News
 
 
 
 

Mudança climática deve custar 137% do PIB da América Latina em 2100

17/12/2009 - A impossibilidade de um acordo que possa minimizar os efeitos do aquecimento global significa grave ameaça aos países da América Latina e Caribe. O custo do problema poderia significar até 137% de seu PIB atual no ano 2100, segundo a Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal). Os prognósticos estão no relatório "A economia da mudança climática na América Latina e no Caribe", da Cepal, elaborado para ser apresentado em um evento paralelo à cúpula sobre a Mudança Climática realizado em Copenhague.

Pelo documento, sem ações de mitigação a região poderia sofrer no final do século perdas importantes na agricultura e na biodiversidade, fortes pressões sobre a infraestrutura e um aumento na intensidade de fenômenos naturais extremos. Embora seja a segunda região no mundo que menos gases de efeito estufa emite (a primeira é a África), América Latina e o Caribe estão sofrendo os efeitos do aquecimento global mais que nenhuma outra, com indica o relatório.

Segundo os autores do estudo, os custos econômicos da mudança climática são muito heterogêneos entre países e regiões e terão um comportamento pouco previsível ao longo do século. Com um aumento da temperatura planetária superior a três graus, alguns países ou regiões poderiam perder de 30% a 40% de sua biodiversidade. A pesquisa indica que mangues no litoral do Brasil, Colômbia, Equador, a Guiana Francesa e a Guiana poderiam desaparecer, e as regiões ribeirinhas do rio da prata, na Argentina e no Uruguai estariam seriamente ameaçadas.

Um aumento da temperatura global de 3ºC provocaria também uma queda nas precipitações na Amazônia, acabando com a selva. Neste contexto, a Cepal destaca que é fundamental desenhar uma estratégia de política pública regional que permita reduzir os impactos mais graves da mudança climática. As projeções se baseiam nos cálculos de 15 países: Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

Da Redação
Com Folha

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.