Aplicativo poderá prever onde os resíduos plásticos serão coletados

Saber o caminho do lixo ajuda a combater a poluição por plástico

 
 

22/04/2021 – Pesquisadores da Noruega desenvolvem um aplicativo de código aberto que poderá automatizar o rastreamento de plástico, definido um modelo que poderá ser utilizado no combate à poluição.

O aplicativo permitirá que as pessoas possam fotografar os resíduos plásticos de um local determinado e descobrir sua origem. Com essa ferramenta será possível acumular conhecimento sobre a tendência de consumo de uma região e verificar que tipo de plástico se acumula naquele espaço. Com o App será provável que consigamos determinar se os resíduos são agrícolas, industriais, urbanos e previr quais áreas poderão se tornar focos de poluição de plástico.

O projeto intitulado de PlastOpol está sendo desenvolvido na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU). A ideia central é criar um banco de dados para que possa ser utilizado pelas autoridades locais responsáveis pela coleta do lixo. Segundo Christina Hellevik, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, a maior parte da limpeza de praias da região onde mora é feita por voluntários, que fazem a coleta e registram a origem do plástico de forma manual.

A pesquisadora afirma ainda que o trabalho de coleta é complexo e registrar manualmente os resíduos pode desestimular os voluntários. Com o novo aplicativo eles podem fotografar rapidamente o plástico, enquanto fazem a coleta, automatizando todo o processo de identificação.

O projeto intitulado de PlastOpol está sendo desenvolvido na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU). Foto: Pixabay/Reprodução


A ferramenta permite visualizar as tendências da poluição e pode indicar onde organizar as equipes de limpeza, informando inclusive quais são os principais poluidores. “Um dos objetivos finais é tornar essas limpezas mais profissionais e também transferir o fardo para as autoridades”, diz Hellevik.

Desta forma poderemos responsabilizar os poluidores e cobrar intervenções mais efetivas dos governos para a formulação de novas políticas ambientais. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Autoridade Portuária da Região de Ålesund, Condado de Møre og Romsdal e Município de Ålesund, mas o aplicativo poderá ser usado em uma escala maior e com uso público em 2022. “Esperamos que, em um projeto mais amplo, possamos conectar o modelo de previsão com o aplicativo e criar uma ferramenta completa para ser usada por pessoas em todo o mundo”, diz Hellevik.

O movimento Plastic no Thanks acredita que novas tecnologias são fundamentais para o rastreamento do lixo plástico e desta forma facilitar a coleta e definir melhor sua destinação. A realidade no Brasil é bem diferente, mas o conceito do aplicativo pode ser útil em muitas partes do planeta.

Da redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.