China pede acordo parcial sobre clima e continuidade de negociações em 2010

10/12/09 - O diretor do departamento chinês de Mudança Climática da Comissão de Desenvolvimento Nacional, Su Wei, insistiu sobre a necessidade de se chegar a um acordo vinculativo na Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhague.

"Confiamos em fechar um acordo global e vinculativo em Copenhague, não podemos desperdiçar esta oportunidade, embora não haja consenso em alguns aspectos. Podemos seguir negociando depois, dentro do Mapa do Caminho marcado em Bali - na reunião realizada no fim de 2007- e pela ONU", declarou Su Wei.

Em resposta as declarações de seu colega americano, Todd Stern, exigindo que a China se comprometa a reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2), Su Wei lembrou que a COP15 é uma continuação do Protocolo de Kyoto e que o acordo deixa claro que só os países ricos estão obrigados a cumprir com esses compromissos.

Wei disse que a China seguirá aumentando suas emissões em função de seu desenvolvimento, apesar de ter se mostrado confiante em alcançar "em breve" o pico máximo, e pediu que sejam acordadas em Copenhague ações urgentes de financiamento e de transferência tecnológica para mitigação e adaptação dos países em desenvolvimento, incluindo o seu. E pediu ao presidente americano, Barack Obama, que traga "boas notícias e esperança" à cúpula,

Da Redação
Com G1/BBC

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.