News
 
 
 

Ex-presidente do Condephaat recebe honraria da Pick-upau
Fernanda Falbo Bandeira de Mello foi conselheira da Pick-upau

11/12/2018 – A economista Fernanda Falbo Bandeira de Mello, formada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ocupou muitos cargos na vida pública. Foi presidente do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo; integrou o Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo – Consema; foi Coordenadora de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente; presidiu a Comissão Especial – Ações para Controle Ambiental das Radiações Eletromagnéticas, pelo Município de São Paulo; foi presidente do Conselho de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – CONDEPEFI; entre outros cargos.

Reprodução

Fernanda Falbo Bandeira de Mello como presidente do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.



“A Bandeira, como costumava chama-la era uma pessoa de capacidade extraordinária, era objetiva e clara em seu raciocínio, como poucas vezes vi na vida. De fato, não se rogava a enfrentar um desafio, mas tinha a incrível capacidade de conciliação”, diz o CEO da Agência Ambiental Pick-upau, Julio Andrade.

Andrea Nascimento, ex-presidente da Agência Ambiental Pick-upau tinha a Fernanda como uma referência. “A Fernanda era muito boa em tudo que se propunha fazer, uma mulher intensa e aguerrida, atuava com justiça e se pautava pelo que era correto independente do que isso fosse lhe custar”, diz Nascimento.

Desde 2008 era conselheira da Agência Ambiental Pick-upau e atuou em várias causas da organização. Uma apaixonada pela conservação e a preservação do meio ambiente. Em reportagem publicada, no jornal Folha de São Paulo, em 25 de outubro de 2017, amigos e parentes descrevem a personalidade da ambientalista que escolheu a Serra da Mantiqueira como refúgio.

Reprodução

Fernanda Falbo Bandeira de Mello durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao lado do ex-secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobianco e do então deputado estadual Adriano Diogo.



Leia abaixo da matéria publicada na Folha de S. Paulo

"Deixa que eu sei fazer", dizia Fernanda desde criança. Frases como essa denotavam o espírito
autoconfiante que a imbuía. E não era da boca para fora – ela realmente levava a cabo aquilo que se propusesse a fazer. Aprendia as coisas rápido, com pouca observação. A excelência no que fazia impressionava quem a conhecesse, do irmão caçula a Andrea Matarazzo (PSD), com quem trabalhou nas esferas pública e privada. "Exemplar", diz o político sobre ela, lembrando a capacidade da economista de criar e concretizar projetos. "Deixou marcas muito fortes na minha vida."

Ambientalista convicta, anteviu a crise de água pela qual a Grande São Paulo passou. "São Paulo vai colapsar por falta de água se a gente não cuidar dos mananciais", disse certa vez ao irmão, Sergio.

Ela, ao menos, cuidou. Comprou um terreno em Extrema (MG) e trabalhou com o replantio da mata original, para preservar as nascentes. O esmero foi tanto que até animais que tinham sumido daquelas terras, como onças, voltaram a circular por ali.

Reprodução

Fernanda Falbo Bandeira de Mello em seu sítio na Serra da Mantiqueira.



Fernanda tinha duas características que podem soar antagônicas: adorava uma polêmica e ao mesmo tempo era conciliadora, diz Sergio. Segundo ele, ela parecia apenas querer ter razão, mas no fundo era uma habilidade para chegar ao objetivo – e estava sempre bem estudada para uma boa argumentação.

No último mês, Bandeira de Mello, foi homenageada pela Pick-upau e passou a figurar o Conselho Honorário da instituição. A próxima edição da revista Darwin Society Magazine é dedicada a economista e ambientalista.

Fernanda Falbo Bandeira de Mello faleceu, vítima de câncer gástrico, em 18 de outubro de 2017, aos 57 anos. Deixou a companheira de três décadas, a mãe Maria Francisca, o enteado Roberto, o irmão Sergio, uma sobrinha e o pássaro Billy. Fonte: Folha de S. Paulo
FERNANDA FALBO BANDEIRA DE MELLO (1959-2017)

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo
Fotos: Reprodução

 
 
 
 

 

Oceanos  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.