News
 
 
 

Diretriz sobre vulnerabilidade ambiental é apresentada no Consema

25/07/15 – Reduzir os riscos de desastres ambientais, protegendo e recuperando os nossos mananciais e recursos hídricos, mitigando as emissões de poluentes na atmosfera e planejando ambientalmente a ocupação territorial. Esse é o desafio da terceira diretriz da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) para a gestão 2015-2018, que teve algumas de suas ações apresentadas na 332ª reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), realizada na terça-feira, 21 de julho. Além das ações previstas relacionadas à vulnerabilidade ambiental, a secretária Patrícia Iglecias apresentou o Panorama da Agenda Paulista de Mudanças Climáticas , que será levada à COP 21, a grande conferência internacional a ser realizada no fim do ano em Paris, cuja agenda é chegar a um acordo global sobre mudanças do clima, para entrar em vigor em 2020.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, o Estado de São Paulo construiu uma agenda de mitigação e vulnerabilidade para enfrentar o problema. A proposta da SMA, que já vem mantendo negociação com os setores produtivos, é de criar protocolos setoriais com a área industrial e econômica. “Os protocolos serão voluntários e foram desenhados para quem já atua com a prática da sustentabilidade. É também uma maneira de dar mais eficiência para as atividades econômicas e promover a competitividade. E o objetivo é a redução das emissões de gases do efeito estufa”, explicou.

SMA-SP/Reprodução

Reunião do Consema.

Ricardo Vedovello, diretor do Instituto Geológico (IG), fez uma apresentação sobre a cadeia montanhosa da Serra do Mar e como enfrentar eventos extremos que podem causar sérios prejuízos a esse patrimônio natural. Ele explicou que o Instituto Geológico (IG) trabalha para a prevenção de desastres naturais, com a criação de uma estratégia integrada de prevenção e de resposta a desastres ambientais, e também quanto ao monitoramento e fiscalização das áreas de risco, com o desenvolvimento de mecanismos de convivência em situações de acidentes químicos – por causa da proximidade do parque industrial de Cubatão – e geoambientais.

Vedovello também destacou a necessidade de equilibrar a capacidade do Estado de trabalhar com desastres naturais e garantir desenvolvimento sustentável das áreas de preservação, por meio de um trabalho de integração com outros órgãos e secretarias estaduais. Um bom exemplo de integração de políticas setoriais, ressaltou Vedovello, é o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, cujas intervenções habitacionais são pensadas em conjunção com a Política Estadual de Meio Ambiente.

Com informações da SMA-SP
Foto: SMA-SP/Reprodução

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.