News
 
 
 

Revisão revela impacto das turbinas eólicas na vida selvagem: aves e mamíferos evitam as estruturas
Pesquisa revela que 63% das aves, 72% dos morcegos e 67% dos mamíferos terrestres mostraram deslocamento em relação às turbinas eólicas

19/06/2024 – Uma análise internacional liderada pelo Instituto de Recursos Naturais da Finlândia (Luke) constatou que muitos grupos de aves e mamíferos evitam as turbinas eólicas, o que pode resultar em deslocamento total ou parcial das populações e afetar especialmente espécies raras e ameaçadas.

O estudo, publicado na revista Biological Conservation, compilou 84 estudos de 22 países, revelando que 63% das aves, 72% dos morcegos e 67% dos mamíferos terrestres mostraram deslocamento em relação às turbinas eólicas.

Dentre as espécies mais consistentemente deslocadas estão os guindastes comuns, corujas e renas, que foram observados a uma média de 5 km das turbinas. Para aves galináceas, o impacto se estendeu a uma distância média de 5 km em 11 dos 18 casos estudados. Morcegos, por sua vez, apresentaram deslocamento em uma média de 1 km em 21 dos 29 casos.

Reprodução/Pixabay

 



Anne Tolvanen, professora da Luke, explicou que os efeitos variaram significativamente mesmo dentro de uma única espécie, dependendo de fatores como idade, sexo e período de monitoramento. Ela ressaltou a importância de utilizar esses dados no planejamento de localização de turbinas eólicas para minimizar impactos negativos na vida selvagem e habitats.

Além disso, Tolvanen destacou a necessidade de mais dados de pesquisa, como os que serão produzidos pelo projeto WINDLIFE na Finlândia, que visa estudar o impacto da energia eólica em espécies protegidas, como lobos, renas e águias reais. O estudo, financiado em parte por empresas de energia eólica, pretende preencher lacunas nas informações relacionadas a espécies protegidas e fornecer insights valiosos para avaliações de impacto ambiental.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de Phys
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.