Implantação de mecanismo contra desmatamento cria impasse em Copenhague

15/12/2009 – Nem mesmo o único assunto que parecia definido está livre de impasses na conferência da ONU sobre mudança climática. O Redd - mecanismo de redução de emissões por desmatamento - teve seu texto remetido para a decisão dos ministros, cheio de trechos sem acordo.

O maior entrave consiste em definir se a implantação será ou subnacional (cabendo a entidades como Estados, municípios ou empresas). Por trás dela há um grande debate: o tamanho do compromisso dos países ricos no corte de CO2 dentro de casa.

O Brasil já se posicionou, dizendo ser a favor de que seja nacional, assim como a contabilidade de CO2 abatido. A ideia é que estratégias subnacionais permitiriam a países como os EUA abaterem emissões comprando créditos de carbono florestal locais.

Interessados em gerir o dinheiro do Redd, os governadores da Amazônica se apresentaram em Copenhague como "governadores subnacionais". Inclusive o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que disse que o Estado tinha uma meta voluntária de reduzir o desmatamento em 89% (a meta federal é de 80%). "Sobre os 9% de diferença, MT quer decidir sozinho."

Da Redação
Com Folha

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.