News
 
 
 

Águias alteram rota de migração devido à guerra na Ucrânia
As águias migraram mais lentamente e evitaram seus locais tradicionais de reabastecimento na Ucrânia, fazendo cerca de 85 km extras em média para evitar áreas de conflito

12/08/2024 – Pesquisadores revelam que a guerra na Ucrânia forçou as águias-malhadas a mudarem suas rotas de migração, resultando em voos mais longos e retardando a chegada aos locais de reprodução. Tradicionalmente, essas aves passam pela Ucrânia a caminho da Bielo-Rússia na primavera, mas a intensidade do conflito as levou a procurar rotas alternativas.

De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Ciências da Vida, na Estônia, e do British Trust for Ornithology, no Reino Unido, e publicado na revista Current Biology, essa mudança é uma tentativa das águias de evitar os perigos decorrentes da guerra e de encontrar novos habitats após a provável destruição de seus locais tradicionais.

Os cientistas começaram a monitorar as águias-malhadas em 2017, usando dispositivos de rastreamento GPS. Em uma análise realizada entre março e abril de 2022, logo após a invasão, com 19 aves, descobriu-se que elas desviaram significativamente de suas rotas habituais. As águias migraram mais lentamente e evitaram seus locais tradicionais de reabastecimento na Ucrânia, fazendo cerca de 85 km extras em média para evitar áreas de conflito.

Reprodução/Pixabay

 



O pesquisador de pós-graduação na Universidade de East Anglia, Charlie Russell, destacou o impacto devastador da guerra tanto nas pessoas quanto no ambiente, mencionando que as descobertas do estudo oferecem uma visão rara sobre como conflitos afetam a vida selvagem.
Essa mudança na rota de migração fez com que as águias chegassem mais tarde aos seus locais de reprodução, provavelmente utilizando mais energia, o que pode ter efeitos prejudiciais à saúde das aves e à sua capacidade de procriação. Embora ainda não esteja claro quais estímulos específicos desencadearam essa mudança de comportamento, os pesquisadores sugerem que pode ter sido uma resposta a componentes visuais ou auditivos das atividades militares, incluindo tráfego, ruído ou luz.

Jim Reynolds, professor assistente de Ornitologia e Conservação Animal na Universidade de Birmingham, que não participou do estudo, enfatizou que o conflito na Ucrânia está perturbando profundamente a ecologia migratória dessas aves. Ele alertou que, para uma espécie vulnerável como a águia-malhada, qualquer fator que atrapalhe seu desempenho reprodutivo representa um grande problema.

A situação ilustra como conflitos humanos podem ter consequências drásticas e imprevistas sobre a vida selvagem, reforçando a necessidade de maior atenção e esforços de conservação durante tempos de guerra.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Matéria elaborada com auxílio de inteligência artificial
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Ecologia  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.