News
 
 
 

São Paulo sem sacolinhas nos supermercados
Estado tentará se adaptar a uma nova realidade

23/04/2012 – A partir deste mês, os supermercados do estado de São Paulo deixarão de distribuir, gratuitamente, as sacolinhas plásticas descartáveis. A suspensão das embalagens entra em vigor, após 60 dias para adaptação dos consumidores a nova realidade, a partir de um acordo da APAS, Ministério Público do Estado de São Paulo e Procon-SP.

A partir de agora, os supermercados irão oferecer sacolas biodegradáveis, que serão cobradas e sacolas reutilizáveis, com preços acessíveis, as conhecidas sacolas ecológicas ou ecobags. Com a nova determinação, os estabelecimentos chegaram a comprar mais de 100 milhões de sacolinhas biodegradáveis. Para incentivar os consumidores, cerca de 6 milhões de sacolas reutilizáveis foram distribuídas nos supermercados no Dia do Consumidor, uma das ações do acordo com o MPSP e o Procon-SP.

Reprodução

Apesar dos números gerados pelo uso das sacolinhas, a troca da embalagem polêmica em outras partes do Brasil e do mundo, muita gente é contra a substituição, ou pelo menos como ela está sendo conduzida. O presidente da OAB-SP Dr. Luiz Flávio D'urso, disse que descobriu que as sacolinhas descartáveis podem ser recicladas e não são "as vilãs do meio ambiente". "Vamos realizar outros debates para esclarecer a questão das sacolas plásticas em São Paulo, e para que possa se posicionar da melhor forma em benefício da sociedade”, completou D´urso.

"O governo de São Paulo e a Apas nunca apresentaram dados científicos que mostrassem que as sacolas plásticas não são sustentáveis. A Plastivida foi buscar estudos que comprovam que as sacolas plásticas são o meio mais sustentável de se carregar as compras, os que oferecem o menor risco de contaminação, além de serem a preferência da população", disse Miguel Bahiense, presidente da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos).

Reprodução

O diretor-executivo da Agência Ambiental Pick-upau, J. Andrade, diz que a organização é a favor da substituição das sacolas plásticas por alternativas mais sustentáveis e realmente ecológicas e diz ser normal não haver unanimidade sobre o assunto, nem mesmo entre ambientalistas. “Unanimidade nunca foi unanimidade, quando se trata de questões ambientais, isso fica ainda mais evidente. Mas não podemos dizer que isso não é bom para o planeta, mas é evidente que essa mudança não resolverá todos os problemas.”

“Este é o típico caso da ‘verdade inconveniente’, quando as pessoas têm que mudar seus hábitos, a aceitação e mesmo a adaptação são mais complicadas.”, diz Andrade.

- Saiba mais sobre coleta seletiva, reciclagem e consumo sustentável

- Conheça a Campanha Saco é um Saco

- Veja a apostila Saco é um saco

Da Redação

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.