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Empresa deixará de chamar suas embalagens plásticas de recicláveis

Ser honesta com o consumidor é um bom começo

 
 

13/08/2021 – A empresa Allure quer mudar sua propaganda no que se refere às embalagens, banindo expressões que podem não refletir a realidade como “biodegradável” e “zero resíduos”. A empresa parece ter percebido que ainda que o plástico seja capaz de ser reciclado, em muitos casos isso jamais ocorrerá.

Ao longo dos últimos anos expressões como sustentabilidade, ecologicamente foram banalizados por muitas empresas de praticamente todos os setores. A área de beleza representa um bom percentual nos PIBs de muitas economias e igualmente geram muitos resíduos, inclusive embalagens plásticas de uso único.

Agora a empresa diz estar preocupada com o destino de frascos, tubos, potes e embalagens diversas de plástico descartável. A Allure quer ter uma comunicação mais realista e pede que outras empresas do ramo de beleza façam o mesmo.

Na prática a empresa deixará de usar em suas embalagens expressões como “reciclável”, ainda que ela seja de fato. Apenas 9% de todos resíduos plásticos são reciclados no mundo, muito abaixo do razoável. Se não houver implicações quanto à qualidade do produto, usar embalagens recicladas deveria ser uma meta para as empresas, até por uma questão econômica.

Allure quer ter uma comunicação mais realista. Foto: Pixabay/Reprodução


Outra expressão que será banida de suas embalagens será “verde”. Muitas empresas usam a palavra para determinar que aquele produto tem uma cadeia sustentável, mas de fato a expressão é bem vaga para usar nesse conceito.

“Biodegradável” também será retirada. A expressão refere a um produto que pode ser decomposto por bactérias e outros organismos vivos, mas na prática muitas vezes o ambiente para onde essa embalagem vai não apresenta tais condições para essa biodegradação. O mesmo conceito será dado a expressão “compostável”, nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 4% dos da população tem acesso a um coletor com destinação compostável e segundo um estudo da TerraCycle, apenas 10% das plantas industriais no país aceitam plásticos compostáveis.

Por fim, a empresa diz que não usará mais a denominação “Desperdício Zero” e embalagem ou produto “amigo da natureza” ou “amigo do planeta”.

O movimento Plastic no Thanks entende que empresas abusam dessas expressões para apresentar seus produtos e muito desses itens e embalagens não são de fato o que dizem ser. Responsabilidade socioambiental é algo sério e a sociedade não tolera mais propagandas enganosas. Ser honesta com os consumidores é um ótimo sinal, mas pensar na logística reversa e usar de fato embalagens sem plástico de uso único é um passo ainda mais importante.

Da redação, com informações da Allure
Fotos: Pixabay/Reprodução

 
 
 

 

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