News
 
 
 

Descoberta de DNA pode trazer ao mundo ave extinta
Será que a icônica ave dodô pode ressurgir pelas mãos da ciência?


06/07/2022 – Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, anunciou uma descoberta classificada como “espécime fantástico” de DNA de um animal icônico e extinto, a ave dodô (Raphus cucullatus), o que seria a última etapa para completar o genoma da espécie.

Segundo os pesquisadores, agora estamos mais próximos de dar um incrível passo, no que seria trazer a espécie de volta ao planeta, que foi declarada extinta há mais de 300 anos. Os cientistas disseram, durante uma apresentação da Royal Society, que devem publicar a sequência genética completa no Museu de História Natural da Dinamarca.

Beth Shapiro, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade da Califórnia, afirmou ao The Telegraph, que o genoma do Dodô foi totalmente sequenciado e que a publicação será feita em breve. A ave extinta foi registrada pela primeira vez na Ilha Mauricio, na África Oriental, a leste de Madagascar, no Oceano Índico, em 1598. No final do século 17 já não havia mais rastro do animal.

Reprodução/Pixabays

 



Conversas na comunidade científica sobre pesquisa evolutiva e a reprodução de espécies extintas são cada vez mais comuns. O mamute lanoso, por exemplo, teve seu genoma sequenciado completo em 2015, mas a questão ética ainda é debatida, entre outros aspectos técnicos e científicos.

Em 2015, Shapiro já descrevia os desejos sobre o dodô em seu livro “How To Clone A Mammoth” (Princeton University Press) e escreveu “Mais do que qualquer outra espécie [o dodô] é o símbolo internacional da extinção causada pelo homem”. Contudo, trazer a vida uma espécie extinta apresenta desafios únicos e imensos, afirmando que o processo com mamíferos são teoricamente mais simples e que para o caso das aves há outras complexidades reprodutivas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabays

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.