News
 
 
 
 

Brasil e China tiveram conversa de ‘convergência’, diz Dilma

17/12/09 - Após participar de reunião ao lado do presidente Lula e o primeiro ministro chinês Wen Jiabao, nesta quinta-feira (17), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, se mostrou otimista quanto ao diálogo dos chefes de estado, a qual considerou "muito boa". "Foi uma conversa de convergência porque tanto nós como a delegação chinesa estamos preocupados com o melhor resultado desta conferência, para que tenha consequências que signifiquem concretamente melhoria nas condições de vida do planeta".

A ministra disse que tanto China quanto Brasil concordam que deve haver uma meta para limitar o aumento da temperatura a 2 graus Celsius acima da média da era pré-industrial e que para isso já anunciaram ações voluntárias para reduzir suas emissões. Segundo Dilma, a posição dos países é de aceitar que essas medidas de mitigação sejam submetidas a controle internacional quando tiverem financiamento de um fundo internacional a ser criado, mas não deve permitir auditoria externa quando a verba para a execução da ação for nacional.

A ministra ressaltou a posição do Brasil de que se mantenha o Protocolo de Kyoto, único documento internacional de cumprimento obrigatório a respeito de mudanças climáticas, e seja criado um novo tratado adicional. Os países em desenvolvimento têm acusado os ricos de desejarem criar um novo acordo único, deixando o tema sem um documento legalmente vinculante. A ministra da Casa Civil, que chefia a delegação brasileira na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, apontou, em conjunto com o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, negociador-chefe do país, que há diversos pontos de um futuro acordo climático com texto bem estruturado, entre eles o item sobre a proteção de florestas e redução de desmatamento, adaptação às mudanças climáticas em países pobres, transferência de tecnologia, capacitação, e criação de um registro das ações mitigatórias (de redução de emissões de carbono) nos países em desenvolvimento.

A ministra lamentou ainda que o presidente dos EUA, Barack Obama, só venha à COP 15 no último dia, conforme confirmou por telefone ao presidente Lula, já que importantes negociações estão ocorrendo em Copenhague nesta quinta.

Da Redação
Com G1

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.