26/01/2023
– Pelo quinto ano consecutivo, a Break Free From Plastic identificou
as principais empresas poluidoras de plástico do mundo. Graças
a 14.760 voluntários em 44 países, 397 auditorias
de marca foram realizadas em seis continentes em 2022. Uma auditoria
de marca é uma iniciativa participativa em que cientistas
cidadãos contam e documentam as marcas encontradas em resíduos
plásticos para ajudar a identificar as empresas responsáveis
pela poluição plástica. No total, 429.994 de
resíduos plásticos foram coletados e analisados para
identificação das empresas que mais poluem nos locais
com mais resíduos plásticos. Os participantes documentaram
marcas de 4.645 empresas matriz este ano. Nossa análise revelou
as principais corporações poluidoras de plástico
de 2022 como: The Coca-Cola Company, PepsiCo, Nestlé, Mondelez
International, Unilever, Procter & Gamble, Mars, Inc., Philip
Morris International, Danone e Colgate-Palmolive.
Este ano, também analisamos
as tendências de dados longitudinais de todos os cinco anos
de nossas auditorias globais de marca (2018-2022). Essas descobertas
revelam uma notável consistência de resultados: ano
após ano, as mesmas empresas multinacionais de bens de consumo
rápido – aquelas com maior participação
de mercado que geram mais plástico – são as
principais poluidoras de plástico. O mais impressionante
é que a Coca-Cola Company tem sido a maior poluidora de plástico
do mundo por uma liderança significativa todos os anos desde
que as auditorias globais de marca começaram em 2018. A auditoria
de marca deste ano encontrou mais de 31.000 produtos da marca Coca-Cola,
representando um aumento de 63% em relação a 2021.
As auditorias de marca encontraram cada vez mais produtos da Coca-Cola
a cada ano, com os resultados de 2022 representando mais que o triplo
do encontrado em 2018. A classificação consistente
da Coca-Cola Company como a pior poluidora de plástico por
cinco anos consecutivos voa diante das notícias recentes
de que a empresa foi nomeada patrocinadora corporativa oficial da
Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças
Climáticas de 2022 (COP27) no Egito. Este anúncio
foi denunciado como uma flagrante de “greenwashing”
por ativistas ambientais e climáticos, dada a longa história
da empresa de desviar a culpa e evitar a regulamentação.
Fonte: BFFP
Acesse
o relatório completo
Da Redação, com informações
do Break
Free From Plastic
Fotos: Reprodução/Pixabay
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