Talentos do Brasil apresenta artesanato sustentável na Rio+20
 

14/06/2012 10:55 - CNO Rio+20 - Praça da Biodiversidade, no Pier Mauá, terá mostra e venda de produtos da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica entre, 16 e 22 de junho

A taboa é uma planta dos pântanos. Cresce em terrenos alagadiços de água doce ou salobra em vários pontos do planeta. Antes considerada apenas um capim sem valor econômico, hoje é a principal fonte de renda de artesãs de São Francisco de Itabapuana, região norte fluminense.

“Produzimos e comercializamos produtos como cestas, bolsas, chinelos e objetos de decoração, trançando a fibra de taboa e há alguns anos conseguimos viver desse artesanato”, conta Shirley Jardim, presidente da Cooperativa Tabua de São Francisco, formada principalmente por mulheres de pescadores e agricultores.

A cooperativa faz parte do programa Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Sebrae. Desde 2005, o programa promove a troca de conhecimentos e estimula a geração de emprego e renda de grupos de artesãos rurais.

“No Talento Brasil, fizemos curso de estilo, moda, corte e costura e tingimento. Eles nos apoiam desde 2008 na melhoraria da qualidade dos produtos e a expor em feiras nacionais e internacionais”, diz Shirley.

Cerca de 2 mil artesãs de 16 estados brasileiros fazem parte do Programa. Elas organizam-se em cooperativas, formando a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperúnica), que comercializa um portfólio com mais de 2.000 produtos.

Para a consultora e vice-presidente da World Fair Trade Organization, Ana Asti, esse tipo de projeto gera oportunidades para empreendimentos serem vistos e comercializados de uma forma que nunca poderiam fazer sozinhos.

“Ganham em qualidade e design sem perder a identidade cultural, seu diferencial. Isso chama cada vez mais a atenção do consumidor, o que beneficia toda a cadeia produtiva, incentivando a demanda por produtos comprometidos com os valores socioambientais e educando o consumidor nas suas escolhas ao comprar”, diz Ana.

Na Rio+20

Quem quiser adquirir produtos do Talentos do Brasil pode ir à Praça da Sociobiodiversidade, localizada na Cúpula dos Povos, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre os dias 16 e 22 de junho. Será uma oportunidade para experimentar e comprar produtos oriundos das florestas brasileiras, orgânicos da agricultura familiar e conversar com os artesãos de 23 grupos. Entre eles estão os integrantes da Cooperativa Tabua de São Francisco.

"A exposição vai ser muito importante para que o público presente na Rio+20 tenha contato direto com o Rural Brasileiro", afirma o secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller.

Ele aponta que o evento terá uma rica mostra de produtos dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. A iniciativa ilustra a capacidade de gerar renda, "usando com sustentabilidade a biodiversidade que o Brasil tem e o conhecimento tradicional do nosso País".

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Parede de boas intenções está em construção no MAM

14/06/2012 00:00 - CNO Rio+20 - No espaço ‘O Futuro Que Nós Queremos’, visitantes podem colar suas ideias para solucionar os problemas mundiais e contribuir para os debates da Rio+20

“O futuro que eu quero tem agricultura sustentável. Nele, a agroecologia suplanta as monoculturas. Sonho com hortas em casas e espaços urbanos coletivos para superar a fome”, disse Isabela Sattamini, 23 anos, nutricionista voluntária do Espaço “O Futuro Que Nós Queremos”.

Isabela faz parte de um grupo de nove jovens voluntários que, entre os dias 12 e 23 de junho, orientará os visitantes na visita à exposição no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Logo após a abertura oficial do espaço, a jovem fez questão de escrever sua ideia e colar em cima da palavra ‘fome’ do grande painel.

O Cônsul Geral do Japão, Masaru Wanatabe, também contribuiu para o painel. Ao girar a roleta com sete temas principais propostos para a conversa global - Água, Empregos, Oceanos, Energia, Cidades, Alimentos, Água, Desastres –, tirou a palavra “desastres”.

Ele escreveu em japonês: ‘faremos todo o possível para a prevenção de desastres naturais. Nós temos experiência”, disse emocionado ao colar seu adesivo sobre a palavra tsunami na parede.

O grande diferencial da campanha é focar em sonhos, no positivo. “Quando pensamos coletivamente, percebemos que há muito mais coisas que nos unem do que coisas que nos dividem neste mundo”, disse Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC).
Fonte: CNO Rio+20

 
 
 
 

 

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