News
 
 
 

Encontro reúne engenheiros agrônomos e Dep. Bruno Covas
Pick-upau participa de encontro que debateu o CAR

07/06/2014 – A Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Paulo (AEASP) promoveu uma reunião com o Deputado Estadual e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, para debater o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ações que possam fomentar uma agricultura mais sustentável.

Profissionais de diversas partes do estado estiveram no encontro, que contou também com a presença da presidente da Agencia Ambiental Pick-upau, Andrea Nascimento, que foi recepcionada por um dos diretores da AEASP, Nelson de Oliveira Matheus Junior, conselheiro do CREA, e engenheiro agrônomo da Pick-upau.

Reprodução/AEASP

Durante o encontro, Covas falou sobre as ações realizadas e onde o estado deve avançar. “Tivemos uma reunião muito produtiva com os engenheiros agrônomos do Estado de São Paulo. Na pauta, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ações para fomentar a produção de orgânicos, avanços na colheita mecanizada da cana-de-açúcar, programas de logística reversa e parcerias para estimular a sustentabilidade no campo. A Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Paulo (AEASP) foi pioneira na implantação de programas de logística reversa, com as embalagens de agrotóxicos. O lema da entidade tem que ser prioridade para o Brasil, valorizar e estimular a agronomia e o agronegócio em harmonia com o meio ambiente.”, disse Bruno Covas, após o encontro, em sua página no Facebook.

Sobre A AEASP
Em 1944, foi fundada, em Campinas (SP), a Sociedade Paulista de Agronomia. A intenção de seus fundadores era, na verdade, criar o Sindicato dos Engenheiros Agrônomos. Porém eram tempos de pouca liberdade política, Getúlio Vargas era o presidente e havia proibido o funcionamento de sindicatos no país. A saída encontrada foi criar a Sociedade Paulista, que mais tarde, em 1970, passaria a se chamar Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, com o objetivo de congregar a categoria para discutir questões salariais, trabalhistas, profissionais e os rumos da agricultura.

A AEASP levantou bandeiras históricas pelo receituário agronômico, salário mínimo profissional, equiparação salarial no serviço público estadual, luta pela criação da carreira do extensionista e acesso à carreira de pesquisador. As conquistas foram muitas, interiorização da associação, através das Delegacias Regionais, criação e edição do Jornal do Engenheiro Agrônomo - JEA, entre outras.

O Projeto de Tríplice Lavagem e Recuperação de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação de defesa Vegetal (Andef), teve início na AEASP e como resultado desse trabalho nasceu o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) nasceu em 1944, com o objetivo de unir os profissionais na busca por seus interesses e promover a valorização da categoria. Ao longo desses anos, a AEASP viveu momentos de apogeu e de dificuldades e manteve-se firme porque se transformou, acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade e nas organizações civis.

A associação está integrada a realidade da categoria e presta serviços importantes aos profissionais de agronomia. O acompanhamento da agronomia, do setor agro, das questões ambientais e de todo o universo que envolve a atuação do engenheiro agrônomo estão na pauta da AEASP. A entidade é filiada a Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB). A composição da chapa para se candidatar aos cargos diretivos da AEASP é a seguinte: diretoria executiva, 13 membros; conselho deliberativo, 15 membros e conselho fiscal, 6 membros, conforme organograma abaixo. As eleições ocorrem a cada três anos e o voto é secreto.

A AEASP possui delegacias regionais em diversas cidades do Estado. Por meio delas, os engenheiros agrônomos associados se confraternizam e defendem os objetivos da associação. Tem como missão: Defender e valorizar a agronomia e o engenheiro agrônomo, em consonância com as entidades parceiras e afins, sempre com o compromisso de promover o associativismo, a cidadania, a ética e a sustentabilidade ambiental.

Da Redação
Com informações da AEASP
Foto: Reprodução/AEASP

 
 
 
 

 

Biodiversidade  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.