News
 

ONU conclui que poluição do plástico atinge mais grupos marginalizados

Relatório das Nações Unidas aponta a injustiça ambiental na poluição por plástico

 
 

22/04/2021 – Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, comunidades vulneráveis suportam menos os efeitos da degradação ambiental causada pela poluição dos plásticos e aponta que ações urgentes precisam ser deflagradas para resolução do problema. Essas informações estão em novo relatório ambiental da entidade global.

O relatório “Negligenciado: Impactos da Poluição por Plástico na Justiça Ambiental” foi produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a organização ambientalista Azul. O objetivo desta compilação é fornecer dados que possam ajudar comunidades afetadas por resíduos de plástico a participar de decisões que consigam mitigar as pressões desta poluição.

As injustiças ambientais descritas no relatório relacionadas à produção de plástico destacam o desmatamento para construção de estradas, a contaminação da água potável no processo de extração de gás natural e o deslocamento de comunidades tradicionais para exploração de petróleo.

Segundo o relatório, os impactos do plástico em populações marginalizadas são graves e estão presentes em todas as fases de ciclo da produção. Desde a extração da matéria-prima, passando pelo processo de fabricação até o consumo e o descarte.

Os resultados do relatório apontam que o lixo plástico coloca em risco não só a subsistência das pessoas que dependem dos recursos marinhos, mas causa ainda uma série de problemas de saúde para aqueles que consomem frutos do mar contaminados com micro e nano plásticos tóxicos. Segundo o levantamento, as mulheres são ainda mais expostas, por conta da exposição aos plásticos em casa e nos produtos de higiene feminina.

Segundo o relatório, os impactos do plástico em populações marginalizadas são graves e estão presentes em todas as fases de ciclo da produção. Foto: Pixabay/Reprodução


O relatório aponta as diferenças de gênero, posições sociais e poder político no processo de regulamentação do uso do plástico e nos padrões de saúde que impõem às mulheres alto risco de aborto espontâneo e câncer. Com a pandemia da COVID-19, a poluição do plástico se tornou um dos maiores problemas ambientais do planeta, junto com as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, que deverá resultar em planos de ação ainda mais eficazes, diz o PNUMA.

O documento da ONU pede que governos priorizem as pessoas afetadas desproporcionalmente pela poluição do plástico, salientando que as decisões devem ser tomadas nos diversos níveis.

Exige ainda que o monitoramento de resíduos plásticos deva ser ampliado, que novos estudos sejam realizados sobre os impactos na saúde e mais investimentos sejam feitos na área de gestão dos resíduos. O documento é claro em afirmar que governos devem ampliar a proibição do uso de plásticos de uso único, incentivar a redução do consumo e promover investimentos e legislações que promovam a reciclagem e a reutilização do plástico.

Igualmente, líderes empresariais e industriais, organizações não governamentais e a sociedade civil devem criar esforços para mitigar as consequências para aqueles que são sociamente, economicamente e politicamente marginalizados.

“Justiça ambiental significa educar aqueles que estão na linha de frente da poluição do plástico sobre seus riscos, incluindo-os nas decisões sobre sua produção, uso e descarte, e garantindo seu acesso a um sistema judicial confiável”, disse Inger Andersen, Diretor Executivo do PNUMA.

Da redação com informações da ONU
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 

 

Oceanos
 
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Todos os direitos reservados. Agência Ecologia 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.