News
 
 
 

Que bicho é esse: Ema
Faz parte do grupo das ratitas, aves que não voam.

EMA
Rhea americana (Linnaeus, 1758)
Família: Rheidae

13/01/2019 – A ema é endêmica da América do Sul e é a maior ave das Américas. Há cinco subespécies, das quais três ocorrem no Brasil. Pode medir até 1 metro e 60 centímetros. Característica pelo Pardo-cinzenta, mais clara por baixo; pernas longas e cinzentas; olho claro; não apresenta cauda. Pescoço muito longo, de base enegrecida no macho e colorido mais uniforme na fêmea.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Ema (Rhea americana).

 

Rhea a. americana possui o alto da cabeça marrom escuro. Ocorre no centro-oeste, nordeste, sudeste e sul do Brasil e nos seguintes estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Rhea a. intermedia possui o alto da cabeça avermelhado. Ocorre no Uruguai e extremo sul do Brasil, no Rio Grande do Sul.

Rhea a. araneipes possui o alto da cabeça preto. Ocorre no leste da Bolívia, oeste do Paraguai e sudoeste do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul.

Pick-upau/Viviane Rodrigues Reis/Reprodução

Ema (Rhea americana).

 

Habita diversos ambientes como campos, pampas, cerrado, caatinga e plantações. Faz parte do grupo das ratitas, aves que não voam. É campestre e arisca.

Vive em grupos familiares de 6 a 60 indivíduos. São boas nadadoras, atravessam rios se necessário, durante uma perseguição. Quando assustadas, abaixam o pescoço e correm em zigue-zague até 60 km/h, com as asas erguidas e a plumagem inflada.

Alimenta-se de folhas, frutos, insetos e pequenos vertebrados. Costuma ingerir pedrinhas para ajudar na trituração dos alimentos. A vocalização é emitida somente na época da reprodução, quando o macho produz um som profundo e potente que é ouvido de longe.

Pixabay/Reprodução

Ema (Rhea americana).


Geralmente o ninho permanece escondido no meio do capinzal alto. Várias fêmeas colocam os ovos no mesmo ninho e quando possuem aproximadamente 12 ovos, o macho inicia a incubação, que também cuida dos filhotes. Os ovos eclodem todos de uma vez.

Sofreu forte declínio populacional no nordeste, sudeste e sul devido à caça e ao avanço das monoculturas de soja, trigo e milho.

Está na categoria Quase Ameaçada pela avaliação global (2016) (União Internacional para Conservação da Natureza – IUCN em inglês) e Menos Preocupante (LC) na avaliação regional (Ministério do Meio Ambiente). Nos estados do Paraná (2004) e São Paulo (2009) está criticamente em perigo.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Pixabay/Viviane Rodrigues Reis

 

 

 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.