um novo acordo que inclua os Estados Unidos.

Desmatamento: Desmatamento: os países com vastas florestas tropicais pressionam por um acordo que os ajude financeiramente a preservar estes "pulmões" do planeta contra as emissões de CO2.
No entanto, este projeto enfrenta problemas técnicos como, por exemplo, maneiras eficazes de medir a preservação e prevenir a corrupção e o desvio de dinheiro, garantindo que estes recursos sejam de fato empregados para ajudar os países em desenvolvimento.

Da Folha de São Paulo/France Presse

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.