News
 
 
 

Dos restaurantes ao mar: o perigo do canudo plástico
O Cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nas águas por ano

03/12/2018 – Não é novidade que o plástico e sua difícil decomposição não colaboram com a preservação da natureza, mas desde que um vídeo viralizou nas redes sociais em 2015 (hoje com mais de 30 milhões de visualizações), o assunto tem se tornado cada vez mais notório. O material traz imagens fortes: um grupo de biólogos marinhos leva oito minutos para retirar um pedaço de canudo plástico da narina de uma tartaruga. Desde então, a conscientização contra a utilização desse pequeno - porém fatal - utensílio tem invadido mundo e gerado polêmica.

Reprodução/Colégio Notarial do Brasil

 


Algumas empresas como Disney, Starbucks, Mc Donald’s e Burger King não oferecerão mais os canudos plásticos em alguns de seus estabelecimentos, como no Reino Unido, Irlanda e Escócia (apenas se o cliente solicitar). “Levará algum tempo para podermos consolidar números, mas com a participação das grandes corporações, como redes de fast-food, restaurantes e produtores de bebidas lácteas, por exemplo, os resultados virão com certeza”, disse o CEO da agência ambiental Pick-upau, Julio Andrade.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira que decidiu banir por completo o uso de canudos plásticos em bares, quiosques e restaurantes. No dia 5 de julho, o prefeito Marcelo Crivella sancionou o projeto de lei que multa estabelecimentos que descumprirem a norma e, desde o dia 19 de setembro, a lei já é válida. O valor da multa é de R$ 1.600,00 mas pode chegar a R$ 6.000,00. Canudos recicláveis devem ser oferecidos como alternativa.

O Tabelião de Notas e Protesto de Caraguatatuba, Rodrigo Álvares, opinou sobre a proibição do produto em estabelecimentos comerciais. “Sou favorável ao banimento. Não mais se justifica a utilização de canudos de plástico. No entanto, o maior problema é a péssima qualidade de educação a que a maior parte dos brasileiros está submetida. Nenhuma medida terá êxito se não for acompanhada pela melhora educacional”.

Reprodução/Colégio Notarial do Brasil

 


Considerando o exemplo do Burger King, a rede de fast-food providenciará canudos biodegradáveis feitos de papel para aqueles que exigirem o apetrecho. Com essa ideia, Julio elencou alternativas ao canudo plástico. “Na maioria das situações ele deverá ser substituído por copos, no caso de uma água de coco, por exemplo, e por canudos de materiais alternativos, que causam menos impacto no meio ambiente. Temos opções que vão desde o
canudo de papel, de vidro, de aço inoxidável, até feitos de bambu e macarrão”, esclareceu.

Na constante busca pela conscientização, a Tabeliã de Notas e de Registro Civil das Pessoas Naturais de Iperó, Luciane Siveiro, declarou que cuida pessoalmente do jardim do cartório, para que o ato seja um exemplo para seus funcionários, e comentou sobre projeto lançado recentemente. “Árvore da Vida é um projeto que criamos nesse ano e consiste em dar uma muda de árvore para cada nascimento registrado no cartório. Aquela árvore representa
a vida e o crescimento do filho; por isso eles têm um motivo para zelar por elas”, afirmou.

“Não podemos nos esquecer que o canudo é algo que utilizamos em alguns minutos e depois já descartamos, mas seu tempo de decomposição pode variar de 40 a 500 anos”
*Matéria publicada no Jornal do Notário.

Do Colégio Notarial do Brasil
Fotos: Reprodução

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.