Governo brasileiro em Copenhague expõe divergências sobre limites globais

Os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia) e Minc se reunirão para definir o conjunto de posições que o Brasil defenderá no encontro. Na linguagem diplomática este tipo de encontro chama-se "instrução" para Copenhague.

A versão preliminar da "instrução" brasileira foi distribuída aos demais integrantes da cúpula da delegação só na sexta-feira passada (4). No texto, o Itamaraty até acata o objetivo, definido pelos 17 maiores poluidores, de que 2ºC seria o limite tolerável de aquecimento do planeta até 2100, tendo como base a temperatura de antes da Revolução Industrial.

As divergências até aqui estão relacionadas com a contribuição de países em desenvolvimento para o corte das emissões. Minc enfrentou resistências ao defender a proposta de o Brasil levar metas de redução de emissões para Copenhague. Como país em desenvolvimento, o Brasil não está obrigado por ora a estabelecer nem cumprir metas.

Outra divergência relevante alcança o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa no país. O Itamaraty defende que apenas as ações de redução financiadas sejam objeto de monitoramento e verificação. Novamente, o Ministério do Meio Ambiente é contra. E defende que sejam monitoradas todas as ações, independentemente de receberem financiamento externo.

Da Redação (Folha)

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.