News
 
 
 

O impacto do aquecimento global sobre as aves
Diferentes espécies estão sofrendo mudanças morfológicas

22/12/2023 – A mudança climática no planeta é uma realidade e tem afetado de maneira drástica todos os ecossistemas e também implicado em alterações na fisiologia e no comportamento de inúmeras espécies de animais. Em particular, as aves têm apresentado mudanças importantes por conta dos novos padrões de temperaturas e precipitações.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, indica que o tamanho das aves prenuncia a taxa de mudança nesse novo cenário de aquecimento global. Segundo o estudo, aves pequenas têm mais chance de se adaptar mais rapidamente, em relação às espécies maiores.

Analisando dados de129 espécies de aves de todo o planeta, os pesquisadores avaliaram mudanças no comprimento dos bicos, asas e do dos tarsos, nos últimos 40 anos. Usaram espécimes do banco de dados de museus de história natural e aplicaram métodos estatísticos, para verificar a relação entre as mudanças no corpo das aves e a taxa de mudança morfológica.

A tolerância às mudanças climáticas verificada na pesquisa entre espécies menores e maiores foi atribuída às taxas metabólicas mais altas nas aves de pequeno porte e seus ciclos de vida mais rápidos, que segundo os pesquisadores, permitem que essas aves menores possam se adaptar mais rapidamente às mudanças no ambiente.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo a pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, das 129 espécies estudadas, 52 eram migratórias, com reprodução na América do Norte e 77 espécies residentes na América do Sul. Consideraram duas características do organismo, tamanho do corpo e duração de vida, relacionando às respostas das aves às mudanças climáticas cada vez mais presentes. Espécies de Chicago, nos Estados Unidos e da Amazônia, apresentaram taxas de medidas significativas nos corpos.

Os pesquisadores afirmam, contudo, que não foi possível verificar se essas alterações foram mudanças evolutivas rápidas, em resposta à seleção natural. Alertam ainda que corpos maiores podem proporcionar mais riscos à extinção, o que limitaria a possibilidade de adaptação às mudanças antropogênicas rápidas e contínuas. Já as aves menores têm chances de experimentarem uma seleção mais efetiva e rápida.

Referência: Marketa Zimova, Brian C. Weeks, David E. Willard, Sean T. Giery, Vitek Jirinec, Ryan C. Burner e Benjamin M. Winger (2023). O tamanho do corpo prediz a taxa de mudança morfológica contemporânea nas aves. Proceedings of the National Academy of Sciences , 120(20), e2206971120. DOI: 10.1073/pnas. 2206971120

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.