News
 
 
 

Milhares de pinguins-imperadores perderam seus filhotes em 2022
Mudança climática pode ter causado ‘falha catastrófica na reprodução’, diz pesquisa

01/09/2023 – A maior espécie de pinguim no mundo corre grande risco e sua população pode sofrer perda significativa. Pinguins-imperadores (Aptenodytes forsteri) postam apenas um ovo por ano e a mudança do clima tem contribuído para o derretimento de gelo na Antártida. Em 2022, cientistas avaliam que cerca de nove mil filhotes tenham morrido.

Pesquisa publicada na revista científica ta Nature's Communications Earth & Environment, revela a perda das aves, após analisar imagens de satélite, em cinco pontos de reprodução de pinguins-imperadores, na região do Mar de Bellingshausen, no oeste da Península Antártica, que segundo os pesquisadores foi o local que mais perdeu gelo marinho no último ano.

Os pesquisadores indicam que quatro das cinco colônias estudadas foram abandonadas antes que os filhotes atingissem a idade mínima para emplumar e conseguir encaminhar sua sobrevivência. A espécie depende da estabilidade do gelo marinho para viver e se reproduzir, pelo conjunto de suas características, os pinguins-imperadores são altamente vulneráveis às mudanças climáticas.

Reprodução/Pixabay

 



Como uma iniciativa para tentar promover alguma proteção à espécie, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (United States Fish and Wildlife Service, USFWS ou FWS) acrescentou a espécie na Lei de Espécies Ameaçadas. O ciclo de vida dos pinguins-imperadores inicia com a postagem dos ovos, entre maio e junho, depois os filhotes permanecem na área firme de gelo, durante o verão do hemisfério sul, até chegarem à fase da plumagem, entre dezembro e janeiro. Sem as penas impermeáveis a espécie não pode viver na água, por conta das baixas temperaturas e por não terem condições de nadar, morrem congelados ou afogados.

“[Os filhotes] vão para a água e se afogam ou morrem congelados, mesmo que voltem. Agora, vimos que isso aconteceu em toda a Antártida, em muitos locais. Portanto, é inevitável que, no Mar de Bellingshausen, praticamente não haja reprodução. Para o resto do continente, estamos à espera que o sol nasça para ver quais serão as consequências deste ano de gelo marinho extremamente baixo”, disse em comunicado, Peter Fretwell, autor do estudo e oficial de informações geográficas da Pesquisa Britânica da Antártica.

Segundo o estudo, 19 locais de reprodução, dos 62 conhecidos do pinguim-imperador na Antártida tiveram perda na reprodução, sendo que seis pontos registraram perda total dos filhotes. O futuro não parece promissor, os cientistas acreditam que a perda e o padrão da reprodução registrado em 2022 deva se repetir em 2023. O gelo, mais uma vez está abaixo dos padrões normais.

Veja o estudo completo.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.