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Consema aprova parecer técnico do trecho norte do Rodoanel
A previsão é que a rodovia esteja totalmente pronta no final de 2014

16/08/2011 - O parecer técnico da Agência Ambiental Paulista-CETESB para as obras do trecho norte do Rodoanel Mário Covas foi aprovado no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA). A aprovação teve 23 votos favoráveis, sete votos contrários e uma abstenção. Com essa decisão, a CETESB está autorizada a dar a licença prévia da rodovia.

A previsão é que o trecho norte, com 44,2 quilômetros, esteja pronto no segundo semestre de 2014. Os trechos oeste e sul já estão concluídos, espera-se que o trecho leste, que teve a licença prévia emitida em 2010, esteja pronto em 2014. O Rodoanel terá aproximadamente 177 mil metros de extensão.

Divulgação/SMA-SP

A empresa responsável pelo empreendimento, DERSA Paulista, afirmou que as obras terão padrões técnicos de alta qualidade. No intuito de reduzir o desmatamento, serão construídos túneis que passarão debaixo do Parque Estadual da Cantareira. Além disso, calcula-se que serão plantados 500 hectares de vegetação nativa e está previsto também o monitoramento da fauna local.

O Governo do Estado de São Paulo, o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiam o projeto.

Com a conclusão da rodovia, espera-se que desafogue o tráfego de veículos na Marginal Tietê e multiplique os benefícios nos outros trechos do Rodoanel favorecendo a Grande São Paulo, a Baixada Santista e as regiões de Campinas, São José dos Campos e Sorocaba. Dados mostram que 53% de toda a carga transportada no Estado de São Paulo tem origem ou destino no Macrometrópole que abrange essas cidades.

Divulgação/SMA-SP

De acordo com a DERSA, a obra acontecerá no sul da Serra e os Parques Estaduais da Cantareira e Alberto Loefgren (Horto Florestal) não serão cortados e uma das principais vantagens do traçado é que não afetará a área de manancial.

Casemiro Tércio Carvalho, conselheiro e membro da Secretaria Estadual de Logística e Transporte, falou em prol da obra “Não devemos pensar apenas nos impactos de fazer a obra, mas também nas consequências negativas de não se fazer”. Ele ainda afirmou que o Rodoanel minimizará o trânsito resultando em menores emissões de gases do efeito estufa.

Participaram da reunião no CONSEMA deputados estaduais, representantes municipais e moradores da região onde a obra será executada. A reunião foi transmitida, ao vivo, em outra sala com capacidade para 60 pessoas.

Divulgação/SMA-SP

O trecho Norte do Rodoanel interligará o aeroporto Internacional de Cumbica, a Rodovia Fernão Dias e a Avenida Inajar de Souza aos trechos leste e oeste. Municípios de Guarulhos, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras e São Paulo serão atravessados pelo traçado.

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Durante a audiência pública, realizada na Secretária do Meio Ambiente, localizada em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, moradores dos bairros afetados protestaram. A licença prévia é apenas uma das etapas do licenciamento ambiental e as obras só poderão começar após a aprovação da licença de instalação e da licença de operação.

A empresa estatal Desenvolvimento Rodoviário S/A DERSA poderá, com a licença prévia, delinear os estudos para corresponder às determinações da CETESB e solicitar a licença de instalação. Ana Maria Iverson, coordenadora da equipe executora do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), afirmou que "A obra não pode começar, mas pode, por exemplo, levar equipe a campo para fazer topografia e cadastro da população. Podem-se detalhar todos os estudos".

Cinco pontos apresentados pelo CONSEMA deverão ser incorporados ao projeto pelo DERSA, todas as alterações são mudanças no traçado da obra. Quanto a isso Ana Maria disse que "Além de tudo que consta do parecer na Cetesb, esses cinco destaques vão sair na resolução do Consema e passam a ser obrigação da obra também"

No início de maio, o governador Geraldo Alckmin noticiou um programa de gestão social que disponibilizará R$ 155 milhões para 2 mil famílias que vivem em imóveis com situação fundiária irregular, localizados na área das obras do Rodoanel.

Compensações

A Secretaria do Verde e do Meio ambiente elaborou um parecer técnico com 70 medidas de prevenção, compensação ou mitigação dos impactos gerados. Além disso, o parecer afirma que imprescindível a revisão do traçado da rodovia.

Em nota a Secretaria afirmou que licenciamento é estadual e as cidades envolvidas apenas encaminham propostas para o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e Secretaria de Meio Ambiente Estadual.

Plano Diretor

Maurício Antonio Ribeiro Lopes disse na audiência pública que o traçado do Trecho Norte infringe alguns dispositivos do Plano Diretor Estratégico e do Plano Diretor Regional de quatro subprefeituras de São Paulo. “Ainda estamos longe de começar a obra e teremos tempo de corrigir diversas situações."

De acordo com Lopes, o MP instaurou um inquérito na área ambiental e um na área de urbanismo, a fim de acompanhar os impactos gerados pelo traçado. "Queremos garantir que essas pessoas que serão desalojadas, se forem desalojadas, tenham os seus direitos preservados."

Paulo Frange, presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara de São Paulo, afirmou que pode ser que seja necessário aprovar na Casa uma alteração no Plano diretor estabelecendo na lei a alterações que visem o interesse público.

Da Redação
Com informações da SMA-SP/G1
Fotos: SMA-SP

 
 
 
 

 

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